Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNITAU - Aspectos das resistências políticas, sociais e econômicas contra a aprovação da Lei do Ventre Livre .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos das resistências políticas, sociais e econômicas contra a aprovação da Lei do Ventre Livre .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2017)Número Original: 20Código: 10527630

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Aspectos das resistências políticas, sociais e econômicas contra a aprovação da Lei do Ventre Livre .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Exibir texto da questão

A lei n. 2.040, de 28 de setembro de 1871, conhecida como Lei do Ventre Livre, ou Lei Rio Branco, é considerada um marco no processo abolicionista brasileiro e, assim como a Lei Euzébio de Queiroz (1850) e a Lei dos Sexagenários (1885), fez parte de um conjunto de medidas que buscavam equacionar o problema da escravidão no Império, culminando na promulgação da Lei Áurea em 1888. Se os negreiros do Parlamento não tratarem de libertar já estes pobres escravos de 60 anos, nós, o povo, os libertaremos (E esta a atual atitude do povo fluminense). Fonte: Revista Ilustrada, ano 10, n. 409, 11 de abril de 1885, p. 01 A charge acima mostra que, no Império brasileiro, houve grande resistência à lei que declarava livres os filhos nascidos de mulher escrava. Qual dos fatores elencados abaixo NÃO contribuiu para essa resistência? a) O pensamento corrente na época de que a escravidão cumpria um papel civilizador, devendo ser abolida não por lei, mas pela própria evolução da sociedade. b) O medo de uma guerra social que, segundo o pensamento do período, se seguiria após a abolição dos cativos. c) A oposição do imperador Pedro II, que via na permanência do trabalho escravo um dos principais fatores da riqueza do Império e da manutenção da ordem social. d) A questão da indenização dos proprietários de escravos, uma vez que, para seus senhores, os escravos representavam parte de sua propriedade. e) A previsão de um fundo de emancipação para promover anualmente a libertação de certos escravos, transformando as relações entre senhores e escravos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?