Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Comunismo (História)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2022)Número Original: 32Código: 11716830

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Aspectos do pensamento político da dirigente comunista Rosa de Luxemburgo .f Alemanha.b

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

Há pouco mais de cem anos, uma das mais fervorosas defensoras do socialismo internacional era brutalmente executada, a mando de antigos camaradas do partido social-democrata. Dirigente política ainda no tempo em que as mulheres não podiam votar, Rosa Luxemburgo cofundou o partido comunista alemão, mas não poupou críticas à Revolução Russa. Ícone revolucionário de feministas, pacifistas ou marxistas, sobrevive a sua herança política e à repulsa perante o seu homicídio. (Adaptado) Referência: MAIA, Vânia. O assassínio de Rosa de Luxemburgo: uma tragédia e uma farsa. In: https:/lvisao.sapo.pt'atualidade/2019-01-15-0- assassinio-de-rosa-luxemburgo-uma-tragedia-e-uma-farsa/ As principais características defendidas pelo pensamento da intelectual citada no texto foram a) a defesa das revoluções e o conceito de guerra urbana. b) a apresentação de ideias progressistas e um renovado anarquismo. c) o combate ao revisionismo do marxismo e a necessidade da revolta social. d) o controle do expansionismo e a defesa da guerra como princípio da revolta. e) a luta pela igualdade de gênero e a defesa do controle do capital pelo estado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2021)Número Original: 27Código: 10081959

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do contexto histórico e das proposições de Marx e Engels no século XIX .f Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

q i : ISSO PORQUE EU QUIS ACABAR COM O CAPITALISMO. Fonte: SIMON, Anne e MAIER, Corinne. Marx: uma biografia em quadrinhos. São Paulo: Editora Boitempo, 2018. Duas das principais características do pensamento do intelectual retratado no quadrinho são romantismo e progresso. liberalismo e anarquismo. progresso e neoliberalismo. evolucionismo e liberalismo. republicanismo e mercantilismo. oo To DDD D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEA - 2020)Número Original: 18Código: 11764368

Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 1

Aspectos da ideologia comunista formulada por Marx e Engels no século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.)

Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
Exibir texto da questão

A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. [...] O progresso da indústria, de que a burguesia é agente passivo e inconsciente, substitui o isolamento dos operá- rios, resultante de sua competição, por sua união revolu- cionária mediante a associação. Assim, o desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação de produtos. (Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto do Partido Comunista”. Textos, vol. 3, 1977.) O Manifesto do Partido Comunista foi publicado em 1848. Os autores formulam um projeto de implantação do socialismo, que teria como ponto de partida a (A) crise da produção industrial com a contração do mercado consumidor devido à exploração do operariado. (B) expropriação dos setores de produção de riquezas pelo capitalismo financeiro monopolista. (C) emergência de uma nova forma de organização do traba- lho no interior do sistema de fábrica. (D) exígua capacidade de transformação econômica, poli- tica e cultural do capitalismo em escala global. (E) aliança político-social das classes populares submetidas ao movimento do capital especulativo internacional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UDESC - 2019)Número Original: 31Código: 9717015

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Tarde

Aspectos da ideologia comunista formulada por Marx e Engels no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)

Questão de Vestibular - UDESC 2019
Exibir texto da questão

"Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classe, surge uma associação onde o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos." (Marx, Karl; Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.) O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, expressa uma série de ideias que anunciam os princípios do comunismo. A respeito do comunismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. Il. | Foio modelo político implementado na Alemanha Nazista e na Rússia Stalinista. Il. | O modelo comunista prevê um governo ditatorial, centralizado nos proletários que instauram um governo de substituição ao que vinha sendo exercido pela sociedade burguesa. Ill. No Brasil, o governo de João Goulart foi, irrefutavelmente, comunista. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. moOO Dm» nnn<


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2019)Número Original: 28Código: 10123735

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos do pensamento marxista sobre as relações de trabalho a partir do século XIX .f Questões com imagens (Hist.) Mundo.b

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Observe a imagem a seguir: Voltemos ao jovem Frederico... E não pôde acreditar: um par custava duas libras! Frederico não entendeu por que custava tão caro, se lhe pagavam apenas 25 centavos por cada par que ele fabricava. Um dia, ele foi à feira comprar justamente um par das meias que tecia FONTE: O Capital para Crianças. Adaptação: RIERA, Joan. São Paulo: Boitatá, 2018. Ela apresenta uma adaptação do pensamento marxista sobre as relações de trabalho que demonstram a) a internacionalização do mercado financeiro. b) o relativo custo-benefício da compra no varejo. o alto grau de exploração do sistema capitalista. o valor de uso e o valor de troca na teoria socialista. a apropriação total do bem de consumo pela classe trabalhadora. ao DDD D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.