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1(ENEM - 2021)Número Original: 81Código: 10788023

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Reações ao caráter oligárquico da sociedade brasileira nas teorias pedagógicas surgidas a partir da década de 1930 .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932 A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando- -se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção So mundo. Disponivel em: waste to uncamp i Acento e: 7 ut 2015 Os autores do manifesto citado procuravam contrapor- “Se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse Sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre O ensino técnico e mercado de trabalho. O acesso à escola e valorização do mérito. O ampliação de vagas e formação de gestores. O cisponiblidade de financiamento e pesquisa avançada. 8 remuneração de professores e extinção do analfabetismo.


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2(ENEM - 2015)Número Original: 7Código: 6346511

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Reflexões sobre a condição do homem moderno e sobre a postura crítica como forma de superação em Paulo Freire .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011 Paulo Freire defende que a superação das dificuldades e a apreensão da realidade atual será obtida pelo(a) desenvolvimento do pensamento autônomo. obtenção de qualificação profissional. resgate de valores tradicionais. realização de desejos pessoais. aumento da renda familiar. VOO


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3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 79Código: 8950376

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Sentido das políticas públicas educacionais brasileiras em consonância com a Declaração de Salamanca de 1994
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Declaração de Salamanca - 1994 Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out. 2015. Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplem a criação de privilégios. contenção dos gastos. pluralidade dos sujeitos. padronização do currículo. VOO DOS valorização da meritocracia.


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4(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 57Código: 6983703

Primeira Fase - Prova Q e X

Debates sociais sobre os efeitos das disciplinas de filosofia e sociologia na Diretriz Curricular Nacional.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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O texto a seguir, extraído de uma reportagem publicada em um jornal paulista, apresenta conclusões sobre a inclusão de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, a partir de dados levantados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A inclusão de Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias no Ensino Médio em 2009 prejudicou a aprendizagem de matemática dos jovens brasileiros, principalmente os de baixa renda. A conclusão é de um estudo inédito que será publicado pelo IPEA. Segundo ele, a mudança levou as notas de jovens residentes em municípios com muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que engloba aspectos da renda, escolaridade e saúde, a cair 11,8%, 8,8% e 7,7% em redação, matemática e linguagens (que inclui português, língua estrangeira e outras linguagens), respectivamente. (Adaptado de Érica Fraga, “Filosofia e Sociologia obrigatórias derrubam notas em Matemática”; em Folha de São Paulo. 16/04/2018.) A partir das relações históricas entre as disciplinas mencionadas na reportagem e de uma análise crítica da conclusão da pesquisa, marque a alternativa correta. a) Desde as diferentes civilizações da Antiguidade até o presente, os conhecimentos matemáticos e filosóficos têm se demonstrado incompatíveis, corroborando as conclusões do texto. Pitágoras, por exemplo, considerava que o cosmo, descrito de forma filosófica, era regido por relações matemáticas. b) A Filosofia e a Matemática constituem campos de saber distintos, sendo a lógica uma das possibilidades de interface entre as duas ciências, distinção que valida as conclusões do texto. Pascal, por exemplo, estabeleceu as bases da análise combinatória a partir de argumentos filosóficos. c) A Filosofia e a Matemática, campos de saber distintos, dialogam para produzir conhecimento científico, o que não respalda as conclusões do texto. Descartes, por exemplo, desenvolveu o plano de coordenadas para representar as relações entre as coisas do mundo e suas proporções matemáticas. d) Desde as diferentes civilizações da Antiguidade até o presente, os conhecimentos matemáticos rivalizam com os conhecimentos filosóficos, como demonstra o texto. Na Academia de Platão, por exemplo, essa disputa era representada pela frase “Quem não é geômetra, não entre”.


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5(UPE - 2023)Número Original: 54Código: 12842689

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Sociologia) Brasil.b Nomes da educação brasileira e suas ações no campo pedagógico e nos movimentos sociais do país .f
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Questão de Vestibular - UPE 2023
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Leia o texto a seguir: 5 DE OUTUBRO DE 1960 CARTILHAS E CADERNOS PARA OS ALUNOS DO MOVIMENTO DE CULTURA Nada menos de 4 mil ae da Loure Filho (a am Une Csvalichaa os 4 mil coder dos acabam de ver doados ao Mo vimenta de Cultura Popular pelo Instituto Nacional de Estudos Pe dagógicos. do Ministério da Edu- cação, mundo informou, ontem, a Reolniora Josina Godoy, do MCP, que regrewou do Estado da ques nabara, onde compriu mimão Aquela repariição wa ie a cite’ do’ Executlvo to metew solicitaglo so INEP, Do que foi atendido em menos de uma vmana prefeito Migoel Arraes Jomo antigo Distrito Federal, virics contacios com autóridades minina riais bre o movimento de Cultu tá Popular, À propósito, declarou que «a receptividade que o MCP vem encontrando na Guanabara encoraja-nos a levar avante O pla: no de emino primário traçado pe lo prefeito Miguel Arraes, ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS aha Nacional de los o MCP con Junto À Educação de A wpuin, por outro “ery quant da material escolar, en- tre grita de leitura é de alimenta: ção e material ilustrativo de uia, D. Josina Godoy disse-nos, ae inda, que esteve com o prof. Mo- relra de Sousa, decano dom been co de educação do Ministério + ex-diretor da Divnho de Pesque ma Fdusacionais do Centro Regio nal do Recife, que demonstrou grande Interesse pelo trabalho que vem desenvolvendo o Movimento de Cultura Popular, O prof. Pau lo Campos, também do Centra Brasileiro de Pesquisas Educacio hak, solicitou cópias dos estatus jar [tos da mova entidade municipal é minaciao relatório dos trabalhos realirados, até agora, ma capital pernambucana. Foi portadora do pedido destinados noturnos de loina Godoy, que ea allabetização cons Disponível em: http://forumeja.org.br/book/export/html/1710 Acesso em: 30/05/2022. O movimento referenciado no texto tinha como diretriz oferecer à população analfabeta e marginalizada do Recife formas de acesso à educação e à cultura, permitindo-lhe transformar o contexto social opressor. Um dos pensadores e educadores do MCP que se destacou por seu trabalho pedagógico e educativo no campo da educação popular como um espaço de escolarização e também de formação da consciência política foi Ariano Suassuna. Francisco Baracho. Paulo Rosas. João Francisco de Sousa. Paulo Freire.


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