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Resultados

1(UEPA- PA - 2011)Número Original: 42Código: 6000048

Terceira Etapa

Características gerais dos vírus .f Função do muco nasal Características dos órgãos respiratórios humanos .f
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Questão de Vestibular - UEPA 2011
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Texto XXII Virus(1), como os do resfriado e os da gripe, podem atacar as fossas nasais(2) fazendo as células aumentarem à produção de muco(3); a faringe (4) provocando dor de garganta; a laringe(5), fazendo a voz ficar rouca e, finalmente, os brônquios, causando tosse. (Fonte: Linhares e Gewandsznajder, Biologia, volume único, 2008). Sobre as palavras em destaque no Texto XXI, analise as afirmativas a seguir: I. O organismo 1 apresenta estrutura celular em que o DNA é envolvido pelo capsídeo. II. No órgão 2, o ar é filtrado, aquecido e umidificado. III. A substância 3 retém partículas que penetram nas vias aéreas junto com o ar inalado. IV. O órgão 4 faz parte do sistema digestório e aloja o órgão responsável pela voz. V. No órgão 5, encontra-se a epiglote, que impede que os alimentos passem para os pulmões. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta © I, Ie Ill © II, Ile Iv OLielv @ Il, lev @ I, Il, Ill, Vev


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2(UFPR- aa - 2013)Número Original: 37Código: 6339610

Primeira Fase

Identificação (Biologia) Relação entre a ventilação pulmonar e a pressão de CO2 arterial .f Com gráfico de barras (biologia).t
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Questão de Vestibular - UFPR 2013
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A ventilação que ocorre nos pulmões pode ser medida pela quantidade de ar trocada por um determinado intervalo de tempo, como é o caso do volume minuto (L/min). Assinale a figura que representa a relação entre ventilação pulmonar e pressão de CO2 arterial. a) q b) 2100 Em Po E. > ape ee Be 40 SE a0 8 20 $ 2 a o a o 2 4 8 a auto . Volume minuto (Umin) lume minuto (Limin) _ 100 _ 100 En E 5 5 8 = É c) cH d) S— o E E E 40 o ae 3 % m 8 8 a 9 = 6 2 4 6 2 4 6 Volume minuto (L/min) Volume minuto (L/min) _ 400 ) x e 5 80 = gz” SE 40 gé 3 20 2º o 2 4 6 Volume minuto (min)


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3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 16Código: 7507727

Primeira Fase - Prova Q e X

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Com gráfico de barras (biologia).t Consequências do uso de cigarros nos alvéolos pulmonares .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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O uso de cigarros eletrônicos é crescente entre jovens. Na composição desses cigarros encontramos propilenoglicol, glicerol, água, nicotina e flavorizantes, que são aquecidos e vaporizados para inalação. Um estudo foi desenvolvido com animais experimentais expostos a três fatores distintos: ar ambiente, nicotina e cigarro eletrônico. Constatou-se que a exposição à nicotina e ao cigarro eletrônico causa aumento da área de espaço aéreo alveolar e redução das paredes alveolares, em comparação com o grupo exposto ao ar ambiente. Adicionalmente, o grupo exposto ao cigarro eletrônico apresentou maior redução no número de capilares alveolares, mesmo quando comparado ao grupo exposto à nicotina. A conclusão indicou um prejuízo mais significativo para as trocas gasosas e perfusão de sangue pulmonar no grupo exposto ao cigarro eletrônico. As imagens a seguir são fotomicrografias que representam, em mesma escala, os alvéolos pulmonares dos animais dos grupos estudados, mostrando o espaço aéreo alveolar; as setas representam o número de capilares alveolares. A o j : em E . ~ ” 4. wen, p r a a | j e , ) ™ + 4 E Ê , .- 4 a a nd md Ta r y A a sa : . A Y + é E" A k a o 4 < ix 4 } oe, ‘sy i / a, » ad o a = + ie wag 1 ay / ac 4 “ wt / ” af pot Ma ih x A par 1 E, a \ EM “ . " TD a A E VA “ j o +7100 pm » o ey ++ , ” 26) camara ” ° Per E TO 7 i on pt A We . te + « q hs - Pa : sy / La" > ‘ A A + Sag f o ax 7 a aut, a i ed pesa 5 5 gh, a) we : or é is - a quit yr a e A f * lw art, x . A . june , a J A PN ds ot Pe oe ¥y if PR. ar) é kg lee f Y%Y . ré) es y A « ~ / af wg? j 4“ ‘ eh 4 f , , ; . ‘ á Ê ' <> i + - > ed MET GH , o DE ge A 3 ra a > f Pa o é a. (mk ‘ i fw “el, t+ r O gráfico abaixo mostra dados quantitativos referentes à área de espaço aéreo alveolar e à contagem de capilar. 100 - -12 : m a = -10 5 >; a < 80- É g w < E 0 60 - o © a | | -6 E a _ = & | w a) = , Ltt, O A B C (Fonte: Viktorija Reinikovaite e outros, European Respiratory Journal, Sheffield, v. 51, n. 4, p. 1701661, abr. 2018.) Considerando os resultados mencionados acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente o painel da fotomicrografia e os dados graficos do grupo exposto ao cigarro eletrônico. a) II-B. b) II-C. c) III-B. d) III-C.


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4(UECE - 2020)Número Original: 1Código: 7855159

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Identificação das estruturas do sistema respiratório humano .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Sao exemplos de estruturas do sistema respiratório humano: A) B) C) D) faringe, pâncreas e alvéolos. laringe, pulmões e faringe. traqueia, rins e brônquios. pulmões, esôfago e fossas nasais.


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5(URCA - 2015)Número Original: 5Código: 10026654

Segundo Semestre - Segundo Dia

Características do diafragma .f
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Questão de Vestibular - URCA 2015
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> voLs 0 a Mesmo que alguém nao queira mais respirar, depois de algum tempo ele vai respirar involuntariamente, movimentando o músculo diafragma. Esse músculo em forma de cúpula e principal responsável pela respiração (também é auxiliado pelos músculos intercostais e outros músculos acessórios); serve de fronteira entre a cavidade torácica e abdominal. Está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior. A respeito desse músculo é correto afirmar: É formado por musculatura lisa. É formado por musculatura mista, ou seja, cardíaca e lisa. Seus movimentos são importantes para a tosse, espirros, parto e defecação. Durante a inspiração, a cúpula diafragmática se contrai e desce, aumentando a pressão intratorácica e comprimindo as vísceras abdominais. A descida do diafragma resulta também na diminuição do diâmetro vertical do tórax.


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