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1(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 24Código: 4661

Segunda Fase

Manifestações e movimentos sócio-culturais.g Processo de Redemocratização

Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada “Linha de Montagem”, que fazia referência às recentes greves do ABC: As cabeças levantadas, Máquinas paradas, Dia de pescar, Pois quem toca o trem pra frente Também, de repente, Pode o trem parar. (http:/Avww.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm) a) Qual foi a importância das greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985? b) Aponte duas mudanças políticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.


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2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 89Código: 7507871

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos do contexto político e cultural brasileiros histórico relacionados com a produção cinematográfica das pornochanchadas durante o período do regime civil-militar.

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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A partir da segunda metade da década de 1960, a produção de um gênero cinematográfico extravagante ganha força no Brasil: a pornochanchada. Num primeiro momento esta se mostrou como uma comédia leve, apesar de algumas cenas de nudez parcial, mas logo evoluiu para o que já era praticado pelo resto do mundo: a exploração do erotismo e da sensualidade no Cinema para atender a um crescente mercado de consumo. (Adaptado de Ildembergue Leite de Souza e André Luiz Maranhão de Souza Leão, A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 242-262, dez. 2014.) Sobre a vida cultural no Brasil das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar que: a) O período ficou marcado pelo esvaziamento da cena cultural, com baixo dinamismo nos campos da produção teatral, musical e cinematográfica. Apenas os gêneros ligados ao erotismo se expandiram, por não serem considerados transgressores. b) A pornochanchada foi financiada pelo capital estrangeiro no Brasil durante o regime militar, pois a indústria cinematográfica, em razão dos seus altos custos, passou a ser fomentada sobretudo por empresas norte-americanas. c) O gênero pornochanchada pode ser considerado um movimento de contracultura por seu caráter de contestação política, através da linguagem chula, e por suas estreitas conexões com produtores culturais ligados à Tropicália. d) A explosão dos filmes do ciclo da pornochanchada e seu sucesso de público ocorreram em um contexto marcado, de um lado, pela revolução sexual, e, de outro, pela censura ao conteúdo veiculado no cinema e na TV.


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3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 17Código: 6991601

Segunda Fase

Aspectos e características do messianismo na resistência das populações pobres sobre a exploração na Primeira República.g Sentido político e cultural do surgimento do Cinema Novo no contexto da década de 60 no Brasil.g

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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17. O cineasta Orlando Senna conta a experiência de ver a primeira exibição do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha em 1964: “era uma plateia pequena e nós vimos pela primeira vez, pronto, o Deus e o Diabo na Terra do Sol, e foi aquele impacto pra vida inteira. Eu me lembro que quando o filme terminou de ser exibido, foi um silêncio enorme. Teve um silêncio, e depois de um tempo enorme, toda essa plateia chorando.” (Adaptado do filme O Guarani. Direção de Cláudio Marques e Marília Hughes. Salvador, 2008.) A partir do relato acima e de seus conhecimentos históricos, responda às questões. a) O filme de Glauber Rocha trata da figura do sertanejo, privilegiando o messianismo. Cite e explique dois elementos fundamentais do messianismo no Nordeste brasileiro entre as décadas de 1890 e 1930. b) O depoimento registra o impacto produzido pelo filme em sua primeira exibição, no dia 17 de março de 1964. Explique o significado cultural e político do Cinema Novo no Brasil dos anos 60.


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4(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 6Código: 6387446

Segunda Fase

Redemocratização no Brasil.g Relações históricas do preconceito nos discursos sobre as enfermidades ontem e hoje.g

Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Na década de 1980, um aspecto relevante do processo de construção da AIDS foi a localização de sua origem em territórios distantes. Mais uma vez se observa a atualização de antigas formas com as quais coletividades inteiras lidam com eventos, particularmente doenças, desconhecidos. Formas estas que geralmente incluem componentes racistas, religiosos e xenofóbicos. O surto de sífilis que acometeu a Europa no final do século XV, por exemplo, foi atribuído ao processo de navegação e ao corpo doente e poluído do indígena. Na história dos primeiros anos da AIDS, o continente africano foi apontado como um dos grandes responsáveis pela devastadora enfermidade. A descoberta de organismos semelhantes ao HIV em macacos desencadeou ondas especulativas nas quais o racismo pouco se escondia. (Adaptado de João Bôsco Hora Góis, Aids, Liberdade e Sexualidade, em Samantha Viz Quadrat (org.) Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, p. 230.) a) Explique por que enfermidades como AIDS e sífilis contribuiram para a produção de preconceitos. b) A década de 1980 foi o período de uma transição política no Brasil. Descreva dois aspectos dessa transição.


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