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1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 32325

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Fatores de Atração e Repulsão de Migração Problemas Sociais das Migrações Internacionais América Central.b Brasil.b Migrações Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Nos três primeiros meses de 2013, entraram no território brasileiro cerca de três mil pessoas vindas do Haiti. O aumento substancial no fluxo de entrada de haitianos no pais se deu principalmente pelo pequeno município de Brasileia, no Estado do Acre. A cidade, com cerca de 20 mil habitantes, faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e, de janeiro ao final de março, viu chegar um número estimado de 2 mil imigrantes haitianos. Chtp:/razilianpost co uk. Adaptado) “Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil. Explique a diferença entre esse fluxo migratório de haitianos para o Brasil e a maioria dos fluxos migratórios instalados no mundo na segunda metade do século XX.


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2(UNESP - 2023)Número Original: 30Código: 13030725

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Migrações Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Segundo Mamta Murthi, Vice-Presidente para Desenvol- vimento Humano e Presidente do Grupo Diretor para Migra- ção do Banco Mundial, “o impacto da covid-19 é generalizado do ponto de vista da migração, pois afeta a relação entre mi- grantes e suas famílias”. Essa relação é abalada por fato- res como o fraco crescimento econômico, os baixos níveis de empregos nos países anfitriões, a queda nos preços do petróleo e a depreciação das moedas nos países de origem em relação ao dólar dos EUA. (www.worldbank.org, 29.10.2020. Adaptado.) Os fatores apresentados no excerto dificultam (A) a transferência de subsídios privados dos países anfi- triões aos migrantes. (B) a doação de fundos de pensão do governo anfitrião aos migrantes. (C) o envio de remessas de dinheiro dos migrantes para seus países de origem. (D) o direcionamento de despesas dos migrantes para seus países de origem. (E) a cessão dos impostos pagos localmente pelos migran- tes aos seus países de origem.


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3(UNESP - 2021)Número Original: 46Código: 9314251

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Migrações Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Examine o mapa. Amazonas 4 Rio Grande Mato Grosso do Sul Gerais spi Lhe Janeiro São Paulo Paraná Rio Grande : do Sula, (Cláudio Vicentino. Atlas histórico, 2011. Adaptado.) O mapa trata de eventos ocorridos no século XIX e no início do século XX. As áreas destacadas dizem respeito (A) à dispersão e ao assentamento de grupos contrários à administração imperial. (B) a conflitos geopolíticos pelo uso de aquíferos com limites internacionais. (C) a guerras e disputas internacionais pela definição das fronteiras brasileiras. (D) a revoluções civis pela igualdade de diretos às pessoas sujeitas à xenofobia. (E) a núcleos rurais ocupados por imigrantes indiferentes às leis brasileiras.


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4(UNESP - 2021)Número Original: 45Código: 9314196

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Migrações Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Embora tenha relação com estímulos à produção e aos investimentos em infraestrutura no país, a dívida externa bra- sileira é um obstáculo (A) ao pleito do Brasil de se tornar líder econômico do Mercosul, já que uma das condições para o recebimento de recursos é a submissão do país ao FMI. (B) à participação brasileira em órgãos reguladores, já que os contratos que garantem o pagamento compulsório da dívida comprometem a autonomia decisória do país. (C) ao superávit da balança comercial brasileira, já que o re- cebimento de recursos é atrelado à compra de produtos fabricados pelos países credores. (D) à entrada do país no Conselho de Segurança da ONU, já que a existência de dívidas sinaliza a falta de controle do país sobre sua própria economia. (E) à redução das desigualdades sociais, já que parte dos re- cursos públicos arrecadados é destinada ao pagamento de parcelas e dos juros da dívida.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 30Código: 14467

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

América Central.b Migrações Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O mapa contém o sentido da migração entre vários países latino-americanos e a renda per capita de cada um deles. RENDA PER CAPITA EM DÓLARES. = Golfo do N México / México USS 7.870 Guatemala US$.2.640, [E El Salvador > Cuba vit Rep. Dominicana USS 480 US$ 2.850 USS 2.540 6 / nus Oceano o a “ > Venezuela Pacifico Be, NX — US$ 6.070 migração— USS 4890 | Colômbia | (Banco Mundial. 2007.) Assinale a alternativa que contém o sentido geral das migra- ções, um destino na América do Norte, um na América do Sul e outro no Caribe, nesta ordem. (A) Para países ricos: Nicarágua para El Salvador: Panamá para Colômbia; Costa Rica para Nicarágua. (B) Para países mais pobres: Haiti para República Domini- cana; Costa Rica para Panamá; Nicarágua para Costa Rica. (C) Para países menos pobres: Guatemala para México: Colômbia para Venezuela; Haiti para República Domi- nicana. (D) Para países pobres e ricos: Nicarágua para Costa Rica: Venezuela para Colômbia: República Dominicana para Haiti. (E) Para países com mesma renda per capita: Panamá para Costa Rica; Colômbia para Venezuela; El Salvador para Guatemala.


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