Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Processos biotecnológicos e éticos sobre a natureza humana e suas possibilidades no século XXI .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Processos biotecnológicos e éticos sobre a natureza humana e suas possibilidades no século XXI .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2019)Número Original: 58Código: 6985000

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Interdisciplinar Processos biotecnológicos e éticos sobre a natureza humana e suas possibilidades no século XXI .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

Nosso conhecimento científico “está começando a nos capacitar a interferir diretamente nas bases biológicas ou psicológicas da motivação humana, por meio de drogas ou por seleção ou engenharia genética, ou usando dispositi- vos externos que interferem no cérebro ou nos processos de aprendizagem”, escreveram recentemente os filósofos Julian Savulescu e Ingmar Persson. [...] James Hughes, es- pecialista em bioética [...], defendeu o aprimoramento moral, afirmando que ele deve ser voluntário e não coercitivo. “Com a ajuda da ciência, poderemos descobrir nossos caminhos para a felicidade e virtude proporcionadas pela tecnologia”. (Hillary Rosner. “Seria bom viver para sempre?” www.sciam.com.br, outubro de 2016.) As possibilidades tecnologicas descritas no texto permitem afirmar que (A) o aprimoramento visado pelos pesquisadores desvalori- za O progresso técnico no campo neurocientífico. (B) tais interferências técnicas somente seriam possibilitadas sob um regime político totalitário. (C) ideais espiritualistas de meditação permitem concen- tração intensa da mente. (D) o caráter voluntário dos experimentos elimina a existên- cia de controvérsias de natureza ética. (E) os recursos científicos estão direcionados ao aperfeiçoa- mento técnico da espécie humana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2021)Número Original: 58Código: 9363656

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Processos biotecnológicos e éticos sobre a natureza humana e suas possibilidades no século XXI .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

É relativamente consensual que uma era biotecnológi- ca se aproxima. Em um futuro cenário de desenvolvimento biotecnológico, que será instaurado com o progresso tecno- lógico no século XXI, alterar-se-á um dos mais tradicionais dilemas da moralidade. Em vez de enfrentarmos a questão de que atitudes e deveres morais temos para com os seres compreendidos atualmente como animais não humanos (por exemplo, gato, cachorro, cavalo etc.), a questão será que obrigações teremos com outro tipo de não humano, isto é, os chamados pós-humanos. A pós-humanidade seria alcançada por meio da aplicação de técnicas de manipulação, instru- mentalização e artificialização da vida, do patrimônio biológi- co do humano. O humano, por iniciativa própria e com vistas ao melhoramento da sua natureza, deixaria de ser humano. (Murilo Mariano Vilaça e Maria Clara Marques Dias. “Transumanismo e o futuro (pós-)jhumano”. Physis — Revista de Saúde Coletiva, 2014. Adaptado.) Ao tratar de aspectos da bioética, o texto propõe uma refle- xão sobre (A) os conflitos atuais entre os humanos e os seres pós- “humanos. (B) a procedência de recursos empregados nas pesquisas tecnológicas. (C) os limites técnicos das pesquisas em biotecnologia. (D) a amoralidade do esforço de imaginar e prever o futuro humano. (E) a necessidade futura de redefinição do conceito de huma- nidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?