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1(UNESP - 2018)Número Original: 34Código: 7002178

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Questões com causas ou consequências (Hist.) Significados da colonização europeia das ilhas do Caribe para toda a América.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Os problemas ocorridos na colonização das ilhas do Caribe podem ser considerados “exemplares para toda a América”, pois geraram (A) a identificação de uma grande oportunidade, para nativos e europeus, de conviver com outros povos e desenvolver a tolerância e o respeito a valores morais e culturais diferentes. (B) o temor, nos indígenas, diante da ambição europeia e a percepção, pelos europeus, da dificuldade de estru- turar o empreendimento colonial e manter o controle de terras e povos tão distantes. (C) o início de um longo conflito entre os europeus e as populações nativas, que provocou perdas humanas e financeiras nos dois lados, inviabilizando a exploração comercial da América. (D) a formação de uma elite colonial que recusava subme- ter-se às ordens das coroas europeias e dispunha de plena autonomia na produção e comercialização das mercadorias. m o reconhecimento, pelos europeus, da necessidade de instalação de feitorias no litoral para a segurança dos viajantes e a aceitação, pelos nativos, da hege- monia dos conquistadores.


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2(UNESP - 2018)Número Original: 36Código: 7002182

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Participação da Igreja Católica na montagem da empresa colonial na América portuguesa e espanhola.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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“À instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e pró- xima dos autóctones” contribuiu para a dominação espa- nhola e portuguesa da América, uma vez que os religiosos (A) mediaram os conflitos entre grupos indígenas rivais e asseguraram o estabelecimento de relações amistosas destes com os colonizadores. (B) aceitaram a imposição de tributos às comunidades indígenas, mas impediram a utilização de nativos na agricultura e na mineração. (C) toleraram as religiosidades dos povos nativos e assim conseguiram convencê-los a colaborar com o avanço da colonização. (D) rejeitaram os regimes de trabalho compulsório, mas estimularam o emprego de mão de obra indígena em obras públicas. (E) desenvolveram missões de cristianização dos nativos e facilitaram o emprego de mão de obra indígena na empresa colonial.


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3(UNICAMP - 2021)Número Original: 1Código: 9157556

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Semelhanças e diferenças na construção do imaginário dos sistemas coloniais dos europeus na Idade Moderna.f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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As imagens produzidas por artistas europeus, tal como vemos na pintura do holandês Jan Davidsz de Heem, tiveram um papel importante na construção do conceito de exótico no imaginário da Europa na época moderna. (Jan Davidsz de Heem. Natureza Morta com Papagaios. The Ringling Museum, fim da década de 1640.) Naquele contexto, a pintura apresentava itens obtidos quando se exploravam e se colonizavam países em cantos distantes do mundo. A natureza (os elementos que a representam) é, assim, quase um estudo científico e, novamente, uma alusão à abundância obtida graças ao vitorioso comércio holandês. (Adaptado de Rolf Winkes. Natura Morta. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 10: 145-161, 2000. p. 149.) Os colonizadores exerceram diversas operações que levaram à configuração de um novo universo de relações intersubjetivas de dominação entre a Europa e as demais regiões e populações do mundo, às quais estavam sendo atribuídas, no mesmo processo, novas identidades geoculturais. (Adaptado e traduzido de Anibal Quijano. Colonialismo, eurocentrismo y América Latina. In Colonialidad del saber: eurocentrismos e ciencias sociales. Buenos Aires, CLACSO. 2005, p. 209.) a) O exótico é estabelecido a partir de uma relação assimétrica entre universos diferentes. Justifique por que a imagem ao lado apresentaria características “exóticas” e relacione essa adjetivação ao pensamento colonial da época. b) Apresente uma semelhança e uma diferença entre a experiência colonial holandesa e a portuguesa.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 12Código: 10929

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Exploração e Produção de Recursos Naturais (Mercantilismo)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias do que na Hispaniola em quatro anos, e que as terras da região não podem ser mais bonitas nem mais bem lavradas. Ali, se quiserem podem mandar extrair à vontade. Carta ce Colombo aos reis da Espanha, julho de 1503. Apud AMADO, J.; FIGUEIREDO, LC. Colombo e a América: quinhentos anos depois, São Peulo: Atual, 1991 (adaptado) O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico. promoção das guerras justas para conquistar o território. imposição da catequese para explorar o trabalho africano. opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico. vovoo fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.


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5(UNESP- SP - 2016)Número Original: 35Código: 6388041

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do sistema de produção das plantations implementada pelos europeus no contexto dos sistemas coloniais da Idade Moderna .f Américas.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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As “plantations da América’, citadas no texto, correspon- dema (A) um esforço de coordenação da colonização ao redor do Atlântico, com a aplicação de modelos econômicos idênticos nas colônias ibéricas da América e da costa africana (B) uma estratégia de valorização, na colonização da América e na África, das atividades agrícolas base- adas em mão de obra escrava, com a consequente eliminação de toda forma de artesanato e de comér- cio local. (C) um modelo de organização da produção agrícola ca- racterizado pelo predomínio de grandes propriedades monocultoras, que utilizavam trabalho escravo e des- tinavam a maior parte de sua produção ao mercado extemo. (D) uma forma de organização da produção agrícola, implantada nas colônias africanas a partir do sucesso da experiência de povoamento das colônias inglesas na América do Norte. (E) uma política de utilização sistemática de mão de obra de origem africana na pecuária, substituindo o traba- lho dos indígenas, que não se adaptavam ao seden- tarismo e à escravidão.


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