Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Américas no período colonial.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 32328

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Américas.b Comparações históricas entre o Brasil e os EUA sobre as relações com os nativos em seus respectivos sistemas coloniais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

O início foi o problema mais complexo que a colonização do Brasil teve de enfrentar: Tornou-se tal — e é nisto que se distingue do caso norte-americano tão citado em paralelo com o nosso — pelo objetivo que se teve em vista: aproveitar o indígena na obra da colonização. Nos atuais Estados Unidos, como no Canadá, nunca se pensou em incorporar o índio, fosse a que título, na obra colonizadora do branco. O caso da colonização lusitana foi outro. (Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987. Adaptado) Caracterize a relação entre colonos e indígenas na colonização dos Estados Unidos e identifique duas formas de “aproveita mento” do indígena na colonização do Brasil.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2023)Número Original: 17Código: 12842739

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Dinâmica ecológica das interferências humanas no meio natural nas américas do período colonial .f Questões com Mapas (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

 America E z 0 7] A história ambiental examina tanto a interação humana com E do Sul Oceano Atlântico do Norteez o mundo natural ao longo do tempo quanto as formas como as pessoas moldam o meio ambiente e são moldadas por 737 ele. As paisagens são profundamente moldadas pela cultura, Região de plantio| Migração humana, relações de poder e redes imperiais. Es- y de arroz na África) tudos ambientais das antigas sociedades de plantation têm ocidental . . . No, . Cabo Verde. incentivado uma perspectiva atlântica transnacional. (Referência do mapa e do excerto: CARNEY, J. A.; WATKINS, C. Arroz, protagonis- $ ” Mar do Caribe ‘| é mo africano e a transformação ecológica das Américas. Boletim do Museu Paraense 4 | ee Post a Van IN A ore e 4, Emilio Goeldi. Ciéncias Humanas, 16(2), 2021, p. 12. / Adaptado de: CANIZARES- R$ pan RS 2 | -ESGUERRA, J.; BREEN, B. Hybrid atlantics: future directions for the history of the Caiena Atlantic World. History Compass, 11(8), 2013, p. 597-609.) América do Sul «== O. glaberrima encontrado em coleções botânicas += Evidências de O. glaberrima em relatos botânicos a) O mapa sintetiza os circuitos de difusão do arroz africano (o. glaberrima) nas Américas desde a segunda metade do século XVII Cite e analise um aspecto da difusão do arroz nas Américas que evidencie a relação entre o trânsito de pessoas e seu impacto na transformação ecológica do Novo Mundo. b) Identifique o continente de origem do milho e, com base no excerto, analise um elemento do processo de transmissão dos saberes em torno de sua cultura nas Américas do período colonial.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(URCA - 2018)Número Original: 50Código: 10123854

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre a colonização dos territórios americanos a partir do século XV .f Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2018
Exibir texto da questão

Sobre o processo de colonização na América no contexto das transformações europeias, a partir dos séculos XV e XVI, é correto afirmar: A) A grande quantidade de mercadorias trazidas do oriente para a Europa e a consequente baixa dos preços, na Baixa Idade Média, fez com que o comércio ultramarino se tornasse um empreendimento promissor. B) A partir do século XVI, a nobreza mercantil passou a deter o comércio das especiarias do Oriente, enquanto a burguesia detinha o comércio dos produtos tropicais da América. C) A colonização da América nos séculos XVI e XVII estava ligada à expansão marítima e comercial, à política mercantilista e ao fortalecimento das monarquias absolutistas. D) Os sistemas coloniais das metrópoles europeias tiveram o mesmo objetivo: logo após a chegada às terras do Oriente e do Ocidente, garantir a imediata ocupação e colonização para uma exploração de forma intensiva. E) Logo após à chegada às terras da América, as metrópoles europeias desenvolveram políticas de colonização que possibilitassem desde cedo a formação de uma elite local fortalecida política e economicamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?