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1(UECE - 2023)Número Original: 25Código: 12798212

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Para as ciências sociais, hoje, de modo geral, o que se chama de heteronormatividade está fundamentado por práticas e discursos ainda hegemônicos na sociedade brasileira quanto às questões ligadas à sexualidade. A normatividade heterossexual traz a lógica do binarismo dos corpos: homem- mulher, e tudo que é diferente disso é considerado “anormal”, “não natural”, “pecaminoso”. Essa normatividade ao tratar, por exemplo, como “anormais” todos os grupos de pessoas que, por vezes, não se enquadrem ou se identifiquem nessa sexualidade binária hegemônica gera, por vezes, preconceitos, exclusões e repressões. Considerando o exposto, conclui-se que, atualmente, A) espaços de formação social, como as escolas e as congregações religiosas no Brasil, procuram produzir discursos não excludentes sobre a sexualidade. B) aheteronormatividade gera discursos, mas não exerce vigilância ou controle sobre os corpos e suas sexualidades, independente se normais ou anormais. C) asexualidade heteronormativa é definida por um conjunto de práticas e de discursos sobre os corpos que delimitam o que é e não é “normal” ou “natural”. D) a sexualidade é um dado da natureza, e não uma criação sociocultural, pois não pode ser inventada por práticas e discursos sobre os corpos e suas relações.


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2(UEMA - 2023)Número Original: 40Código: 12911728

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre a violência contra a mulher nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Em 2016, uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que mais de um terço dos brasileiros acredita que “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. No mesmo estudo, 30% disseram que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”, Uma exposição de roupas de vítimas de estupro na Bélgica, porém, contradiz essa lógica. Exibida em Bruxelas, a mostra traz trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual e reúne calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas. A exposição demonstra o fato de que a violência do estupro independe da vestimenta, da idade, do corpo, das atitudes da vítima, assim a falsa ideia de que as mulheres incitam de alguma forma essa violência, na verdade, esconde uma estrutura e uma cultura socialmente enraizadas, que invertem o processo da violência, culpabilizando a vítima e vitimizando o agressor. EXPOSIÇÃO DAS ROUPAS DAS VÍTIMAS DE ESTUPROS https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/exposicao-apresenta-os-trajes-de-mulheres-estupradas-roupas-discretas/ Pode-se afirmar que a culpabilização da vítima é parte do processo, sociologicamente, conhecido como a) globalização, pois corresponde ao processo de assimilação universal do indivíduo como delinquente, a partir do momento em que pratica uma conduta desvirtuada pautada na nova percepção do mundo do crime. b) socialização, pois as instituições que compõem a justiça criminal elaboram particularmente as regras morais e as leis escritas que determinam a ocupação e o papel social dos indivíduos na sociedade moderna. c) marginalização, que exclui e segrega politicamente parte das mulheres a partir do conceito de desencantamento do mundo, pautado na racionalidade e na dominação masculina. d) criminalização, que rotula e marginaliza alguns grupos sociais a partir de estereótipos que estão enraizados e são reproduzidos com base em regras morais que permeiam as sociedades. e) estigmatização, uma marca ou sinal que designa as mulheres como qualificadas ou valorizadas socialmente e leva em consideração suas vestimentas e seus comportamentos padrões.


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3(UECE - 2020)Número Original: 25Código: 7871947

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017). REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-marco 2017. Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que A) o Movimento Escola Sem Partido defende a “ideologia de gênero” e orienta que os gêneros masculino e feminino são uma construção sociocultural. B) grupos feministas e os LGBTI concordam com o “Escola Sem Partido” quanto à valorização da autonomia das pessoas sobre seus corpos e sua sexualidade. C) as diretrizes institucionais a favor da promoção da diversidade sexual atendem princípios próprios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. D) o Movimento Escola Sem Partido é fruto de um discurso religioso favorável ao entendimento do termo “gênero” como conceito próprio da cultura,


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4(FGV - SP - 2013)Número Original: 48Código: 6341602

Segundo Semestre - Primeira Fase - Administração

Aspectos das transformações políticas relacionadas ao homossexualismo nos EUA e no mundo a partir da segunda metade do século XX .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Na cerimônia de posse do seu segundo mandato, em janeiro deste ano, Barack Obama defendeu os direitos dos homossexuais. Em seu discurso, afirmou: Nossa jornada não estará completa até que os nossos irmãos e irmãs gays forem tratados como qualquer outra pessoa perante a lei, pois se realmente fomos criados como iguais, certamente o amor que atribuímos uns aos outros deve ser igual também. http:/91 globo.com/mundo/noticia/2013/01/1eia-o-discurso-de-obama-na-integra-em-ingles.html As discussões acerca dos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos e em diversos países do mundo, inclusive o Brasil, A resgatam os princípios dos direitos humanos e dos direitos civis, desenvolvidos no mundo ocidental desde o final do século XVIII. B apoiam-se no fundamentalismo islâmico, que pressupõe a liberdade de orientação sexual. € estão de acordo com as propostas defendidas pela Igreja Católica desde o Concílio Vaticano Segundo, de 1962. D vinculam-se exclusivamente às reivindicações da comunidade gay de São Francisco, pion luta pelos direitos dos homossexuais. evocam as ideias modemizadoras de grupos republicanos e de setores ultranacionalistas da sociedade estadunidense. na m


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5(USP - 2022)Número Original: 64Código: 11677431

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Questões de identificações (Sociologia) Considerações sociológicas sobre diferenças de gênero no trabalho de cuidado no mundo contemporâneo .f Questões com gráficos e tabelas (sociologia).g Mundo.b
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Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
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Tempo diário dedicado ao trabalho de cuidado Quanto mulheres e homens gastam diariamente com serviços de cuidado remunerado ou não remunerado Mulheres Homens A Trabalho remunerado Trabalho remunerado E Trabalho não remunerado Trabalho não remunerado 500 448 442 463 450 204 417 423 417 399 400 350 366 358 2 350 5 300 fae cs ê 250 5 E 200 2 150 100 50 0 p = ; kei Mundo Africa Américas Países Ásia/ Europa / Árabes Pacífico Ásia Central Fonte: Eltrabajo de cuidados y los trabajadores del cuidado para um futuro com trabajo decente / OIT (2019). Adaptado. Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho de cuidado envolve dois tipos de atividades: as diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as indiretas, como cozinhar ou limpar. O gráfico apresenta a desigualdade de gênero no trabalho de cuidado no mundo, expressa pela diferença entre homens e mulheres quanto ao tempo e à remuneração. A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que as regiões com maior e menor desigualdade são, respectivamente: (A) África; Europa/Ásia Central (B) Américas; África (C) Américas; Ásia/Pacífico (D) Países Árabes; Américas (E) África; Ásia/Pacífico


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