O texto a seguir, extraído de uma reportagem publicada em
um jornal paulista, apresenta conclusões sobre a inclusão
de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, a partir de
dados levantados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada).
A inclusão de Filosofia e Sociologia como disciplinas
obrigatórias no Ensino Médio em 2009 prejudicou a
aprendizagem de matemática dos jovens brasileiros,
principalmente os de baixa renda. A conclusão é de um
estudo inédito que será publicado pelo IPEA. Segundo ele,
a mudança levou as notas de jovens residentes em
municípios com muito baixo Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH), que engloba aspectos da renda,
escolaridade e saúde, a cair 11,8%, 8,8% e 7,7% em
redação, matemática e linguagens (que inclui português,
língua estrangeira e outras linguagens), respectivamente.
(Adaptado de Érica Fraga, “Filosofia e Sociologia obrigatórias derrubam notas
em Matemática”; em Folha de São Paulo. 16/04/2018.)
A partir das relações históricas entre as disciplinas
mencionadas na reportagem e de uma análise crítica da
conclusão da pesquisa, marque a alternativa correta.
a) Desde as diferentes civilizações da Antiguidade até o
presente, os conhecimentos matemáticos e filosóficos
têm se demonstrado incompatíveis, corroborando as
conclusões do texto. Pitágoras, por exemplo,
considerava que o cosmo, descrito de forma filosófica,
era regido por relações matemáticas.
b) A Filosofia e a Matemática constituem campos de
saber distintos, sendo a lógica uma das possibilidades
de interface entre as duas ciências, distinção que
valida as conclusões do texto. Pascal, por exemplo,
estabeleceu as bases da análise combinatória a partir
de argumentos filosóficos.
c) A Filosofia e a Matemática, campos de saber distintos,
dialogam para produzir conhecimento científico, o que
não respalda as conclusões do texto. Descartes, por
exemplo, desenvolveu o plano de coordenadas para
representar as relações entre as coisas do mundo e
suas proporções matemáticas.
d) Desde as diferentes civilizações da Antiguidade até o
presente, os conhecimentos matemáticos rivalizam
com os conhecimentos filosóficos, como demonstra o
texto. Na Academia de Platão, por exemplo, essa
disputa era representada pela frase “Quem não é
geômetra, não entre”.