Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Imunização Ativa
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEL - 2015)Número Original: 2Código: 9375831

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Motivos da vacinação contra HPV não substituir os métodos preventivos .f Características dos processos imunológicos no organismo pelo uso de vacinas .f Mecanismos gerais de produção de vacinas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2015
Exibir texto da questão

a) b) O Papilomavírus Humano, ou HPV, é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo do útero, sendo a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. O vírus do HPV é transmitido por meio de relação sexual pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de cancer de colo do útero em todo o mundo. (Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, explique por que a vacinação contra o HPV não substitui a realização de exames preventivos nem o uso do preservativo nas relações sexuais. Explique como uma vacina é produzida e descreva as alterações que ela provoca no sistema imunológico de uma pessoa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(USP - 2019)Número Original: 34Código: 6983309

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação por tabelas (Biologia).t Causas da baixa adesão à vacina na sociedade .f Mecanismos gerais de produção de vacinas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Desde 2013, a cobertura vacinal para doenças como caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite vem caindo ano a ano em todo o país, devido, entre outros motivos, | . Contudo, sabe-se que a vacina é o único meio de prevenir essas doenças e consiste na inoculação de | As lacunas le Il podem ser corretamente preenchidas por: (A) à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde pública. anticorpos que estimulam uma resposta imunológica passiva contra uma doença específica, em pessoas saudáveis. (B) a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo. vírus patogênicos modificados em laboratório, causando a cura pela competição com os vírus não modificados da pessoa doente. (C) a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo. antígenos do agente patogênico, estimulando uma resposta imunológica ativa, em pessoas saudáveis. (D) ao alto custo dessas vacinas, não coberto pelo sistema público, o que as torna inacessíveis a grande parte da população. antígenos do agente patogênico para garantir a cura em um curto espaço de tempo, em pessoas doentes. (E) à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde pública. anticorpos específicos produzidos em outro organismo, que se multiplicam e eliminam o agente patogênico, em pessoas doentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNIFESP - 2019)Número Original: 2Código: 9494566

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características dos processos imunológicos no organismo pelo uso de vacinas .f Uso de figuras (Biologia).t Características da produção de vacinas com ovos embrionários .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIFESP 2019
Exibir texto da questão

Quem tem alergia ao ovo pode tomar a vacina da gripe”? Se fizerem parte dos grupos de risco, os alérgicos podem (e devem) tomar a vacina Por anos, os médicos contraindicaram o imunizante para quem está proibido de ingerir esse alimento. Mas as reco- mendações mudaram no ano passado. Alex Silva / AZ2 Estúdio “Nos últimos anos, tivemos avanços na produção da vacina que permitiram reduzir substancialmente os traços de ovo na produção das doses”, esclarece a coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Com essa evolução, a probabilidade de um evento adverso alérgico ficou muito pequena, quase nula. (https://saude.abril.com.br, 31.05.2018. Adaptado.) a) Explique por que, no processo de produção da vacina, são utilizados ovos embrionados nos quais os vírus são inoculados. b) Excluídos os casos dos alérgicos ao ovo, muitas pessoas ainda relutam em se vacinar contra a gripe, alegando, erroneamente, que o vírus presente na vacina pode causar a doença no vacinado. Explique por que essa alegação é incorreta e explique por que a vacina protege o vacinado contra a gripe.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2019)Número Original: 14Código: 6988735

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Características do funcionamento imunológico das vacinas compostas por plasmídeos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

A vacina de DNA é composta por um plasmídeo que carrega um gene de interesse que codifica um antígeno. A administra- ção da vacina pode ser com seringa, via intramuscular, ou pelo sistema gene gun, que consiste no disparo sobre a pele de microesferas metálicas recobertas com os plasmídeos modicados. Uma vez na célula, o gene é expresso no plasmideo. | Plasmídeo = OU Patógeno modificado (http://pontobiologia.com.br. Adaptado.) a) De quais organismos os plasmídeos são obtidos? Que moléculas biológicas são empregadas no corte dos plasmídeos para a inserção do gene de interesse? b) Por que é necessário que o plasmídeo modificado entre no núcleo da célula para que a vacina funcione e promova a resposta imunológica”?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UFPR - 2020)Número Original: 4Código: 7945969

Primeira Fase

Características da vacinação do sarampo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
Exibir texto da questão

O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada. Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: a) À vacina do sarampo promove uma imunização passiva artificial nas pessoas que receberam as duas doses. b) As taxas de incidência e de transmissão do sarampo diminuem juntamente com a imunidade de grupo. c) À vacinação contra o sarampo, que não era mais necessária a partir de 2016, torna-se novamente importante com os novos casos identificados a partir de 2018. d) A queda na cobertura vacinal diminui a imunidade de grupo, o que aumenta a incidência e a taxa de transmissão do sarampo na população. e) À primeira dose da vacina de sarampo introduz anticorpos específicos, e a segunda dose, antígenos, caracterizando a imunização ativa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?