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1(USP- SP - 2006)Número Original: 1Código: 5965972

Segunda Fase

Textos Científicos (Interpretação de textos) Pronome Pessoal do caso Oblíquo

Questão de Vestibular - USP 2006
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Atribuir ao doente a culpa dos males que o afligem é procedimento tradicional na história da humanidade. A obesidade não foge à regra. Na Idade Média, a sociedade considerava a hanseníase um castigo de Deus para punir os ímpios. No século 19, quando proliferaram os aglomerados urbanos e a tuberculose adquiriu características epidêmicas, dizia-se que a enfermidade acometia pessoas enfraquecidas pela vida devassa que levavam. Com a epidemia de Aids, a mesma história: apenas os promíscuos adquiriram o HIV. Coube à ciência demonstrar que são bactérias os agentes causadores de tuberculose e da hanseníase, que a Aids é transmitida por um vírus e que esses microorganismos são alheios às virtudes e fraquezas humanas: infectam crianças, mulheres ou homens, não para puni-los ou vê-los sofrer, mas porque pretendem crescer e multiplicar-se como todos os seres vivos. Tanto se lhes dá se o organismo que lhes oferece condições de sobrevivência pertence à vestal ou ao pecador contumaz. () Drauzio Varella, Folha de S. Paulo, 12/11/2005. a) Crie uma frase com a palavra “obesidade” que possa ser acrescentada ao final do 2° paragrafo sem quebra de coerência. b) Fazendo as adaptações necessárias e respeitando a equivalência de sentido que a expressão “Tanto se lhes dá (...)” tem no texto, proponha uma frase, substituindo o pronome lhes pelo seu referente.


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2(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - USP 2021
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Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


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3(USP- SP - 2006)Número Original: 4Código: 5965862

Primeira Fase - Grupo V

Pronome Pessoal do caso Oblíquo Pronome Pessoal do caso Reto

Questão de Vestibular - USP 2006
Questão de Vestibular - USP 2006
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No trecho “mas minha mãe botou ele por promessa”, o pronome pessoal foi empregado em registro coloquial É o que também se verifica em a) “- E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?” b) “- E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?” c) “- Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?” d) “- Me desculpe mas até parece doença, doença de pele” e) “-(..) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é


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