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1(UECE - 2023)Número Original: 25Código: 12798212

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Para as ciências sociais, hoje, de modo geral, o que se chama de heteronormatividade está fundamentado por práticas e discursos ainda hegemônicos na sociedade brasileira quanto às questões ligadas à sexualidade. A normatividade heterossexual traz a lógica do binarismo dos corpos: homem- mulher, e tudo que é diferente disso é considerado “anormal”, “não natural”, “pecaminoso”. Essa normatividade ao tratar, por exemplo, como “anormais” todos os grupos de pessoas que, por vezes, não se enquadrem ou se identifiquem nessa sexualidade binária hegemônica gera, por vezes, preconceitos, exclusões e repressões. Considerando o exposto, conclui-se que, atualmente, A) espaços de formação social, como as escolas e as congregações religiosas no Brasil, procuram produzir discursos não excludentes sobre a sexualidade. B) aheteronormatividade gera discursos, mas não exerce vigilância ou controle sobre os corpos e suas sexualidades, independente se normais ou anormais. C) asexualidade heteronormativa é definida por um conjunto de práticas e de discursos sobre os corpos que delimitam o que é e não é “normal” ou “natural”. D) a sexualidade é um dado da natureza, e não uma criação sociocultural, pois não pode ser inventada por práticas e discursos sobre os corpos e suas relações.


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2(UEMA - 2023)Número Original: 40Código: 12911728

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre a violência contra a mulher nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Em 2016, uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que mais de um terço dos brasileiros acredita que “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. No mesmo estudo, 30% disseram que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”, Uma exposição de roupas de vítimas de estupro na Bélgica, porém, contradiz essa lógica. Exibida em Bruxelas, a mostra traz trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual e reúne calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas. A exposição demonstra o fato de que a violência do estupro independe da vestimenta, da idade, do corpo, das atitudes da vítima, assim a falsa ideia de que as mulheres incitam de alguma forma essa violência, na verdade, esconde uma estrutura e uma cultura socialmente enraizadas, que invertem o processo da violência, culpabilizando a vítima e vitimizando o agressor. EXPOSIÇÃO DAS ROUPAS DAS VÍTIMAS DE ESTUPROS https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/exposicao-apresenta-os-trajes-de-mulheres-estupradas-roupas-discretas/ Pode-se afirmar que a culpabilização da vítima é parte do processo, sociologicamente, conhecido como a) globalização, pois corresponde ao processo de assimilação universal do indivíduo como delinquente, a partir do momento em que pratica uma conduta desvirtuada pautada na nova percepção do mundo do crime. b) socialização, pois as instituições que compõem a justiça criminal elaboram particularmente as regras morais e as leis escritas que determinam a ocupação e o papel social dos indivíduos na sociedade moderna. c) marginalização, que exclui e segrega politicamente parte das mulheres a partir do conceito de desencantamento do mundo, pautado na racionalidade e na dominação masculina. d) criminalização, que rotula e marginaliza alguns grupos sociais a partir de estereótipos que estão enraizados e são reproduzidos com base em regras morais que permeiam as sociedades. e) estigmatização, uma marca ou sinal que designa as mulheres como qualificadas ou valorizadas socialmente e leva em consideração suas vestimentas e seus comportamentos padrões.


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3(UECE - 2020)Número Original: 25Código: 7871947

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017). REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-marco 2017. Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que A) o Movimento Escola Sem Partido defende a “ideologia de gênero” e orienta que os gêneros masculino e feminino são uma construção sociocultural. B) grupos feministas e os LGBTI concordam com o “Escola Sem Partido” quanto à valorização da autonomia das pessoas sobre seus corpos e sua sexualidade. C) as diretrizes institucionais a favor da promoção da diversidade sexual atendem princípios próprios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. D) o Movimento Escola Sem Partido é fruto de um discurso religioso favorável ao entendimento do termo “gênero” como conceito próprio da cultura,


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4(UEMA - 2020)Número Original: 38Código: 7892760

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Mundo.b Considerações sociológicas sobre o conceito de identidade nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Analise o texto e a charge a seguir para responder à questão. Na modernidade, a consolidação de grandes identidades coletivas foi uma marca importante, principalmente aquelas originadas pelas condições de existência, como as identidades nacionais ou de classe. Entretanto, nas últimas décadas, definidas como pós-modernidade, as transformações sociais ocorridas em todas as sociedades modificaram os elementos constituintes das identidades. [...] As novas identidades se caracterizam por ser fragmentadas, desvinculadas dos modelos tradicionais de identidade que foram substituídas por formas móveis e descentralizadas de identificação. SILVIO, Afrânio. Sociologia Contemporânea, 1ed. - São Paulo: Moderna, 2013. Jovens do século XXI http://images.app.goo.gl/YigswEAUMwsqb77 Pode-se afirmar que a imagem dos jovens do século XXI, conforme retratada na charge, expressa o conceito de identidade como a) interpretação homogênea, presente nas condições de existência dos individuos na sociedade globalizada. b) consolidação do sujeito universal, transformado com o progresso na modernidade. c) massificação dos comportamentos e das práticas culturais reproduzidas indistintamente nas sociedades. d) construção social, marcada pela diversidade e pelas mudanças no tempo e no espaço. e) expressão coletiva do eu/indivíduo na sociedade de consumo controlada pela indústria cultural.


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5(UFU - 2020)Número Original: 88Código: 9142160

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

América Latina.b Estratégias políticas e culturais do ressurgimento dos movimentos indígenas no mundo contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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“Neste novo século, na América Latina, os indígenas estão re-emergindo como a grande novidade no cenário das lutas e movimentos sociais na região. Sabe-se que a luta dos indígenas, de resistência à colonização europeia e branca, é secular. Na atualidade, o elemento novo é a forma e o caráter que essas lutas têm assumido — não apenas de resistência, mas também de luta por direitos: reconhecimento de suas culturas e da própria existência, redistribuição de terras em territórios de seus ancestrais, escolarização na própria língua, etc.” Gohn, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Caderno CRH, Salvador. v. 21, n. 54, p. 439-455. Set/Dez. 2008. De acordo com o texto, os movimentos indígenas contemporâneos têm buscado A) justiça social e integração da sociedade indígena pela aculturação. retorno às tradições e defesa da miscigenação. reconhecimento identitário e valorização de seu modo de vida. defesa da igualdade racial e diminuição da legitimidade da autoridade estatal. ~~ Le Oe B C D


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