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1(UECE - 2023)Número Original: 20Código: 12798207

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamentos teóricos da concepção dialética sobre o movimento do real no pensamento de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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“O que caracteriza o conhecimento dialético é que o verdadeiro (Hegel), o racional e o concreto (Hegel, Marx) são o resultado de um movimento de pensamento. Resultado do que Hegel chama de “trabalho do conceito”, que mostra progressivamente, a partir das determinações mais simples e abstratas do conteúdo, suas determinações cada vez mais ricas, complexas e intensas, até o ponto de sua unidade, que não é uma unidade formal, mas uma unidade sintética de múltiplas determinações”. MULLER, Marcos Lutz. A dialética como método de exposição em O capital. Belo Horizonte: Boletim da SEAF, 1982 (mimeo). (Texto adaptado). A partir da citação anterior, é correto concluir que, para a dialética, o esforço do pensamento conceitual em acessar e conhecer a realidade, deve resultar em um A) conhecimento parcial dessa mesma realidade. B) saber intuitivo e imediato da unidade do real. C) conhecimento em totalidade dessa realidade. D) fracasso, pois o real se move progressivamente.


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     B     
     C     
     D     
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2(UECE - 2021)Número Original: 2Código: 11453576

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
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“Não existe, para Hegel, o momento em que a arte morre, ou deixa de ser arte. O que ele concebe é apenas o movimento da perda de uma espécie de “tarefa! originária da intuição estética enquanto lugar de plenitude ou de satisfação plena do espírito.” Gonçalves, Márcia C. F. A morte e a vida da arte. In: Kriterion, vol. 45, nº 109, Jan./Jun. 2004. Segundo a interpretação acima apresentada, o tema da “morte da arte”, em Hegel, pode ser corretamente entendido da seguinte forma: A) A arte permanece empiricamente, realmente, mas deixa de dar a conhecer a realidade do espírito. B) Somente algumas obras de arte, que imitam as originárias, ainda permitem conhecer o espírito. C) A arte permanece como representação sensível do espírito, mas há formas mais elevadas de conhecimento dele. D) Face à complexidade da presente vida social, espiritual, esta não pode mais ser representada artisticamente.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UECE - 2022)Número Original: 18Código: 11854538

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“A tarefa da bela aparência artística, segundo Hegel, é libertar-nos da aparência sensorial impura e grosseira. No quadro de um mestre holandês, não é a exata reprodução dos objetos que nos agrada: é que a 'magia da cor e da iluminação” transfigura as pobres coisas naturais que são representadas; é que as cenas prosaicas de quermesses e bebedeiras são metamorfoseadas num ‘domingo da vida’; é que a ‘bela aparéncia’ torna fascinante o que, na vida, nos deixava indiferentes. Assim, a representação artística é uma negação sorrateira do sensível: ante os nossos olhos, o sensível se torna o que ele não é. Mas, é claro, é sempre ante nossos olhos que se efetua essa transmutação; é sempre no sensível que a arte critica o sensível. E porque a obra de arte se apresenta necessariamente numa matéria sensível, ela não pode ser ‘o modo de expressão mais elevado da verdade”. O fato de a obra de arte se dirigir à aísthesis (sensibilidade) constitui, para Hegel, tanto a sua essência como a sua limitação.” LEBRUN, G. A mutação da obra de arte. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 332-333 - Adaptado. Conforme o texto acima, é correto afirmar que, para Hegel, a arte não pode ser o modo de expressão mais elevado da verdade, porque A) ultrapassa o sensível, tornando-se conceitual. B) não abrange toda a realidade por ser sensível. C) se limita à pura e grosseira realidade sensível. D) modifica o sensível, produzindo uma ilusão.


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4(UECE - 2022)Número Original: 10Código: 11855021

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“Para Hegel, a arte apresenta a realidade e a liberdade do espírito na forma sensível. Ela apresenta imediatamente, na forma sensível, toda a gama de relações humanas, com seus sentimentos, ações, paixões, conflitos, estados etc. Diferentemente, a filosofia apreende toda essa mesma realidade e liberdade das relações humanas no pensamento, a partir do pensamento, no conceito.” SILVA FILHO, A. V. Poesia e prosa: Arte e filosofia na Estética de Hegel. Campinas, SP: Pontes, 2008. - Adaptado. Com base na citação acima, compreende-se a metáfora hegeliana da “morte da arte” no sentido de que A) aarte, por ser sensível, deve perecer como tudo o que é sensível perece. B) a apresentação sensível do real na arte é superada pela apresentação conceitual. C) aarte é falsa: por ser sensível, não consegue apresentar a verdade do real. D) o real apresentado sensivelmente pela arte é diferente do real conceitualizado.


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5(UECE - 2022)Número Original: 9Código: 11855030

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamentos teóricos da concepção dialética sobre o movimento do real no pensamento de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“A contradição aparece em todo desenvolvimento. O desenvolvimento da árvore é a negação da semente, e a floração é a negação das folhas, pois estas não marcam a mais alta e verdadeira existência da árvore; por último, a floração é negada pelo fruto. Mas este último não pode chegar à atualidade sem a precedente existência dos outros estágios.” HEGEL, G. W. F. Introdução à história da filosofia. Trad. port. Antônio Pinto de Carvalho. Coimbra: Arménio Amado, 1961. - Adaptado. Em sua concepção dialética, Hegel explica o desenvolvimento do real, usando os termos “negação”, “contradição” e “atualidade”, porque A) o desenvolvimento da realidade só é possível com a negação da contradição, que o impede. B) a contradição, que impulsiona o desenvolvimento, só deixa de existir na atualização das potências. C) a contradição presente na realidade nega-a em seu estágio anterior e a eleva a outro estágio. D) a atualização das potências da realidade é contraditória com a negação dos estágios anteriores.


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