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1(USP- SP - 2014)Número Original: 10Código: 31097

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Rec
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinada quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Com o passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos. Considere as seguintes moléculas: 1. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores. Il Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores. 11. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas. IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores. Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em a) 1, apenas. b) Tell, apenas. ©) | le ll apenas. d) Ille IV, apenas. e) LIL Ielv.


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2(USP- SP - 2009)Número Original: 58Código: 6114

Primeira Fase

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for a) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro. digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro. c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese. digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva. e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta. b) s


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3(USP- SP - 2012)Número Original: 13Código: 5078

Segunda fase - Segundo dia

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
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A figura abaixo mostra alguns dos integrantes do ciclo do carbono e suas relações. Plantas a) Complete a figura reproduzida na página de resposta, indicando com setas os sentidos das linhas numeradas, de modo a representar a transferência de carbono entre os integrantes do ciclo. b) Indique o(s) número(s) da(s) linha(s) cuja(s) seta(s) representa(m) a transferência de carbono na forma de molécula orgânica. Atmosfera Animais 10 Fungos decompositores Combustíveis fósseis


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4(USP- SP - 2011)Número Original: 4Código: 5236

Segunda fase - Terceiro dia

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Rec
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Questão de Vestibular - USP 2011
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Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos últimos 100 anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta a) os níveis de carbono na atmosfera. b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho.


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5(USP- SP - 2007)Número Original: 3Código: 6358

Primeira Fase

Ciclo Biogeoquímico do Carbono
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO,), metano (CHs), óxido nitroso (N>0), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são sequestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO, da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no sequestro de carbono da atmosfera, é a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O; nas florestas tropicais. fixar o CO, da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas. c) converter o CO, da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. reter o CO, da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas. transferir o CO, atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal. b) s £


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