Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - URCA - Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(URCA - 2023)Número Original: 4Código: 12877417

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Ceará.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

Il. HI. (URCA/2023.1) Segundo o historiador brasileiro, Fran- cisco José Pinheiro, a ocupação da capitania do Ceará pelos povos ibéricos ocorreu tardiamente, desorde- nando o modo como se estabeleciam os meios de produção já experimentados noutros territórios, como da Bahia. Desse modo, pode-se considerar, em se tra- tando da história da ocupação e dos confrontos em torno do território cearense que, a terra era, sobretudo, para alguns tantos, um território que se constituía em valor, símbolo e vida a calcinar identidades. Mas, para outros, uma ideia concreta de propriedade privada: Leia as afirmativas abaixo e em seguida marque a al- ternativa CORRESPONDENTE: . O confronto entre indígenas e lusitanos pode ser compre- endido em face do projeto de domínio português no Ceará. A pecuária foi considerada atividade subsidiária da produção açucareira que avançava pelas terras litorâneas. De acordo com a oralidade Tabajara da Serra da Ibiapaba, houve no início do século XVII, migrações dos povos indígenas do litoral da Bahia para a Capitania do Ceará. O conceito de território possui significados e compre- ensões distintos quando consideramos as diferenças entre o pensamento dos povos indígenas e o pensamento dos co- lonos portugueses. A) As afirmativas I, Il e IV estão incorretas. B) Todas as afirmativas estão corretas. C) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas. D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. E) Todas as afirmativas estão incorretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(URCA - 2023)Número Original: 5Código: 12877431

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Brasil.b Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

A) (URCA/2023.1) No excerto retirado da Carta Ânua, de 1695, do padre jesuíta, Asceno Gago missionário, lê-se: “É esta nação Tabajara, entre todas as do Brasil, a de me- lhor juízo. Não resolvem coisa alguma de importância sem consulta e para isso costumam ter em meio da aldeia uma casa de parlamento, aberta por todas as partes, para que todos os que queiram possam ouvir o que nela se deter- mina” (PINHEIRO, Francisco José. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. In: SOUSA, Simone (et al). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000, p. 20). A partir deste trecho do relato do padre jesuíta mis- sionário acerca da população tabajara, é CORRETO afirmar: Revela a visão preconceituosa do missionário diante os po- vos indígenas, ao passo que exerce comparativo de valor moral entre eles. O missionário observa e registra o modo de vida dos povos Tabajara, demarcando com legitimidade ci- entífica/histórica implementada pelo seu juízo de valor na definição das qualidades positivas e negativas dos povos indígenas. Apresenta eloquência e sensatez do missionário ao distin- guir a nação Tabajara como mais civilizada aos padrões lusitanos que outras nações indígenas. Considera o processo de decisão adotado pelos Tabajara, ao passo que o missionário dá legitimidade a visão eu- rocêntrica e inclui os povos Tabajara no processo civili- zatório tardio experimentado no Ceará. Revela a afirmação de que o povoamento indígena no Ceará se deu de forma tardia, sendo os povos da nação Ta- bajara fruto de imigração de outros territórios, como Per- nambuco.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(URCA - 2023)Número Original: 6Código: 12877445

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Ceará.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

Il. HI. IV. (URCA/2023.1) A partir de uma perspectiva da geo- história, a historiadora Maria Salete Souza, escreve em seu capítulo Ceará: bases de fixação do povoamento e o crescimento das cidades, “em se tratando do povo- amento do Ceará, até o final do século XVIII apenas doze vilas tinham sido instaladas, sendo elas: Aquiraz (1713); Fortaleza (1726); Icó (1738); Aracati (1748); Caucaia (1759); Viçosa do Ceará (1759); Crato (1764); Baturité (1764); Sobral (1773); Granja (1776); Quixe- ramobim (1789) e Guaraciaba do Norte (1796). (SOUZA, Maria Salete. Ceará: bases de fixação do povoamento e o crescimento das cidades. In: SILVA, José Bor- zacchiello (et al). 2. ed. Ceará: um novo olhar geográfico. 2. ed. Fortaleza: edições Demócrito Rocha, 2007, p. 19). Leia as afirmativas abaixo e em seguida, a considerar os aspectos do povoamento do Ceará, marque a alter- nativa CORRESPONDENTE. O desenvolvimento das primeiras vilas foi acelerado e elas foram favorecidas pela facilidade de localização a conectar Ceará, Pernambuco e a Bahia. As estradas surgiram a partir dos caminhos das boiadas. Em direção ao Cariri, a Estrada Geral do Jaguaribe permi- tiu o abastecimento das principais mercadorias ao interior do Ceará, oportunizando o escoamento da produção regio- nal. A fundação das primeiras vilas e cidades no Ceará tinha por objetivo implantar atividades administrativas, militar e religiosa, antes de atingir o nível de um centro de con- vergência da produção regional. Crato e Missão Velha, foram destaques na região Sul do Ceará, como centros de trocas comerciais importantes para o impulsionamento do cariri cearense. A) A afirmativa II está incorreta. B) A afirmativa IV está incorreta. C) A afirmativa III está incorreta. D) A afirmativa I está incorreta. E) Todas as afirmativas estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?