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1(USP- SP - 2016)Número Original: 42Código: 6387637

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos sobre espécies de serpentes com hábitos diferentes que ocorrem em uma mesma floresta
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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A cobra-coral — Erythrolamprus aesculapii — tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca — Bothrops jararaca — tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes a) disputam o mesmo nicho ecológico. b) constituem uma população. c) compartilham o mesmo hábitat. d) realizam competição intraespecífica. e) são comensais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UECE - 2016)Número Original: 53Código: 7858309

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Consequências da ocupação de espécies distintas em um mesmo nicho ecológico
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Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
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Cada espécie ocupa um lugar no espaço onde busca sobreviver, crescer, reproduzir e manter uma população viável. Em um ecossistema, quando duas espécies distintas ocupam o mesmo nicho ecológico, espera-se que A) ocorra uma associação obrigatória entre os indivíduos dessas espécies, para que todos se beneficiem e consigam superar situações adversas. B) aconteça competição intraespecífica, necessária ao equilíbrio do ecossistema. C) haja disputa por recursos e, consequentemente, estabeleça-se uma competição interespecífica. D) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado para escapar de situações competitivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(USP- SP - 2007)Número Original: 81Código: 6440

Primeira Fase

Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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“Para compor um tratado sobre passarinhos é preciso por primeiro que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens. E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras. E que haja por perto brejos e iguarias de brejos. É preciso que haja insetos para os passarinhos. Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis. A presença de libélulas seria uma boa. O azul é importante na vida dos passarinhos porque os passarinhos precisam antes de ser belos ser eternos. Eternos que nem uma fuga de Bach.” De passarinhos. Manoel de Barros No texto, o conjunto de elementos, descrito de forma poética em relação aos passarinhos, pode ser associado, sob o ponto de vista biológico, ao conceito de a) bioma. b) nicho ecológico. c) competição. d) protocooperação. e) sucessão ecológica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 63Código: 10884

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Classe Mammalia (Mamíferos) Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar! Ciência Hojo das Crianças, ano 19, n. 174, nov 2006 (acaptado) Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu Q hábitat, O biótopo. O níveltrófico. O nicho ecológico. @ potencial biótico.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(ENEM- BR - 2011)Número Original: 90Código: 3235

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Relações ecológicas Harmônicas Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, nº 219, 2005 (adaptado). A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque O os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa. O os animais fomecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas. @ as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica. O as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente. @ asalgas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossintese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.


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