Busca de Exercícios - UNESP - Desconcentração Industrial - Industrialização Brasileira Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Desconcentração Industrial
  • Industrialização Brasileira
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2022)Número Original: 46Código: 11574921

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Analise o gráfico. Evolução da indústria e da agricultura no Brasil no período 1939-1982 (em % do PIB) Indústria Agricultura 30) 15.8 261244 10 122 2,939 1953 1957 1968 1973 1982 (Marcos de A. Coelho e Lygia T. Soares. Geografia do Brasil, 2002. Adaptado.) Destacado pela seta, o momento em que os percentuais da indústria ultrapassam os da agricultura na composição do PIB brasileiro possui relação com (A) o processo de internacionalização da economia brasi- leira, destacando-se a indústria automobilística. (B) o investimento nacional em plataformas de exportação, destacando-se a indústria de eletrodomésticos. (C) a inserção do Brasil em acordos de livre-comércio, desta- cando-se a indústria siderúrgica. (D) a flexibilização na tributação de empresas nacionais, destacando-se a indústria petroquímica. (E) a formação de conglomerados nacionais, destacando-se a indústria de construção civil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2021)Número Original: 51Código: 9314254

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Há cinco anos, na China, a febre do compartilhamento de bicicletas atraiu bilhões de dólares de investidores e de clien- tes, gastos pelas startups na compra de milhões de novas bicicletas, para conquistar participação de mercado. Quando o colapso inevitável chegou, a maioria das empresas faliu, deixando autoridades municipais com os custos de limpar a bagunça. (https://6minutos.uol.com.br, 19.09.2020. Adaptado.) Nesse cenário, o problema a ser administrado pelas autori- dades municipais é (A) a reestruturação do sistema de transporte, constituído por ciclovias que foram inutilizadas com a falência das empresas. (B) o correto descarte das bicicletas, que podem contaminar o meio ambiente se o acúmulo for negligenciado. (C) o monopólio das empresas sobreviventes, concentrado- ras das bicicletas disponibilizadas à população. (D) a presença local de fábricas de bicicletas, poluidoras em seus processos de extração de matérias-primas. (E) a devolução das bicicletas pelos usuários, que foram surpreendidos com o fechamento das empresas no país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 27Código: 14279

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa em que está corretamente caracterizada a industrialização brasileira. do período após a década de 1980 até os dias atuais. (A) (B) ©) ©) © Periodo de reduzida atividade industrial, dada a caracte- rística agrário-exportadora do país. Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro. Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial bra- sileiro. Decadéncia da cafeicultura e transferéncia do capital para a indústria, o que. associado à presença de mão de obra e mercado consumidor. vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo. Marca o avanço do Neoliberalismo no país. com sérias repercussões no setor secundário da economia. deter- minando, por exemplo. a privatização de quase todas as empresas estatais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 52Código: 34079

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

São Paulo.b Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

O processo de desconcentração industrial no estado de São Paulo, iniciado na década de 1970, alterou profundamente seu mapa e território: a mancha metropolitana da capital se expan- diu em direção ao Vale do Paraíba, Sorocaba e às regiões de Campinas e Ribeirão Preto, conglomerados urbanos especiali- zados se formaram ao longo de uma densa malha rodoviária e as cidades médias assumiram a liderança do mercado em seu entorno. (Claudia Izique. Pesquisa FAPESP, julho de 2012.) A transformação da indústria na metrópole de São Paulo pode ser entendida pela modificação do sistema de produção, associa- da aos avanços em transporte e comunicação. As empresas que participaram desse processo procuravam (A) conseguir mao de obra suficiente para suas atividades, já que na metrópole os trabalhadores não aceitavam mais tra- balhar nas fábricas. (B) adquirir matéria-prima para seus produtos, visto que os re- cursos naturais na metrópole haviam se esgotado. (C) obter novos mercados, já que a influência dos produtos im- postados no centro da metrópole é muito grande. (D) antecipar mercados, prevendo as futuras necessidades das cidades médias em expansão. (E) seduzir os custos da produção, sabendo que as novas cida- des ofereciam incentivos fiscais, terrenos e mão de obra mais baratos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2016)Número Original: 53Código: 6388060

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
Exibir texto da questão

Base da formação, há 35 anos, do Polo Industrial de Camaçari, considerado o maior do gênero no Hemisfério Sul, na região metropolitana de Salvador (BA), a indús- tria química e petroquímica pode estar em via de extinção no local, onde seguidos fechamentos de fábricas do se- tor no polo ilustram a situação. Apenas na última década, a Braskem — maior indústria do setor no local — fechou três de suas oito unidades. Além dela, deixaram o polo ou reduziram bastante a atividade, nos últimos cinco anos, grandes empresas intemacionais, como Dow, DuPont, Air Products e Taminco, entre outras. (www.estadao.com.br. Adaptado.) Constituem motivos para a saída das indústrias do ramo químico e petroquímico do Polo Industrial de Camaçari: (A) o fim dos incentivos fiscais, os elevados gastos com segurança e o aumento dos impostos. (B) as frágeis redes de transporte, a dificuldade de comu- nicação e a falta de matérias-primas. (C) a queda na demanda do consumo local, a baixa qua- liicação da mão de obra e o sucateamento dos ma- quinários. (D) o término das concessões, a falta de manutenção das infraestruturas e o desmembramento dos terrenos. (E) as plantas industriais rígidas, a logística precária e os elevados custos de produção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.