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Resultados

1(USP- SP - 2009)Número Original: 4Código: 5970

Segunda Fase

Processo de dominação dos indígenas no Brasil Choque cultural entre indígenas e europeus.g
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Questão de Vestibular - USP 2009
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E [os índios] são tão cruéis e bestiais que assim matam aos que nunca lhes fizeram mal, clérigos, frades, mulheres... Esses gentios a nenhuma coisa adoram, nem conhecem a Deus. Padre Manuel da Nóbrega, em carta de 1556. (...) Não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Esses povos não me parecem, pois, merecer o qualitativo de selvagens somente por não terem sido se não muito pouco modificados pela ingerência do espírito humano e não haverem quase nada perdido de sua simplicidade. Michel de Montaigne. Ensaios, 1588. a) Compare as concepções dos dois autores sobre as populações nativas do Brasil. b) Indique a concepção que prevaleceu e quais as consequências para a população indígena.


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2(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 33Código: 4462

Primeira Fase - Prova Q e Z

Achamento do Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Em carta ao rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha narrou os primeiros contatos entre os indígenas e os portugueses no Brasil: “Quando eles vieram, o capitão estava com um colar de ouro muito grande ao pescoço. Um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. Outro viu umas contas de rosário, brancas, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dissesse que dariam ouro por aquilo. Isto nós tomávamos nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e o colar, isto nós não queríamos entender, porque não havíamos de dar-lhe!” (Adaptado de Leonardo Arroyo, A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: INL, 1971, p. 72-74.) Esse trecho da carta de Caminha nos permite concluir que o contato entre as culturas indígena e europeia foi a) favorecido pelo interesse que ambas as partes demonstravam em realizar transações comerciais: os indígenas se integrariam ao sistema de colonização, abastecendo as feitorias, voltadas ao comércio do pau-brasil, e se miscigenando com os colonizadores. b) guiado pelo interesse dos descobridores em explorar a nova terra, principalmente por meio da extração de riquezas, interesse que se colocava acima da compreensão da cultura dos indígenas, que seria quase dizimada junto com essa população. c) facilitado pela docilidade dos indígenas, que se associaram aos descobridores na exploração da nova terra, viabilizando um sistema colonial cuja base era a escravização dos povos nativos, o que levaria à destruição da sua cultura. d) marcado pela necessidade dos colonizadores de obterem matéria-prima para suas indústrias e ampliarem o mercado consumidor para sua produção industrial, o que levou à busca por colônias e à integração cultural das populações nativas.


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3(UNESP - 2021)Número Original: 22Código: 13024545

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Processos e fatos históricos em torno da expedição de Cabral pela busca de novas terras .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Os dois textos referem-se à expedição de Cabral, que apor- tou no litoral do futuro território do Brasil em 1500. A docu- mentação citada nos textos é, de acordo com os autores, (A) capaz de revelar a capacidade técnica que permitiu a navegação oceânica e a superação de barreiras físicas e mentais no processo de conquista e colonização da Amé- rica e do litoral africano. @ insuficiente para a compreensão dos objetivos exatos da empreitada e impede afirmações categóricas sobre a intencionalidade e o pioneirismo na conquista das novas terras. O insuficiente para o entendimento dos interesses políticos e comerciais da expansão marítima portuguesa, mas explicita o desinteresse das testemunhas e dos narrado- res em revelar a verdade histórica acerca da empreitada. 9 insuficiente para o conhecimento do que de fato ocorreu durante a viagem, mas confirma o pioneirismo dos ingle- ses na navegação atlântica e a correlação direta entre os propósitos e os resultados da empreitada. (E) capaz de expor a dinâmica completa da conquista por- tuguesa do Oceano Atlântico e da abertura e exploração de rotas comerciais regulares da Europa para a África, a América e as Índias.


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4(UNESP - 2021)Número Original: 23Código: 13024546

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Processos e fatos históricos em torno da expedição de Cabral pela busca de novas terras .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A afirmação do texto 2 de que “Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram à costa da atual Bahia em 1500, não havia, obviamente, nem Brasil nem brasileiros” é correta, pois (A) os navegadores tratavam os nativos como servos ou escravos e não reconheciam seu direito à cidadania brasileira. (B) os navegadores portugueses pensavam ter alcançado as Índias e não admitiam ter chegado a terras até então desconhecidas. (C) a nacionalidade brasileira se estabeleceu apenas após a miscigenação entre nativos, africanos escravizados e europeus. (D) os navegadores pretendiam impor a nacionalidade portu- guesa aos nativos e não permitiam, por parte deles, rei- vindicações identitárias. (E) a ideia de nacionalidade se concretizou apenas após a conquista da autonomia política e a superação da condi- ção colonial.


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5(UNEB - 2022)Número Original: 28Código: 12878327

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Aspectos do olhar europeu sobre os indígenas brasileiros nos relatos dos viajantes durante o Período Colonial .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
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28. TEXTO 1 “A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e essa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.” GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil. Brasília: Edições do Senado, 2008. p. 134. v. 100. O cronista português Pero de Magalhães Gândavo faz referências, em 1576, à ausência de determinadas letras no idioma dos nativos por ele observado, a saber: as letras F Le R. TEXTO 2 “Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.” SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. Ao comparar os textos apresentados, é correto afirmar que os portugueses, quando desembarcaram nas terras conquistadas, respeitaram a língua e os costumes das diferentes etnias indígenas. os conquistadores portugueses, a partir do processo de colonização, compreenderam o valor das tradições indígenas e, por isso, procuraram aprender as diferentes línguas faladas no território brasileiro. há uma compreensão etnocêntrica a respeito dos nativos dos territórios conquistados. o cronista Pero Magalhães Gândavo demonstrou todo seu preconceito ao afirmar que os índios não possuíam conhecimento algum, porém foi uma voz isolada entre os portugueses que defenderam a preservação da cultura indígena. a preservação dos territórios indígenas foi uma marca característica do processo de colonização dos portugueses em terras brasileiras.


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