Leia o texto a seguir.
A sociedade só pode viver se existir uma homogeneidade suficiente entre seus membros; a educação
perpetua e fortalece esta homogeneidade gravando previamente na alma da criança as semelhanças essenciais
exigidas pela vida coletiva. No entanto, por outro lado, qualquer cooperação seria impossível sem uma certa
diversidade; a educação assegura a persistência desta necessária diversidade diversificando-se e especializando-
se a si mesma. [...].
[...] A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maturas
para a vida social. Ela tem como objetivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos,
intelectuais e morais exigidos tanto pelo conjunto da sociedade política quanto pelo meio específico ao qual ela
está destinada em particular. ;
DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 53-54.
De acordo com as ideias de Emile Durkheim contidas no texto, a educação deve funcionar como instrumento de
a) transformação da estrutura social.
b) indignação social contra normas e valores.
c) socialização dos sujeitos em um sistema social.
d) reforço da memória cultural do passado.
e) mobilização crítica contra as classes dominantes.