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1(UFU - 2022)Número Original: 88Código: 12917830

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre as transformações na estrutura de classes a partir da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Como considerar pertencente à classe média um taifeiro aposentado entrevistado pela Folha de S. Paulo se, apesar de ganhar mensalmente R$ 3.400,00, ele sustenta cinco pessoas? Sua família não tem lazer, ele diz nunca terem ido a um cinema, moram em rua sem calçamento que, até bem pouco tempo atrás, sequer possuía rede de esgoto. YACCOUB, Hilaine. A cnamada “nova classe média”. Cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, v. 36, p. 197-231, jul./dez. 2011. As reflexões em torno da identificação de uma nova classe média remetem ao debate sobre a definição do conceito de classe social. Nesse caso, é correto afirmar que o autor do texto define esse conceito pelo(a) A) estado das relações de produção e pela capacidade de desenvolvimento de uma consciência de classe. B) distribuição desigual de renda e pelo acesso a bens duráveis. C) articulação das dimensões econômicas, simbólicas e culturais. D) poder de compra de diferentes estratos sociais aliado ao acesso à infraestrutura urbana.


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     A     
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     C     
     D     
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2(UECE - 2023)Número Original: 25Código: 12798212

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Para as ciências sociais, hoje, de modo geral, o que se chama de heteronormatividade está fundamentado por práticas e discursos ainda hegemônicos na sociedade brasileira quanto às questões ligadas à sexualidade. A normatividade heterossexual traz a lógica do binarismo dos corpos: homem- mulher, e tudo que é diferente disso é considerado “anormal”, “não natural”, “pecaminoso”. Essa normatividade ao tratar, por exemplo, como “anormais” todos os grupos de pessoas que, por vezes, não se enquadrem ou se identifiquem nessa sexualidade binária hegemônica gera, por vezes, preconceitos, exclusões e repressões. Considerando o exposto, conclui-se que, atualmente, A) espaços de formação social, como as escolas e as congregações religiosas no Brasil, procuram produzir discursos não excludentes sobre a sexualidade. B) aheteronormatividade gera discursos, mas não exerce vigilância ou controle sobre os corpos e suas sexualidades, independente se normais ou anormais. C) asexualidade heteronormativa é definida por um conjunto de práticas e de discursos sobre os corpos que delimitam o que é e não é “normal” ou “natural”. D) a sexualidade é um dado da natureza, e não uma criação sociocultural, pois não pode ser inventada por práticas e discursos sobre os corpos e suas relações.


Opções de Resposta: 
     A     
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3(UNESP - 2023)Número Original: 42Código: 13030598

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações sociológicas sobre a pobreza e a exclusão social nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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As transformações no tempo e no espaço são responsá- veis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...]. O imperativo das finanças permitiu a renovação dos pa- drões de consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova por- que possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas. (Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.) O excerto identifica (A) a contradição no perfil da pobreza nas cidades contem- porâneas e define espaço como uma acumulação desi- gual de temporalidades. (B) o aumento de consumo de bens duráveis e semiduráveis pela população pobre urbana e celebra o sucesso da po- lítica desenvolvimentista dos anos 1950. (C) a expansão territorial das metrópoles dos países emer- gentes e questiona a importância do estudo do passado para compreender os problemas do presente. (D) o impacto da modernização tecnológica das grandes ci- dades dos países subdesenvolvidos e destaca a implan- tação de políticas de aceleração do desenvolvimento nos anos 2000. (E) a paralisia do setor financeiro privado diante do aumento da pobreza na década de 2010 e indica uma tendência de investimentos nas áreas nobres das grandes cidades.


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4(UEMA - 2023)Número Original: 40Código: 12911728

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre a violência contra a mulher nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Em 2016, uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que mais de um terço dos brasileiros acredita que “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. No mesmo estudo, 30% disseram que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”, Uma exposição de roupas de vítimas de estupro na Bélgica, porém, contradiz essa lógica. Exibida em Bruxelas, a mostra traz trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual e reúne calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas. A exposição demonstra o fato de que a violência do estupro independe da vestimenta, da idade, do corpo, das atitudes da vítima, assim a falsa ideia de que as mulheres incitam de alguma forma essa violência, na verdade, esconde uma estrutura e uma cultura socialmente enraizadas, que invertem o processo da violência, culpabilizando a vítima e vitimizando o agressor. EXPOSIÇÃO DAS ROUPAS DAS VÍTIMAS DE ESTUPROS https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/exposicao-apresenta-os-trajes-de-mulheres-estupradas-roupas-discretas/ Pode-se afirmar que a culpabilização da vítima é parte do processo, sociologicamente, conhecido como a) globalização, pois corresponde ao processo de assimilação universal do indivíduo como delinquente, a partir do momento em que pratica uma conduta desvirtuada pautada na nova percepção do mundo do crime. b) socialização, pois as instituições que compõem a justiça criminal elaboram particularmente as regras morais e as leis escritas que determinam a ocupação e o papel social dos indivíduos na sociedade moderna. c) marginalização, que exclui e segrega politicamente parte das mulheres a partir do conceito de desencantamento do mundo, pautado na racionalidade e na dominação masculina. d) criminalização, que rotula e marginaliza alguns grupos sociais a partir de estereótipos que estão enraizados e são reproduzidos com base em regras morais que permeiam as sociedades. e) estigmatização, uma marca ou sinal que designa as mulheres como qualificadas ou valorizadas socialmente e leva em consideração suas vestimentas e seus comportamentos padrões.


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5(UECE - 2020)Número Original: 25Código: 7871947

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017). REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-marco 2017. Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que A) o Movimento Escola Sem Partido defende a “ideologia de gênero” e orienta que os gêneros masculino e feminino são uma construção sociocultural. B) grupos feministas e os LGBTI concordam com o “Escola Sem Partido” quanto à valorização da autonomia das pessoas sobre seus corpos e sua sexualidade. C) as diretrizes institucionais a favor da promoção da diversidade sexual atendem princípios próprios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. D) o Movimento Escola Sem Partido é fruto de um discurso religioso favorável ao entendimento do termo “gênero” como conceito próprio da cultura,


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