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Resultados

1(USP- SP - 2016)Número Original: 42Código: 6387637

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos sobre espécies de serpentes com hábitos diferentes que ocorrem em uma mesma floresta
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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A cobra-coral — Erythrolamprus aesculapii — tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca — Bothrops jararaca — tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes a) disputam o mesmo nicho ecológico. b) constituem uma população. c) compartilham o mesmo hábitat. d) realizam competição intraespecífica. e) são comensais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(USP- SP - 2007)Número Original: 81Código: 6440

Primeira Fase

Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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“Para compor um tratado sobre passarinhos é preciso por primeiro que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens. E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras. E que haja por perto brejos e iguarias de brejos. É preciso que haja insetos para os passarinhos. Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis. A presença de libélulas seria uma boa. O azul é importante na vida dos passarinhos porque os passarinhos precisam antes de ser belos ser eternos. Eternos que nem uma fuga de Bach.” De passarinhos. Manoel de Barros No texto, o conjunto de elementos, descrito de forma poética em relação aos passarinhos, pode ser associado, sob o ponto de vista biológico, ao conceito de a) bioma. b) nicho ecológico. c) competição. d) protocooperação. e) sucessão ecológica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(USP- SP - 2015)Número Original: 2Código: 5802129

Segunda Fase - Terceiro dia

Níveis de Organização em Ecologia Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Analise o gráfico abaixo, relativo à mortalidade de fêmeas fért septemspinosa) em água aerada, em diferentes temperaturas e sa do camarão-da-areia (Crangon idades, durante determinado período. DRC Cas Temperatura (°C) ETTA CC Calas 10 15 20 25 30 35 40 45 idade (5%) Begon, M., Townsend, C. R. & Harper, J. |. Ecologia: de indivi- duos a ecossistemas. Artmed. Porto Alegre, 2007. Adaptado. a) Qual dos seguintes conceitos — ecossistema, hábitat, nicho ecológico — está implícito nesse gráfico? b) Os dados de mortalidade representados nesse gráfico referem-se a que nível de organização: espécie, população ou comunidade? c) Temperatura e salinidade são fatores abióticos que, nesse caso, provocaram mortalidade das fêmeas do camarão-da-areia. Cite dois fatores bióticos que também possam produzir mortalidade.


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