Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNITAU - Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2018)Número Original: 13Código: 10594620

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

Uma característica peculiar do desenvolvimento social do século XVIII [...] era o fato de que, apesar de toda a ênfase nas barreiras que dividiam os vários estados e classes, o processo de nivelamento cultural não pôde ser sustentado, e pessoas que, exteriormente, mostravam-se ansiosas por se manterem isoladas umas das outras, estavam ficando, interiormente, cada vez mais parecidas, de modo que, em última instância, havia meramente dois grandes grupos: as pessoas comuns e a comunidade daquelas que se situavam acima das pessoas comuns. As que pertenciam a esse segundo grupo compartilhavam os mesmos hábitos, o mesmo gosto e falavam a mesma linguagem. A aristocracia e a alta burguesia amalgamaram-se numa única elite cultural e, com isso, os antigos sustentáculos da cultura estavam dando e recebendo ao mesmo tempo. HAUSER, A., Hist6ria Social da Arte e da Literatura. Sao Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 502. Adaptado. A partir da leitura do texto, e considerando seus saberes sobre o tema, é CORRETO afirmar que, no século XVIII, a) se formou uma elite cultural, composta pela aristocracia e pela burguesia, de modo que classes antes bastante diferentes passaram a não mais existir. b) ocorreu o enfraquecimento do projeto da burguesia de projeção cultural, de forma que a aristocracia se apresentou como única elite. c) aconteceu uma aproximação entre as formas de pensar dos diferentes grupos sociais, de modo a não se estabelecerem novas elites culturais. d) houve um nivelamento cultural que possibilitou uma similaridade entre pessoas comuns, que passavam a ter mais direitos. e) passou a haver maior semelhança entre a alta burguesia e a aristocracia, que, ao se organizarem como uma elite cultural, se diferenciavam das pessoas comuns de classes sociais mais baixas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?