Busca de Exercícios - UNICAMP - Lei de Snell Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Lei de Snell
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 48Código: 6983908

Primeira Fase - Prova Q e X

Fórmula da lei de Snell (Sem incluir a questão da velocidade) (Aplicação simples) .f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Exibir texto da questão

Uma lente de Fresnel é composta por um conjunto de anéis concêntricos com uma das faces plana e a outra inclinada, como mostra a figura (a). Essas lentes, geralmente mais finas que as convencionais, são usadas principalmente para concentrar um feixe luminoso em determinado ponto, ou para colimar a luz de uma fonte luminosa, produzindo um feixe paralelo, como ilustra a figura (b). Exemplos desta última aplicação são os faróis de automóveis e os faróis costeiros. O diagrama da figura (c) mostra um raio luminoso que passa por um dos anéis de uma lente de Fresnel de acrílico e sai paralelamente ao seu eixo. Se sen(0,) = 0,5 e sen(0,) = 0,75, o valor do índice de refração do acrílico é de ar o. acrilico . £6, * 1 * * * * * * > ea fonte luminosa eixo da lente (C) a) 1,50. b) 1,41. c) 1,25. d) 0,66.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 16Código: 4200

Segunda Fase

UFO (Física) Lei de Snell Rec

Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Exibir texto da questão

O efeito de imagem tridimensional no cinema e nos televisores 3D é obtido quando se expõe cada olho a uma mesma imagem em duas posições ligeiramente diferentes. Um modo de se conseguir imagens distintas em cada olho é através do uso de óculos com filtros polarizadores. a) b) Quando a luz é polarizada, as direções dos campos elétricos e magnéticos são bem definidas. A intensidade da luz polarizada que atravessa um filtro polarizador é dada por / = hcos?e , onde h é a intensidade da luz incidente e 6 é o ângulo entre o campo elétrico E e a direção de polarização do filtro. A intensidade luminosa, a uma distância d de uma fonte que emite luz polarizada, é dada por h= Fo + em que P, é a potência da fonte. Sendo R, = 24 W, calcule a intensidade luminosa que And atravessa um polarizador que se encontra a d = 2 m da fonte e para o qual 6 = 60°. Uma maneira de polarizar a luz é por reflexão. o | | Quando uma luz não polarizada incide na interface — Raio incidente Raio refletido entre dois meios de índices de refração diferentes Pão polarizado Polarizado com o ângulo de incidência 6,5, conhecido como a ângulo de Brewster, a luz refletida é polarizada, como meio1 os mostra a figura ao lado. Nessas condições, 8, +8, = 90º, em que 6, é o ângulo do raio refratado. Sendo n,=1,0 o índice de refração do meio 1 e e 9, = 60º, calcule o índice de refração do meio 2. meio 2


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 12Código: 4592

Segunda Fase

Lei de Snell Rec Índice de Refração


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
Exibir texto da questão

Há atualmente um grande interesse no desenvolvimento de materiais artificiais, conhecidos como metamateriais, que têm propriedades físicas não convencionais. Este é o caso de metamateriais que apresentam índice de refração negativo, em contraste com materiais convencionais que têm índice de refração positivo. Essa propriedade não usual pode ser aplicada na camuflagem de objetos e no desenvolvimento de lentes especiais. a) Na figura é representado um raio de luz 4 que se propaga em um material convencional (Meio 1) com índice de refração n, =1,8 e incide no Meio 2 formando um ângulo à, =30º com a normal. Um dos raios B, C, D ou E apresenta uma trajetória que não seria possível em um material convencional e que ocorre quando o Meio 2 é um metamaterial com índice de refração negativo. Identifique este raio e calcule o módulo do índice de refração do Meio 2, n,, neste caso, utilizando a lei de Snell na forma: sen6, . Se necessário use 2= 14 e 3= 17. , | sen, = Meio 1 Meio 2 b) O índice de refração de um meio material, n, é definido pela razão entre as velocidades da luz no vácuo e no meio. A velocidade da luz em um material é dada por v= ——, em que & é a permissividade elétrica e u é a su permeabilidade magnética do material. Calcule o índice de refração de um material que tenha 2 Ns? e u=1,25x10* . Nm? t Cc E=2,0x10"! A velocidade da luz no vácuo é c =3,0x10° m/s.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.