Morador da Ilha de Deus, Marcelo, um estudante de Ensino Médio, atravessa, quase todos os
dias, os canais que cortam a cidade, seja a pé pelas pontes, seja de jangada com seu pai. Bastante
curioso com a natureza, tem observado que existem poucos peixes no estuário e ouve sempre as
reclamações do seu pai, pescador, sobre o fato de os peixes estarem sumindo sempre por causa da
poluição. Ouviu também da professora que, nas marés baixas, o Rio Capibaribe está com pouco
oxigênio.
Num belo dia de sol, observou um imenso Camurupim na flor d'água e ficou curioso em perguntar
para a professora de Biologia como aquele peixe apareceu num rio, quase sem vida, escuro e fétido?
Como ele respira?
Qual alternativa apresenta a resposta CORRETA da professora?
a) Adaptação das brânquias para um ambiente anóxico ou com pouco oxigênio, otimizando a retirada
desse oxigênio no meio aquoso.
b) Respiração pulmonada, cuja estrutura da faringe e da traqueia, altamente vascularizadas, permite
retirar o oxigênio do ar atmosférico.
c) Trocas gasosas com o meio através da respiração cutânea, retirando oxigênio da água ou do ar
atmosférico.
d) Brânquias adaptadas para retirar o oxigênio do ar atmosférico, necessitando subir à superfície.
e) A bexiga natatória auxilia na respiração, suplementando a respiração branquial ao aspirar ar
atmosférico.