Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Filosofia e cultura.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEMA - 2023)Número Original: 35Código: 12911715

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (filosofia).g Debates filosóficos sobre a manifestação do ateísmo nas sociedades autuais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2023
Exibir texto da questão

O ateísmo tem sido uma marca da modernidade com o processo de secularização do homem que abandona a dimensão da fé em um Deus para se devotar à existência do mundo. No entanto, a charge reflete o ateísmo religioso, como um fenômeno religioso contemporâneo. SER ATEU É NÃO ACREDITAR MAS DE TODOS OS (WO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS. DEUSES QUE EXISTEM ESCAPOU POR E EXISTIRAM NO UM, HEIM? MUNDO, VOCÊ NÃO ACREDITAR who, ATEU jÉ QUEM não ACREDITA EM WEMHUM DEUS! https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2016/11/13/intolerancia-contra-os-nao-religiosos-ateistas-ou-agnosticos/ Esse ateísmo pode ser definido como ato de a) negar qualquer argumento científico da existência de Deus, assim como exclui a possibilidade do conhecimento epistemológico de um ser divino, restando, apenas, a esfera da moral. b) rejeitar as comprovações da existência divina, garantindo a crença de que o mundo tem algo numinoso, expressão da beleza, e a defesa da liberdade religiosa universal. c) recusar a possibilidade absoluta de Deus existir, resguardando, apenas, a defesa de um ateísmo que é o agnosticismo radical, em que só o homem pode criar um ser divino. d) rechaçar a compreensão de um pensamento de uma religião forte, em que se rejeita o conhecimento do deus institucional da religião, para fortalecer a ruptura com as filosofias totalitárias. e) denegar a religião para desenvolver uma natureza das crenças libertas das igrejas institucionais, de modo que se desenvolva uma espiritualidade sem religião e sem Deus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2019)Número Original: 44Código: 10018925

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Considerações filosóficas sobre a função do trabalho nas transformações culturais da condição humana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Observe o texto a seguir sobre a condição humana: O trabalho é a atividade humana por excelência, pela qual o homem transforma o mundo e a si mesmo. Por isso, se num primeiro momento a natureza se apresenta como destino, é o trabalho que surge como condição de transcendência e liberdade, a não ser nos sistemas onde persistem formas de exploração que levam à alienação. (ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia, São Paulo: Moderna, 1993, p. 1.) O texto acima retrata a dimensão do trabalho como condição ímpar da atividade humana, que favorece o distanciamento, numa perspectiva crítica, da visão do homem em relação ao mundo e a si mesmo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) O conceito de trabalho sempre esteve ligado ao homem numa perspectiva crítica e positiva. Numa perspectiva crítica, o homem se autoproduz e dignifica sua natureza pelo trabalho. O homem se dignifica num sistema de exploração do trabalho alienante. A alienação é a possibilidade de transcendência e de liberdade humana. O valor do trabalho está na sua dimensão teórica e acrítica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2019)Número Original: 57Código: 6984998

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre a criação e o desenvolvimento da vida na realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

O zoólogo Richard Dawkins e o paleontólogo Simon Conway Morris têm muito em comum: lecionam nas mais prestigiadas universidades da Grã-Bretanha [...] e comparti- lham opiniões e crenças científicas quando o tema é a origem da vida. Para ambos, a riqueza da biosfera na Terra é expli- cada mais do que satisfatoriamente pela teoria da seleção natural, de Charles Darwin. [...] Num encontro realizado na Universidade de Cambridge, porém, eles protagonizaram um novo round de um debate que divide a humanidade desde que o mundo é mundo: Deus existe? Morris, cristão convicto, afirmou [em sua palestra] que a “misteriosa habilidade” da na- tureza para convergir em criaturas morais e adoráveis como os seres humanos é uma prova de que o processo evolutivo é obra de Deus. Já o agnóstico Dawkins disse que o poder criativo da evolução reforçou sua convicção de que vivemos num mundo puramente material. (Rodrigo Cavalcante. “Procura-se Deus”. https://super.abril.com.br, 31.10.2016.) O conflito de opiniões entre os dois cientistas ilustra a oposi- ção entre (A) duas visões filosoficamente baseadas na metafísica. B) duas visões anticientíficas sobre a origem do Universo. ) ) C) um ponto de vista ateu e um enfoque materialista. D) duas interpretações diferentes sobre o evolucionismo. ) ( ( ( (E) dois pontos de vista teológicos acerca da origem do Universo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEMA - 2022)Número Original: 31Código: 11657730

PAES - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões com imagens (filosofia).g Relações de sentido entre a escravidão na Grécia antiga e o conceito de racismo .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2022
Exibir texto da questão

Estudos contemporâneos sobre o racismo delineiam uma conexão genealógica entre escravidão grega e o racismo, conforme a charge. SS = PELO Fim DA— q : Lo DO E Test AN IDA EUA DA EM MASSA, EXTERMÍNIO GEN pato) - DO JOVEM NEGRO E DA DESIGUALDA BE RACIAL E DE GENERO? NV) puxocen nn = http://wwwjuniao.com.br/chargecartum/ A relação entre os dois conceitos está contemplada na seguinte afirmativa: a) Para Aristóteles, a escravidão é determinada pela natureza, pois o senhor se sobrepõe ao escravo, sendo os gregos superiores aos outros povos. O racismo se estrutura pela discriminação de raças inferiores, definidas por outras superiores. b) Para Platão, o escravo é uma necessidade para a cidade, de tal modo que o senhor deve impor sua vontade para que o escravo a execute. O racismo refuta a sobreposição do indivíduo ao outro, pois o conceito surge na modernidade, alicerçado nos pilares: fraternidade, igualdade e liberdade. c) Em Aristóteles, é impossível o escravo ser livre, pois a natureza o define sempre por escravo: um ser inferior. No racismo, a raça branca ignora a liberdade, por entenderem que essa é um desejo só de raças inferiores. d) Em Platão, o escravo grego habita o ambiente doméstico, o que favorece ao cidadão pensar as novas formas da cidade perfeita. O racismo é próprio de pessoas conservadoras, como os gregos, que imaginam o modelo da sociedade perfeita. e) Para Aristóteles, os escravos eram prisioneiros de guerra com uma natureza corporal privilegiada. O racismo é a determinação dos homens mais capacitados (biogenética e economia) em relação às outras raças, como os asiáticos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2023)Número Original: 16Código: 14167892

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Filosofia e cultura.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?