Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Guerras na Idade Contemporânea
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEMA - 2015)Número Original: 6Código: 7892909

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Aspectos e características do conflito territorial entre a Alemanha e a França no contexto da Primeira Guerra Mundial.g Aspectos e características do conflito territorial existente na guerra Franco-Prussiana do século XIX.g Questões com Mapas (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2015
Exibir texto da questão

MAPA DA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA A ação da Prússia na condução do processo de DINAMARCA) SUÉCIA E unificação da Alemanha foi eficaz e, conforme pode ser observado na legenda do mapa ao lado, cronologicamente rápida. A anexação dos territórios que pertenciam à Dinamarca, ao Império Austro- hungaro e à França, todavia, só foi viabilizada por meio de intensos conflitos militares que, embora tenham ocorrido no século XIX, foram de fundamental importância para a definição das alianças que se enfrentaram na | Guerra Mundial (1914-1918). RUSSIA Com base no mapa da Unificação Alemã, explique 0 1 Prússia em 1556 Arivccnplis da Schtonivig-Hodoiain (i888 conflito territorial envolvendo França e Alemanha | temtórios franceses anexados [Wf incorporagdes em 1266 presente na Guerra Franco-Prussiana e na | Guerra Pe ra E ev Brae entra [ara En Er irao LIRA TAI CCl Estados do Sul fe Contaderação Germânica do Norte (1867-1871) Mundial. Fonte: PEDRO, Antonio et al. História sempre presente. Vol. 3. São Paulo: FTD, 2010.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2017)Número Original: 4Código: 6991205

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Conjuntura política, econômica e cultural do mundo a partir do final do século XIX Período entreguerras.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

Não apenas a ameaça de confronto nuclear, mas a realidade do conflito militar, formam uma parte básica do “lado sombrio” da modernidade no século atual. O século XX é o século da guerra, com um número de conflitos militares sérios envolvendo perdas substanciais de vidas consideravelmente mais alto do que em qualquer um dos dois séculos precedentes. No presente século, até agora, mais de 100 milhões de pessoas foram mortas em guerras, uma proporção mais alta da população do mundo do que no século XIX, mesmo considerando-se o crescimento geral da população. (Anthony Giddens. As consequências da modernidade, 1991.) As duas Grandes Guerras do século XX tiveram, em alguns aspectos, causas semelhantes. Cite dois fatores comuns que desencadearam tais guerras e cite duas razões de suas naturezas destruidoras.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 52Código: 17724

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Segunda Guerra Mundial (Hist.) Intradisciplinar Primeira Guerra Mundial
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

“Morrer pela Pátria, pela Idéia! [...] Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante [...] Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é um ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.” Da carta de um jovem voluntário da República Social Fascista, de 1943 A respeito do contexto em que se inserem as Grandes Guerras Mundiais do século XX, considere I, II e III a seguir. I. Os conflitos econômicos, sociais e ideológicos entre as principais potências capitalistas, tanto no período anterior a 1914, quanto naquele que antecede à Segunda Guerra, levaram à disputa imperialista e à corrida armamentista. II. Nas origens dos dois grandes conflitos mundiais, podemos identificar a intensificação da propaganda nacionalista e a formação de um sistema de alianças político-militares entre as nações imperialistas. III. Nas duas guerras, o conflito armado entre as potências imperialistas, apesar do pesado custo em termos de vítimas, conseguiu solucionar os problemas econômicos, as divergências e os ressentimentos entre as nações beligerantes. Desse modo, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente II e III estão corretas. e) somente Ie II estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 38Código: 4466

Primeira Fase - Prova Q e Z

Processos e fatos históricos sobre a Guerra do Vietnã na segunda metade do século XX .f Vietnã.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Exibir texto da questão

Para muitos norte-americanos, Vietnã é o nome de uma guerra, não de um país. Os vietnamitas parecem figuras sombrias, sem nome nem rosto, vítimas desamparadas ou agressores cruéis. A história começa apenas quando os Estados Unidos entram em cena. (Adaptado de Marvin E. Gettleman et. alli (Ed.), Vietnam and America: a documented history. New York: Grove Press, 1995, p. xiii.) Esse desconhecimento dos norte-americanos quanto a seus adversários na Guerra do Vietnã pode ser relacionado ao fato de os norte-americanos a) b) d) promoverem uma guerra de trincheiras, enquanto os vietnamitas comunistas movimentavam seus batalhões pela selva. Contando com um forte apoio popular, os Estados Unidos permaneceram por anos nesse conflito, mas não conseguiram derrotar os vietnamitas. invadirem e ocuparem o território vietnamita, desmantelando os batalhões comunistas graças à superioridade americana em treinamento militar e armamentos. Apesar do apoio popular à guerra, os Estados Unidos desocuparam o território vietnamita. desconhecerem as tradições dos vietnamitas, organizados em torno de líderes tribais, que eram os chefes militares de seus clãs. Sem ter um Estado como adversário, o conflito se arrastou e, sem apoio popular, os Estados Unidos acabaram se retirando. encontrarem grande dificuldade em enfrentar as táticas de guerrilha dos vietnamitas comunistas, que tinham maior conhecimento territorial. Após várias derrotas e sem apoio popular em seu próprio país, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Vietnã.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEL - 2023)Número Original: 6Código: 12907361

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Construção de memória nas expressões artísticas sobre a Segunda Guerra Mundial e o lançamento das primeiras bombas atômicas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

A imagem a seguir foi produzida pela fotógrafa japonesa Miyako Ishiuchi (1947-) e publicada em 2008 e tem como base a peça de roupa de uma vítima da bomba atômica na cidade de Hiroshima em 1945. bo al ISHIUCHI, Miyako. Hiroshima. Tokyo: Shueisha, 2008. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre Segunda Guerra Mundial e Memoria, considere as afirmativas a se- guir. Il. A construção da memória histórica transcende o epi- sódio da bomba atômica sobre Hiroshima, envolvendo discursos que passam por linguagens de diferentes naturezas. H. Embora a imagem seja relevante para a produção do conhecimento histórico, ela é desconsiderada como fonte primária, na medida em que a História é feita com base em documentos escritos. HI. Idênticas em termos de composição atômica, as bom- bas nucleares encerraram a Segunda Guerra Mundial em 1945, sendo consideradas armas pacificadoras por norte-americanos e japoneses. IV. A ambiguidade é uma das possibilidades de conheci- mento por meio da arte, e a fotografia de Miyako Ishiu- chi permite a percepção do contraste entre a leveza e o fato histórico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?