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1(UNESP - 2022)Número Original: 36Código: 11574207

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Conflitos Internacionais Organismos Internacionais
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Atenta às questões ambientais do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs no final da década de 1980 uma avaliação dos impactos antrópicos no clima. Com esse objetivo, foi criado (A) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável pela implantação de medidas de exploração do espaço não prejudiciais ao clima mundial. (B) o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, responsável pela produção e divulgação de relatórios pautados na produção científica mundial. (C) o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, responsável pelo acolhimento de pessoas afetadas pelas mudanças climáticas globais. (D) o Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, respon- sável pelo gerenciamento do mercado de créditos de car- bono para minimização do aquecimento global. (E) o Conselho Econômico e Social, responsável pela redistribuição dos recursos entre países poluidores e países poupadores do clima mundial.


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2(UNESP - 2024)Número Original: 43Código: 14096687

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Organismos Internacionais
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Questão de Vestibular - UNESP 2024
Questão de Vestibular - UNESP 2024

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3(UNESP - 2023)Número Original: 44Código: 13030673

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conflitos Internacionais
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Leia o excerto e analise o mapa. O sofrimento e a aniquilação de civis em guerras são te- mas pelos quais o cinema sempre se interessou. “Quo Vadis, Aida?”, concorrente da Bósnia-Herzegovina ao Oscar 2021 de filme internacional, trata disso, mas tem também ingre- dientes que o elevam acima do gênero — uma história real de genocídio. A ocupação da cidade de Srebrenica, localizada na Bósnia-Herzegovina, pelo exército sérvio em 1995, e o assassinato de mais de 8000 homens de um grupo minoritá- rio, supostamente protegido por forças da Organização das Nações Unidas (ONU), compõem o quadro factual. (www.folha.uol.com.br. Adaptado.) (Marcos A. Coelho e Lygia Terra. Geografia geral, 2005. Adaptado.) O filme citado aborda (A) a libertação curda, região com fortes represálias econô- micas e políticas. (B) as alterações na fronteira da Romênia, país com objeti- vos expansionistas. (C) a autonomia da Catalunha, região com grande desenvol- vimento econômico. (D) a formação da Liga da Lombardia, região com movimen- tos separatistas. (E) a dissolução da Iugoslávia, país com grande diversidade étnica e religiosa.


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4(UNESP - 2022)Número Original: 45Código: 11574915

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Conflitos Internacionais
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Cadê Palestina no Google Maps? Polêmica antiga ressurge nas redes sociais A reportagem acessou o Maps e verificou os nomes dos territórios da Cisjordânia e Gaza, ambos demarcados com uma linha tracejada, usada pela plataforma para indicar li- mites territoriais em disputa. Quando se trata de áreas não disputadas, a linha é cinza e sólida. Ao aproximar a imagem, aparece no contorno da linha a frase “1950 — linha do acordo de armistício”. (www.uol.com.br, 16.07.2020.) A representação espacial questionada no título da reporta- gem reflete (A) conflitos entre muçulmanos e hindus pelo controle terri- torial. (B) embates entre sírios e libaneses pela hegemonia política local. (C) desacordos entre sírios e judeus pela posse de áreas agrícolas. (D) guerras entre árabes e muçulmanos pelo direito à descolonização. (E) disputas entre árabes e judeus pela criação de seus Estados.


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5(UNESP - 2022)Número Original: 42Código: 11574008

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Conflitos Internacionais
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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A obtenção da liberdade não significou o fim da história na África, muito pelo contrário. A partir de então, as diferentes nações africanas tiveram de lidar com o desafio de construir estados nacionais que abarcavam povos, línguas e costumes diversos. (Ynaé Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.) O “desafio” mencionado no excerto pode ser exemplificado (A) pela ausência de investimentos estrangeiros e pela au- sência de espírito liberal e democrático no continente. (B) pelas constantes guerras civis e, mais recentemente, pela ação violenta de grupos armados, como o Boko Haram. (C) pela opção da maior parte dos países de adotar regimes socialistas e pela falta de ajuda econômica das superpo- tências. (D) pela interferência política das organizações não gover- namentais e pelas frequentes intervenções militares da ONU. (E) pelas violentas disputas étnicas e, mais recentemente, pela guinada muçulmana no sul do continente, liderada pelo Estado Islâmico.


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