Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNITAU - Violência Urbana Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Violência Urbana
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2022)Número Original: 30Código: 11855064

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Violência Urbana
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

Em 2019, 66% das mulheres assassinadas no Brasil eram negras. Em termos relativos, enquanto a taxa de homicídios de mulheres não negras foi de 2,5, a mesma taxa para as mulheres negras foi de 4,1. Em 2009, o total de mulheres negras vítimas de homicídios foi de 2.419; em 2019, esse total passou para 2.468. No mesmo período, o número de mulheres não negras vítimas de homicídio foi de 1.636 e 1.196 mulheres, respectivamente. Os dados são do Atlas da Violência, produzido pelo Ipea e pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), publicado nesta terça-feira (31/08/2021). Conforme o Ipea, a partir da classificação de raça/cor do IBGE, considerou-se “negras” a soma das mulheres pretas e pardas, e “não negras” a soma das brancas, amarelas e indígenas. Observe o gráfico abaixo sobre a evolução da taxa de homicídios femininos por 100 mil mulheres, por raça/cor. 6,0 5.0 40 3,0 Taxa de Homicidios 2,0 1,0 0,054 T T T T T T T T T T 1 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 1|—~*—— Negras | 2}-»—— Nao Negras Atlas da Violência. Ipea/ Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2020. Adaptado A partir dos dados acima, é CORRETO afirmar que a) a evolução da taxa de homicídios femininos por raça/cor no gráfico acima mostra que a redução da violência letal dos últimos onze anos se traduziu na redução da desigualdade racial. b) em 2019, o risco relativo de uma mulher negra ser vítima de homicídio é cerca de 1,7 vezes maior do que o de uma mulher não negra. c) a menor taxa de homicídios entre mulheres negras e não negras foi em 2018, quando o risco relativo de uma mulher negra ser vítima de homicídio é de 1,7 vezes maior do que o de uma mulher não negra. d) a taxa de homicídio entre as mulheres negras e não negras reduziu na mesma proporção de cerca de 48,5%, no período entre 2009 a 2019. e) em onze anos, a taxa de mortalidade de mulheres não negras é cerca de 65,8% superior à de mulheres negras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2018)Número Original: 28Código: 10595614

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Violência Urbana
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

De acordo com o Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais e lançado nesta segunda-feira, 9 de novembro, o número de mulheres negras mortas cresceu 54% em 10 anos (de 2003 a 2013), enquanto que o número de mulheres brancas assassinadas caiu 10% no mesmo período. No total, 55,3% dos crimes contra as mulheres foram cometidos no ambiente doméstico, e em 33,2% dos casos os homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas. El País, 09/11/2015. Sobre a questão da violência contra as mulheres negras, é CORRETO afirmar: a) A violência contra as mulheres negras ocorre, pois, com medo de represálias, muitas delas têm receio de recorrer ao Estado em casos de violência, o que inviabiliza a fidedignidade das estatísticas que levam à criação de políticas públicas. b) Ao tratar as mulheres de forma homogênea, sem levar em conta os diferentes contextos enfrentados pelas negras e pelas brancas, o Estado tende a favorecer grupos privilegiados e a prejudicar grupos marginalizados. c) O maior número de homicídios envolvendo a população negra do país não tem relação direta com a ausência do Estado nos bairros mais pobres, pois são casos ocorridos em ambiente doméstico. d) A criação de políticas públicas de combate à violência não deve priorizar as mulheres negras, pois não se trata de uma questão racial, mas apenas de gênero, uma vez que as mulheres brancas, da mesma forma, sofrem violências. e) O Estado não deve priorizar a criação de políticas públicas de combate à violência contra a mulher, pois são as pessoas, individualmente, que decidem o que é um ato de violência, e não as instituições governamentais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?