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1(USP- SP - 2009)Número Original: 68Código: 6086

Primeira Fase

Ligações Intermoleculares Polímeros Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peça original poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações de hidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, “cicatrizando” o corte. Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, é END No polímero supramolecular, / ew} GD | A An, cada grupo G esta unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em que x é, no máximo,


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2(USP - 2019)Número Original: 44Código: 6983333

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ligações Químicas Polímeros
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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A bola de futebol que foi utilizada na Copa de 2018 foi chamada Telstar 18. Essa bola contém uma camada interna de borracha que pertence a uma classe de polímeros genericamente chamada de EPDM. A fórmula estrutural de um exemplo desses polímeros é / Polímeros podem ser produzidos pela polimerização de compostos insaturados (monômeros) como exemplificado para o polipropileno (um homopolímero): mu) Os monômeros que podem ser utilizados para preparar o co- polímero do tipo EPDM, cuja fórmula estrutural foi apresentada, são (A) 4 =\ q NÔ “AL O (D) (E)


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3(USP - 2020)Número Original: 3Código: 7504828

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Estudos genéricos dos motivos e métodos das ligações iônicas não naturais .f
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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18 2 13 14 15 16 17 [He Be | BICINIOT[FI|Ne Mg|3 4 5 6 7 8 9 10 11 12} A¢| Si} P| S | Ce] Ar Ca| Sc] Ti | V | Cr }Mnj| Fe} Co} Ni} Cu} Zn} Ga} Ge} As | Se | Br | Kr Rb| Sr} Y | Zr | Nb| Mo} Tc | Ru} Rh| Pd} Ag| Cd} In| Sn} Sb]{ Te} I | Xe Cs} Ba] * | Hf} Ta} W{ Re| Os] Ir | Pt} Au] Hg] Té | Pb| Bi} Po} At} Rn Fr | Ra] **| Rf | Db} Sg} Bh] Hs} Mt] Ds} Rg} Cn} Nh] Fé | Mcj Lv | Ts | Og ajEjc ||» anu FP WYN F * | La} Ce} Pr | Nd} Pmi Sm} Eu} Gd} Tb | Dy| Ho} Er |} Tm] Yb{ Lu **) Ac| Th| Pa} U | Np} PujAm} Cm} Bk} Cf | Es | Fm| Md] No} Lr Pesquisadores (...) conseguiram controlar reações químicas de um modo inovador. Usaram feixes de laser para promover um esbarrão entre dois átomos e uni-los, criando uma molécula. Utilizando pinças ópticas (feixes de laser altamente focados capazes de aprisionar objetos microscópicos) os pesquisadores empurraram um átomo do elemento químico césio (Cs) contra um átomo de sódio (Na) até que colidissem. Um terceiro laser foi lançado sobre ambos, fornecendo energia extra para criar a molécula NaCs. Na natureza, as moléculas formam-se a partir da interação de átomos por acaso. Por suas características químicas, césio e sódio jamais originariam uma molécula espontaneamente. (...) Molécula criada em laboratório. Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/. Adaptado. Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que (A) o Cs é um elemento químico radioativo e, devido a essa característica química, a molécula de NaCs não se formaria sem esse modo inovador (L.2), que estabiliza o decaimento. (B) o raio atômico do Na é maior que o do Cs, portanto, a sua energia de ionização também é maior. O esbarrão (L.3) entre os átomos retira um elétron do Na, permitindo a ligação. (C) o terceiro laser (L.8) usado no experimento serviu para retirar um nêutron do Cs, tornando-o um cátion e possibilitando a reação com o Na. (D) na natureza, com esses elementos se esbarrando por acaso (L.10-11), a tendência seria formar CsNa, e não Nacs, justificando o caráter inovador do experimento. (E) oCse o Na não formariam uma molécula espontaneamente (L.11-12), uma vez que ambos têm grande tendência a formarem cátions e ligações iônicas. 10


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4(USP- SP - 2016)Número Original: 13Código: 6387602

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Relação entre o tipo de substância química e as teorias interatômicas (Mar de elétrons, Moléculas livres e compostos iônicos)
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Existem vários modelos para explicar as diferentes propriedades das substâncias químicas, em termos de suas estruturas submicroscópicas. Considere os seguintes modelos: 1. moléculas se movendo livremente; fons positivos imersos em um “mar” de elétrons deslocalizados; Il. íons positivos e negativos formando uma grande rede cristalina tridimensional. Assinale a alternativa que apresenta substâncias que exemplificam, respectivamente, cada um desses modelos. se nitrosê 5 cloreto de sódio a) | gásnitrogênio | | ferro sólido Side cloreto de sódio água li do sólid b) | água líquida iodo sólido Sólido se nitrosá cloreto de sódio 5 o) | gásnitrogênio | qo iodo sólido d) | água liquida ferro sólido diamante sólido e) | gás metano água líquida diamante sólido


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5(USP- SP - 2013)Número Original: 8Código: 4990

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Solubilidade Polaridade Polímeros Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Um funcionário de uma empresa ficou encarregado de remover resíduos de diferentes polímeros que estavam aderidos a diversas peças. Após alguma investigação, o funcionário classificou as peças em três grupos, conforme o polímero aderido a cada uma. As fórmulas estruturais de cada um desses polímeros são as seguintes: cooH o, Polimero | O-CH, HO 2 OH H Polimero Ill tornada OH OH OH OH OH OH OH Para remover os resíduos de polímero das peças, o funcionário dispunha de apenas dois solventes: água e n-hexano. O funcionário analisou as fórmulas estruturais dos três p: leros e procurou fazer a correspondência entre cada polímero e o solvente mais adequado para solubilizá-lo. A alternativa que representa corretamente essa correspondência é: Polímero | Polímero Il a) água n-hexano b) n-hexano água n-hexano c) n-hexano água água d) água água n-hexano e) água n-hexano n-hexano


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