Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Américas no período colonial.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 32328

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Américas.b Comparações históricas entre o Brasil e os EUA sobre as relações com os nativos em seus respectivos sistemas coloniais .f

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

O início foi o problema mais complexo que a colonização do Brasil teve de enfrentar: Tornou-se tal — e é nisto que se distingue do caso norte-americano tão citado em paralelo com o nosso — pelo objetivo que se teve em vista: aproveitar o indígena na obra da colonização. Nos atuais Estados Unidos, como no Canadá, nunca se pensou em incorporar o índio, fosse a que título, na obra colonizadora do branco. O caso da colonização lusitana foi outro. (Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987. Adaptado) Caracterize a relação entre colonos e indígenas na colonização dos Estados Unidos e identifique duas formas de “aproveita mento” do indígena na colonização do Brasil.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2023)Número Original: 17Código: 12842739

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Dinâmica ecológica das interferências humanas no meio natural nas américas do período colonial .f Questões com Mapas (Hist.)

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

 America E z 0 7] A história ambiental examina tanto a interação humana com E do Sul Oceano Atlântico do Norteez o mundo natural ao longo do tempo quanto as formas como as pessoas moldam o meio ambiente e são moldadas por 737 ele. As paisagens são profundamente moldadas pela cultura, Região de plantio| Migração humana, relações de poder e redes imperiais. Es- y de arroz na África) tudos ambientais das antigas sociedades de plantation têm ocidental . . . No, . Cabo Verde. incentivado uma perspectiva atlântica transnacional. (Referência do mapa e do excerto: CARNEY, J. A.; WATKINS, C. Arroz, protagonis- $ ” Mar do Caribe ‘| é mo africano e a transformação ecológica das Américas. Boletim do Museu Paraense 4 | ee Post a Van IN A ore e 4, Emilio Goeldi. Ciéncias Humanas, 16(2), 2021, p. 12. / Adaptado de: CANIZARES- R$ pan RS 2 | -ESGUERRA, J.; BREEN, B. Hybrid atlantics: future directions for the history of the Caiena Atlantic World. History Compass, 11(8), 2013, p. 597-609.) América do Sul «== O. glaberrima encontrado em coleções botânicas += Evidências de O. glaberrima em relatos botânicos a) O mapa sintetiza os circuitos de difusão do arroz africano (o. glaberrima) nas Américas desde a segunda metade do século XVII Cite e analise um aspecto da difusão do arroz nas Américas que evidencie a relação entre o trânsito de pessoas e seu impacto na transformação ecológica do Novo Mundo. b) Identifique o continente de origem do milho e, com base no excerto, analise um elemento do processo de transmissão dos saberes em torno de sua cultura nas Américas do período colonial.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(URCA - 2018)Número Original: 50Código: 10123854

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre a colonização dos territórios americanos a partir do século XV .f Américas.b

Questão de Vestibular - URCA 2018
Exibir texto da questão

Sobre o processo de colonização na América no contexto das transformações europeias, a partir dos séculos XV e XVI, é correto afirmar: A) A grande quantidade de mercadorias trazidas do oriente para a Europa e a consequente baixa dos preços, na Baixa Idade Média, fez com que o comércio ultramarino se tornasse um empreendimento promissor. B) A partir do século XVI, a nobreza mercantil passou a deter o comércio das especiarias do Oriente, enquanto a burguesia detinha o comércio dos produtos tropicais da América. C) A colonização da América nos séculos XVI e XVII estava ligada à expansão marítima e comercial, à política mercantilista e ao fortalecimento das monarquias absolutistas. D) Os sistemas coloniais das metrópoles europeias tiveram o mesmo objetivo: logo após a chegada às terras do Oriente e do Ocidente, garantir a imediata ocupação e colonização para uma exploração de forma intensiva. E) Logo após à chegada às terras da América, as metrópoles europeias desenvolveram políticas de colonização que possibilitassem desde cedo a formação de uma elite local fortalecida política e economicamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.