Uma montadora registrou a patente de um motor em que
cada cilindro tem capacidade cúbica diferente, contrariando o
modelo usual. Para um motor com 1 500 cilindradas, ao invés
de termos um motor com três cilindros iguais de 500 cilin-
dradas, poderemos ter um motor com três cilindros, mas de
300, 400 e 800 cilindradas, por exemplo. Em teoria, isso daria
maior versatilidade e eficiência ao motor, quando combinado
com a tecnologia de desativação de cilindros.
Nesse novo motor, no lugar de termos apenas a opção de
desativação de cilindros de 500 cilindradas, o gerenciamento
eletrônico poderá desativar um cilindro de 300 cilindradas,
por exemplo, ou fazer a desativação de vários cilindros, con-
forme a necessidade. Com esta solução, o leque de opções
de motorização, baseado nos diferentes ajustes de uso de um
ou mais cilindros, passa de 3 configurações possíveis para
7 configurações de cilindradas resultantes. Já para um motor
4 cilindros, as possibilidades sobem de 4 para até 15 configu-
rações diferentes de motorização.
Considere o triângulo de Pascal.
Um motor com 3800 cilindradas, com cilindros de 200, 250,
300, 400, 800 e 1850 cilindradas, terá, com a tecnologia
de desativação de cilindros, uma quantidade de opções de
motorização igual a