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Resultados

1(UECE - 2022)Número Original: 76Código: 11854688

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Reflexões sobre o conceito de raça e o desenvolvimento do racismo ao longo da história humana .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Para alguns, uma das formas de se combater o racismo seria, também, deixando de usar o conceito de “raça” para se tratar das diferentes coletividades humanas e usar, para isto, conceitos como o de “etnia”. Porém, segundo Munanga (2003), os conceitos de “etnia” e de “raça” implicam uma “relação hierarquizada entre culturas diferentes” e a noção de hierarquia entre culturas é um dos componentes que fundamentam as discriminações raciais e étnicas. Na verdade, Munanga (2003) considera que o racismo nas sociedades contemporâneas está reformulado “com base nos conceitos de etnia, diferença cultural ou identidade cultural”, termos que comportam o mesmo “esquema ideológico” que aponta para a dominação e a exclusão de grupos sociais ou de coletividades. MUNANGA, Kabengele. “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia”, palestra proferida no 3º Seminário Nacional de Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/2003. Partindo dessa compreensão, é correto afirmar que A) o simples uso do conceito de etnia não muda a realidade do racismo. B) a discriminação racial é melhor tratada quando se usa o conceito de etnia. C) o conceito de etnia pode substituir o de raça para o enfrentamento do racismo. D) a discriminação racial persiste e se reforça na ideologia de políticas como a de cotas.


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2(UFPR - 2021)Número Original: 59Código: 11602621

Primeira Fase

Reflexões sobre o conceito de raça e o desenvolvimento do racismo ao longo da história humana .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Considere o seguinte excerto: A partir do período da história que teve início no século XV, à medida que os europeus intensificaram o contato com povos provenientes de diferentes regiões do mundo, tentou-se sistematizar o conhecimento através da categorização e da explicação dos fenômenos naturais e sociais. Populações não europeias foram “racializadas”, em oposição à “raça branca” europeia. Em algumas situações, essa racialização assumiu formas institucionais “codificadas”, como no caso da escravidão, nas colônias norte-americanas, e do apartheid, na África do Sul. (GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 205-206.) Em relação ao tema do racismo, assinale a alternativa correta. a) A sociologia emprega o termo “raça” no estudo do racismo para designar o modo como variações físicas entre os membros de uma comunidade são socialmente percebidas. b) O conceito de “etnicidade” designa um conjunto de atributos físicos e biológicos de grupos minoritários da população, contribuindo para a compreensão das formas de discriminação. c) O racismo se refere a um conjunto de convicções de alguns indivíduos em razão de traços psicológicos singulares atribuídos a outros indivíduos, desvinculando-se da estrutura da sociedade. d) As desigualdades de riqueza e poder são a origem dos conflitos raciais dos negros contra os brancos e, uma vez superadas essas desigualdades, os antagonismos entre grupos raciais distintos acabariam. e) O processo de “racialização” atribuído a uma população deriva do reconhecimento de que as diferenças entre os grupos têm origem em sua língua, história e hábitos culturais.


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3(FAMERP - 2021)Número Original: 25Código: 9060969

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Fatos e expressões culturais relacionados a processos históricos de racismo nos EUA .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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As manifestações provocadas pela morte de George Floyd nos Estados Unidos evidenciam a reação de amplos setores da sociedade à persistência de práticas racistas no país, (A) gerada, sobretudo, pela eliminação em 2017, no primeiro ano do governo Trump, de diversas leis de combate ao racismo. (B) apesar da proibição, presente na Constituição desde 1783, à organização e à atuação de grupos supremacis- tas brancos. (C) embora o avanço econômico norte-americano dos anos 1990 tenha eliminado as diferenças socioeconômicas entre brancos e negros. (D) proporcionada, em grande medida, pela vitória em 1865, ao final da Guerra de Secessão, do sul escravista sobre o norte abolicionista. (E) mesmo após as conquistas obtidas, nos anos 1960, pelos movimentos pacíficos ou violentos em defesa dos direitos civis.


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4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 68Código: 7456226

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Estratégias políticas e econômicas dos quilombolas para preservação de suas identidades nos territórios que ocupam.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas. ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado). No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir: Perdão de dívidas fiscais. Reserva de mercado local. Inserção econômica regional. Protecionismo comercial tarifário. Benefícios assistenciais públicos. VOOS


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5(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 56Código: 7505627

Segundo exame de qualificação

Processos políticos, econômicos e culturais de submissão institucionalizada de territórios ocupados por negros e pobres no mundo contemporâneo. Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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O gueto do Norte tinha se transformado numa espécie de área colonial. A colônia era impotente porque todas as decisões importantes que afetavam a comunidade vinham de fora. Muitos de seus habitantes chegavam a ter sua vida diária dominada pelo agente da previdência e pelo policial. Os lucros obtidos por senhorios e comerciantes eram retirados e raramente reinvestidos. A única coisa positiva que a sociedade mais ampla via na favela era o fato de ela ser uma fonte de mão de obra excedente barata em tempos de prosperidade. Adaptado de CARSON, C. A autobiografia de Martin Luther King. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. No fragmento, Martin Luther King, líder do movimento pelos direitos civis, estabelece uma comparação entre o colonialismo territorial e os eventos ocorridos no gueto negro de Lawndale, na cidade de Chicago, onde ele morou com sua família. Essa comparação está fundamentada no seguinte processo social: (A) imposição cultural (B) totalitarismo político (C) drenagem econômica (D) manipulação ideológica


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