Os viajantes, missionários, administradores coloniais e
etnógrafos europeus, no passado, tenderam a fundir
múltiplas identidades em um único conceito de tribo. O uso
da palavra tribo para descrever as sociedades africanas
surgiu de um desejo de enaltecer o Estado-nação, ao
mesmo tempo em que sugeria a inferioridade inerente de
outros. Em resumo, conotava políticas primitivas que eram
menos desenvolvidas do que as políticas dos Estados-
nação.
(Adaptado de John Parker e Richard Rathbone, “A ideia de África”, em História
da África. Lisboa: Quimera, 2016, p. 56-58.)
Baseado no texto acima e em seus conhecimentos,
assinale a alternativa correta.
a) A formação e a difusão do conceito de tribo no
pensamento europeu acompanharam os avanços do
colonialismo na África no século XIX, legitimando o
domínio de seus povos por agentes oriundos de
nações que se consideravam civilizadas e superiores.
b) O conceito de tribo ganhou força no pensamento
ocidental, porque na Africa nao havia formações
políticas que cobriam grandes extensões territoriais
como na Europa. Ou seja, os europeus não
encontraram estruturas políticas acima das unidades
tribais.
c) As sociedades africanas eram organizadas a partir de
pequenas tribos lideradas por chefes guerreiros, o que
gerava fragmentação política e guerras, inviabilizando
nesse continente a formação de unidades políticas
complexas nos moldes europeus.
d) Em razão das tradições milenares e do respeito aos
ancestrais, as tribos eram unidades sociais e políticas
estáticas assentadas em uma identidade homogênea.
Os europeus comumente desrespeitavam todas essas
características na colonização.