Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Estrutura e estratificação social.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 88Código: 12917830

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre as transformações na estrutura de classes a partir da segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

Como considerar pertencente à classe média um taifeiro aposentado entrevistado pela Folha de S. Paulo se, apesar de ganhar mensalmente R$ 3.400,00, ele sustenta cinco pessoas? Sua família não tem lazer, ele diz nunca terem ido a um cinema, moram em rua sem calçamento que, até bem pouco tempo atrás, sequer possuía rede de esgoto. YACCOUB, Hilaine. A cnamada “nova classe média”. Cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, v. 36, p. 197-231, jul./dez. 2011. As reflexões em torno da identificação de uma nova classe média remetem ao debate sobre a definição do conceito de classe social. Nesse caso, é correto afirmar que o autor do texto define esse conceito pelo(a) A) estado das relações de produção e pela capacidade de desenvolvimento de uma consciência de classe. B) distribuição desigual de renda e pelo acesso a bens duráveis. C) articulação das dimensões econômicas, simbólicas e culturais. D) poder de compra de diferentes estratos sociais aliado ao acesso à infraestrutura urbana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2023)Número Original: 24Código: 12798211

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sociológicas sobre os tipos de organização da estrutura social identificados ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

A estratificação social diz sobre a divisão como indivíduos e grupos de uma sociedade se estruturam: seja em classes, sejam castas, estamentos e, mesmo, partidos, para expor apenas os exemplos trabalhados por Max Weber. A estruturação que ordena a estratificação social de uma sociedade é dada pelo modo como se distribui o poder entre esses diferentes tipos de agrupamentos, poder que pode ser do tipo econômico, religioso ou de outros tipos. Na perspectiva weberiana, as classes se organizam em torno do poder econômico; as castas indianas e os estamentos do medievo europeu, por poderes religiosos, morais, honrarias e tradições; os partidos, pelo grau de poder político que conseguem acumular e deter. Em síntese, existe, na estratificação social de cada sociedade, uma estruturação a partir do tipo de poder (econômico, religioso, moral, tradicional, político) que divide, separa e conforma a estrutura social e seus agrupamentos coletivos. Partindo do exposto, marque a alternativa correta. A) As classes sociais nas sociedades modernas são estratificadas de acordo com suas relações com o aprendizado e a aquisição de posturas virtuosas. B) Os partidos políticos se organizam em torno do status e das honras distribuídas e, assim, se estratificam e concedem distinção aos seus integrantes. C) Asituação de divisão dos estamentos é definida pelo tipo de propriedade privada que possuem para a obtenção do lucro pelo que oferecem ao mercado. D) Osistema de castas tradicional indiano organiza a estratificação social por preceitos religiosos e hierarquiza o meio social em castas superiores e inferiores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2023)Número Original: 25Código: 12798212

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Processos sociais de gênero e sexualidade e suas transformações nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Para as ciências sociais, hoje, de modo geral, o que se chama de heteronormatividade está fundamentado por práticas e discursos ainda hegemônicos na sociedade brasileira quanto às questões ligadas à sexualidade. A normatividade heterossexual traz a lógica do binarismo dos corpos: homem- mulher, e tudo que é diferente disso é considerado “anormal”, “não natural”, “pecaminoso”. Essa normatividade ao tratar, por exemplo, como “anormais” todos os grupos de pessoas que, por vezes, não se enquadrem ou se identifiquem nessa sexualidade binária hegemônica gera, por vezes, preconceitos, exclusões e repressões. Considerando o exposto, conclui-se que, atualmente, A) espaços de formação social, como as escolas e as congregações religiosas no Brasil, procuram produzir discursos não excludentes sobre a sexualidade. B) aheteronormatividade gera discursos, mas não exerce vigilância ou controle sobre os corpos e suas sexualidades, independente se normais ou anormais. C) asexualidade heteronormativa é definida por um conjunto de práticas e de discursos sobre os corpos que delimitam o que é e não é “normal” ou “natural”. D) a sexualidade é um dado da natureza, e não uma criação sociocultural, pois não pode ser inventada por práticas e discursos sobre os corpos e suas relações.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2023)Número Original: 42Código: 13030598

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações sociológicas sobre a pobreza e a exclusão social nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

As transformações no tempo e no espaço são responsá- veis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...]. O imperativo das finanças permitiu a renovação dos pa- drões de consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova por- que possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas. (Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.) O excerto identifica (A) a contradição no perfil da pobreza nas cidades contem- porâneas e define espaço como uma acumulação desi- gual de temporalidades. (B) o aumento de consumo de bens duráveis e semiduráveis pela população pobre urbana e celebra o sucesso da po- lítica desenvolvimentista dos anos 1950. (C) a expansão territorial das metrópoles dos países emer- gentes e questiona a importância do estudo do passado para compreender os problemas do presente. (D) o impacto da modernização tecnológica das grandes ci- dades dos países subdesenvolvidos e destaca a implan- tação de políticas de aceleração do desenvolvimento nos anos 2000. (E) a paralisia do setor financeiro privado diante do aumento da pobreza na década de 2010 e indica uma tendência de investimentos nas áreas nobres das grandes cidades.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEMA - 2023)Número Original: 36Código: 12911717

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Considerações sociológicas sobre os tipos de poder na estrutura social segundo Pierre Bourdieu .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2023
Exibir texto da questão

Para responder à questão, leia o texto e relacione o conceito de Bourdieu ao diagrama ao lado. Pierre Bourdieu foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. [...] Para Bourdieu, a estrutura social é um sistema hierárquico em que os diversos arranjos interdependentes de poder material e simbólico determinam a posição social ocupada por cada grupo. O poder tem múltiplas fontes, por isso, a influência que um determinado grupo exerce sobre os demais é fruto da articulação entre elas: poder financeiro, poder cultural, poder social e poder simbólico. A cada um desses tipos de poder, Bourdieu chama de capital, pois representa a capitalização de um ativo importante para se ter uma posição de destaque em determinada sociedade e contexto histórico. A distribuição desigual desses poderes consolida e reproduz a hierarquia social ao longo do tempo. Bourdieu divide os poderes em quatro tipos de capital: capital econômico, capital cultural, capital social e capital simbólico. A soma ou a ausência desses recursos de poder, herdados ou adquiridos, determinará o lugar ocupado por grupos e indivíduos na hierárquica estrutura das sociedades e condicionará seu estilo de vida e suas oportunidades de ascensão. REZENDE, Milka de Oliveira. "Pierre Bourdieu"; Brasil Escola. (adaptado). Networking (rede de contatos) https://previews.123rf.com/images/denispc/denispc Analise as assertivas a seguir, considerando a imagem feminina no centro do círculo laranja. A personagem demonstra possuir mais capital social do que as demais personagens, pois sua rede de relações sociais é mais I) densa, já que as linhas a ligam direta ou indiretamente ao conjunto das personagens, configurando-se como um ativo que lhe pode propiciar algum tipo de ganho. II) equânime, já que há equilíbrio entre personagens masculinos e femininos, proporcionando-lhe mais estabilidade social. HI) fluida, haja vista que, na sua composição, há indivíduos hierarquicamente distribuídos na estrutura social, o que pode facilitar sua ascensão na sociedade. IV) diversificada, tendo em vista que seus contatos se dão em várias direções, o que possibilita a sua movimentação em qualquer sentido da estrutura social. Em relação à maior posse de capital social da personagem, estão corretas, apenas, as seguintes assertivas: a)lelI. b)le IV. c) Ie III. d) Ile Iv. e) Ile IV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?