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Resultados

1(UECE - 2021)Número Original: 1Código: 11453564

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Concepções políticas e teológicas de Espinosa sobre imanência .f
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Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
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Atente para o seguinte excerto do Tratado teológico-político de Baruch Espinosa: “Tudo o que até agora afirmei resulta da própria Escritura. E em parte alguma eu li que Deus apareceu a Cristo, ou que lhe falou, mas sim que ele foi revelado por Cristo aos apóstolos, que Cristo é o caminho da salvação e, finalmente, que a lei antiga foi anunciada por um anjo e não diretamente por Deus etc. Por conseguinte, enquanto Moisés falava com Deus face a face, tal como um homem fala habitualmente com um seu companheiro (isto é, mediante os seus corpos), Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”. Espinosa, B. Tratado teológico-político, capítulo I: Da profecia. Trad. bras. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Considerando os trechos “Moisés falava com Deus face a face” e “Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”, é correto concluir que A) Moisés teve um conhecimento imaginativo de Deus e Cristo, intuitivo. B) Moisés teve um conhecimento racional de Deus e Cristo, intuitivo. C) Moisés teve um conhecimento racional de Deus e Cristo, imaginativo. D) Moisés teve um conhecimento imaginativo de Deus € Cristo, racional.


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2(UFPR - 2023)Número Original: 66Código: 13024099

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico de Espinosa .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Os homens supõem comumente que todas as coisas da natureza agem, como eles mesmos, em consideração de um fim, e até chegam a ter por certo que o próprio Deus dirige todas as coisas para determinado fim, pois dizem que Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que lhe prestasse culto. (ESPINOSA, B. Ética. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro |. Apêndice. p. 117. Coleção Os Pensadores.) Nesta passagem, Espinosa: a) b) c) d) e) critica os homens por orientarem suas ações em consideração de um fim. defende que a natureza foi criada tendo-se em vista fins desconhecidos pelos homens e conhecidos apenas por Deus. descreve o modo de pensar que impede os homens de produzirem uma explicação adequada dos eventos naturais. explica por que se deve buscar conhecer os fins em vista dos quais todas as coisas foram criadas por Deus. oferece as razões pelas quais é impossível separar a ciência da religião.


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3(UFPR - 2023)Número Original: 2Código: 13024289

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de Filosofia

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico de Espinosa .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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a) b) “Tive o cuidado, onde quer que me desse ocasião, de remover os prejuízos que poderiam estorvar a aceitação de minhas demonstrações. [...] Todos os prejuízos que me cumprem indicar dependem de um só, a saber: os homens supõem comumente que todas as coisas da natureza agem, como eles mesmos, em consideração de um fim, e até chegam a ter por certo que o próprio Deus dirige todas as coisas para determinado fim, pois dizem que Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que lhe prestasse culto.” ESPINOSA, B. Ética. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro |. Apêndice. p. 122-123. Coleção Os Pensadores. Considerando a passagem acima e a obra de que foi retirada, responda: O que é, de acordo com Espinosa, um prejuízo? Qual prejuízo o autor se propõe a combater e por que é importante combater esse prejuízo?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UEL - 2018)Número Original: 45Código: 9450333

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Fundamentos teóricos sobre os conceitos de paixão e afecção no pensamento filosófico de Espinosa .f
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Questão de Vestibular - UEL 2018
Questão de Vestibular - UEL 2018
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Vimos, assim, que a Alma pode sofrer grandes transfor- mações e passar ora a uma maior perfeição, ora a uma menor, paixões estas que nos explicam as afecções de alegria e de tristeza. Assim, por alegria, entenderei, no que vai seguir-se, a paixão pela qual a Alma passa a uma perfeição maior; por tristeza, ao contrário, a paixão pela qual a Alma passa a uma perfeição menor. (ESPINOSA, B. Ética. Trad. Antonio Simões. Lisboa: Relógio D'Água, 1992. p. 279). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pro- blema da paixão e da afecção em Espinosa, assinale a alternativa correta. a) A tristeza é uma ação da alma, consistente na afecção causada por uma paixão, por meio da qual a alma visa a própria destruição. b) As transformações da alma, seja o aumento ou a di- minuição de intensidade, fazem coexistir paixões con- trárias. c) O aumento de perfeição, característico de afecção da alegria, vincula-se ao esforço da alma em perceber-se com mais clareza e distinção. d) Tristeza e alegria são denominadas paixões porque resultam da ação de distintas dimensões da alma, res- ponsáveis pela produção dessas afecções. e) Se uma coisa aumenta a potência de agir do corpo, a ideia dessa mesma coisa diminuirá a potência de pensar da nossa alma.


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5(UECE - 2019)Número Original: 12Código: 7856033

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Concepções filosóficas sobre a liberdade divina no pensamento de Espinosa .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Leia com atenção a seguinte passagem: “Diz-se livre a coisa que existe exclusivamente pela necessidade de sua natureza e que por si só é determinada a agir. E diz-se necessária, ou melhor, coagida, aquela coisa que é determinada por outra a existir e a operar de maneira definida e determinada”. SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e Notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, parte I, definição 7, p. 13. — Texto adaptado. Sobre a questão da liberdade divina e humana em Spinoza, considere as seguintes afirmações: I. Somente Deus é livre. II. A liberdade de Deus consiste em determinar-se por si só a operar. HI. O homem é coagido, pois é determinado por outra coisa a operar de maneira definida e determinada. É correto o que se afirma em A) I, Ie III. B) Ile III apenas. C) IelIIapenas. D) Ie III apenas.


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