Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Democracia e cidadania.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 10Código: 4306

Segunda Fase

Questões de identificações (Sociologia) Processos e fatos políticos, sociais e econômicos sobre o desenvolvimento e as práticas dos conceitos de democracia e cidadania modernos .f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Exibir texto da questão

A noção de cidadania gerada pela visão liberal a partir do século XVIII! foi uma resposta do Estado às reivindicações da sociedade, e levou à institucionalização dos direitos civis, direitos políticos e direitos sociais. Mais contemporaneamente, a noção de cidadania redefine a ideia de direitos. O ponto de partida é a concepção de um direito a ter direitos e inclui a criação de novos direitos que emergem de lutas específicas. a) O que são direitos civis e direitos sociais? b) Dentre as “novas” gerações de direitos no contexto da cidadania, pode-se falar nos direitos difusos e coletivos e até em direitos bioéticos. Dê dois exemplos desses direitos da nova geração.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2023)Número Original: 38Código: 12911724

PAES - Prova Objetiva

Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Mundo.b Considerações sociológicas sobre os novos movimentos sociais no mundo contemporâneo da era digital .f

Questão de Vestibular - UEMA 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto e analise as assertivas. Durante anos (meados do século XIX até a década de 1960), o conceito de movimentos sociais esteve ligado diretamente ao movimento operário, resultante das contradições da sociedade industrial e do capitalismo da época. A partir das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas posteriores, depreende-se que a ação coletiva ligada às instituições sociais clássicas (partidos e sindicatos) tem perdido seu significado, fazendo emergir novos grupos sociais com características muito específicas (trabalhadores desqualificados, desempregados, ambientalistas, feministas, grupos étnico-raciais, LGBTQIAP+, entre outros). Além disso, as mudanças de natureza sociocultural são fundamentais para a compreensão dos novos movimentos sociais. As sociedades modernas não só permitem elevados níveis de educação, como os seus processos de socialização dependem largamente de meios de comunicação e de informação sofisticados. Os valores associados ao crescimento econômico e às necessidades de produção e consumo de bens materiais são progressivamente substituídos por valores centrados na procura de laços de pertença, de participação e de identidade social. J.M. Carvalho Ferreira, et al. Sociologia. Lisboa: Escolar Editora, 2013. p. 591-624. (texto adaptado). São características dos Novos Movimentos Sociais, retratados no texto: I. A busca pelo reconhecimento identitário pautado em lutas pela diversidade. II. A legitimação da liberdade das classes sociais por meio de leis sindicais. HI. A luta pela unificação operária e cultural. IV. A utilização das redes sociais para divulgar suas informações. Estão corretas, apenas, as assertivas a)le II. b) Ile III. c) II e IV. d)Ile IV. eJjlelv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2020)Número Original: 85Código: 9142154

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Estratégias do movimento sindical em meio a fragmentação da classe trabalhadora a partir do toyotismo .f Mundo.b

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Ao analisar as consequências do toyotismo para a classe trabalhadora, o pesquisador Ricardo Antunes afirma que: As mutações criaram, [...), uma classe trabalhadora mais heterogênea, mais fragmentada e mais complexificada, dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais, brancos e negros eitc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez; Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2001. p. 35-48 A partir deste cenário, é correto concluir que o movimento sindical tem buscado A) a garantia de melhores salários a partir do incentivo à formação de múltiplos sindicatos em uma mesma B) à qualificação dos trabalhadores, a criação de estímulos para o empreendedorismo e a flexibilização do C) a representação de trabalhadores desempregados e informais, garantindo a formação de uma identidade D) à defesa da terceirização do trabalho e a preservação da extensão de direitos sociais e políticos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2021)Número Original: 81Código: 11749566

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Participação de indivíduos e grupos nas demandas da sociedade e no desenvolvimento das democracias contemporâneas.g Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

Em pesquisa sobre a participação política dos alunos da Unb, a cientista política Débora Messemberg apresentou os seguintes resultados: “assume destaque a baixíssima participação desses universitários em instituições associativas e representativas. Mais de 87% deles não participam de nenhuma associação nem são membros de algum conselho, sindicato ou movimento social.”. MESSEMBERG, Débora. Civitas, Rev. Ciênc. Soc.[online]. 2015, Vol. 15, n.1, Jan-Mar, pp.1-23 O reduzido interesse por política é considerado um desafio para a democracia, já que a participação política nesse regime A) permite a organização da sociedade civil, a fim de garantir as demandas da classe política. B) ocorre por meio de eleições censitárias, assegurando o exercício da cidadania ampliada. C) estabelece o acesso ao espaço público, limitando o debate argumentativo e oportunizando o controle sobre os representantes. D) garante a legitimidade do governo, ao apresentar demandas sociais a serem observadas na formulação de políticas públicas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2022)Número Original: 77Código: 11854654

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Pensamentos políticos de Norberto Bobbio sobre o sentido do regime democrático .f

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Democracia, essencialmente, é um método de governo ou, ainda, um conjunto de regras de procedimento para a formação das decisões coletivas (BOBBIO, 1986). Um método de governo que prevê e facilita a ampla participação dos interessados nos rumos da “comunidade política” e da organização da sociedade. Conforme Bobbio, entretanto, pode-se definir a democracia das mais diversas maneiras, contudo não existe definição que possa deixar de incluir, em seus conotativos, a transparência do poder. Daí ser de suma importância, para este autor, o respeito às normas legais e às instituições, com a finalidade de que o poder seja exercido de forma transparente para todos que vivenciam uma sociedade democrática. BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. 6º ed. Rio de Janeiro: Paze Terra, 1986. Seguindo o que afirma Bobbio sobre o regime democrático, assinale a proposição verdadeira. A) É próprio das democracias a manutenção no poder de alguns grupos corporativos e de determinados setores sociais mais aptos para governar. B) Uma das mais corretas decisões a favor de uma democracia é a ênfase nas liberdades econômicas para que se evite o preju | excesso de Estado. C) A democracia, como método, não pode estar aberta a todos os grupos e interesses, pois, para o bem comum, alguns desses devem ser neutralizados. D) É fato que existem diversos interesses divergentes numa democracia e isto é essencial para que haja equilíbrios, ajustes e vigilância ao governo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.