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1(UNITAU - 2019)Número Original: 14Código: 11577342

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Portugal.b Fatos e processos históricos relacionados com o colonialismo português do século XV ao século XX .f
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Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
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“Em fevereiro de 1709, Antonio de Almeida Pereira, morador da freguesia de N. S. de Nazaré, no sertão da Bahia, denunciou que, havia 3 ou 4 anos que naquele lugar Vicente Barboza, homem pardo, natural e morador na fazenda de Francisco Barreto [...] fazia coisas contra o divino culto e graves ofensas a Deus [...] como fazer altar em sua casa e em outras mais e de biju fazia a hóstia, aplicando-a a sua mulher estando ela enferma e orava a ela repetidas vezes, na sua casa e na de outros lavradores”. (Arquivo Nacional Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa) “Portugal, a partir do século XVI, havia se lançado numa expansão ultramarina para a África, o Brasil, o Oceano Índico e além, chegando à China e ao Japão. Essa experiência comercial e expansionista, de contato e conflito, causou um impacto na estrutura mental da sociedade portuguesa, criando algumas | atitudes inesperadas. Tal como a existência de minorias culturais ou religiosas dentro de Portugal, os contatos culturais no além-mar tinham um potencial de despertar intolerância e confrontos violentos, mas também apontavam para um possível convívio com povos de outros hábitos e costumes”. SCHWARTZ, S. Cada um na sua lei. São Paulo, Bauru, Companhia das Letras, Edusc, 2009, p. 148-149. Adaptado. Considerando os textos acima, sobre a religiosidade portuguesa no período colonial, é CORRETO afirmar: a) A doutrina da Reforma Protestante relativizou as crenças em Portugal e nas colônias, pois buscava o retorno ao cristianismo primitivo e outorgava maior importância ao aspecto interior que exterior da religião. b) A sociedade portuguesa, como a sociedade colonial, apresentava elementos de profunda religiosidade e também de ocasional heterodoxia ou de dissidência religiosa, que levou a atitudes consideradas heréticas. e) O convívio com o islamismo e com outras religiões, presentes nas regiões do império português, levou a um tipo de universalismo religioso ou relativismo das crenças e costumes nas colônias. d) A religiosidade colonial era diferente da cristandade romana devido a sua excentricidade em relação a Roma, gerando lacunas que foram ocupadas pelo pensamento reformado. e) A sociedade portuguesa, como a sociedade colonial, não incorporou formas populares de religiosidade e permaneceu profundamente marcada pela ortodoxia romana.


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