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1(UNESP - 2021)Número Original: 61Código: 9363670

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Identificação dos tipos de soluções para neutralizar diferentes bactérias .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Pesquisadores caracterizaram uma nova família de toxinas antibacterianas presente em bactérias como a Salmonella enterica. Nesta espécie, a proteína tóxica é usada para matar outras bactérias da microbiota intestinal e facilitar a colonização do intestino de hospedeiros infec- tados. A proteína tóxica ataca precursores de formação da parede celular bacteriana. Desta forma, a bactéria-alvo que é intoxicada continua crescendo, porém, sua parede celular fica bastante enfraquecida. (André Julião. https://agencia.fapesp.br, 14.09.2020. Adaptado.) Uma maneira de neutralizar a ação da Salmonella enterica e de uma bactéria-alvo intoxicada por ela seria mantê-las, respectivamente, em soluções A) hipotônica e hipertônica. B) hipertônica e hipotônica. ( ( (C) isotônica e hipotônica. (D) hipertônica e isotônica. ( E) hipotônica e isotônica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2022)Número Original: 41Código: 11574218

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Transporte membranar (Membrana Plasmática)
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Considere o trecho extraído da bula de determinado medica- mento indicado pelo médico a seu paciente. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Inibe de forma não competitiva a síntese do 1,3-B-D glu- cano, um componente essencial da parede celular do pa- tógeno, que é constituída basicamente de polissacarídeos (glicanas e quitinas) e proteínas. Ao inibir a síntese de gli- canas, leva à perda da integridade da parede celular, fragi- lidade osmótica, ruptura celular e morte do agente. O medicamento em questão foi indicado para o combate (A) à Candida albicans, em um tratamento de infecção no trato genital em uma mulher imunodeprimida. (B) ao Rhabdovirus, a um paciente suspeito de ter contraído raiva por meio de mordida animal. (C) a Rickettsia rickettsii, em um caso suspeito de febre maculosa por contato com o carrapato-estrela. (D) a Entamoeba histolytica, em um caso de diarreia sangui- nolenta por infecção intestinal. (E) ao Oxyurus vermicularis, em um caso de uma criança que se queixava de dores abdominais e intenso prurido anal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2015)Número Original: 14Código: 6986432

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Consequências do ato de salgar a terra nos processos de transporte de substâncias através das membranas celulares de raízes.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Leia o trecho da sentença condenatória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier por alcunha o Tiradentes Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, [...] e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique [...]. (http://bd.timg.jus.br) Como se verifica, além da condenação à morte, a sentença determinava ainda que a casa em que o inconfidente vivia fosse demolida e a terra salgada, tornando-a assim improdutiva. Referindo-se aos processos de transporte de substâncias através da membrana, os quais permitem às células dos pelos absorventes das raízes obterem água e minerais do solo, explique por que salgar a terra torna o solo improdutivo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UNESP- SP - 2016)Número Original: 14Código: 6387963

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Características do volume de células em diferentes soluções.f Diferenças na atividade dos vacúolos contráteis de uma célula em diferentes soluções
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura vacúolos contráteis (http:japapedia wikispaces.com) Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCt à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios. Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos para- mécios da amostra, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCt? Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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