Ao contradizer a mãe, após ouvir esta dizer “Pois coitados!...” a personagem Maria manifesta (A) uma ingenuidade natural de jovem diante dos problemas dos adultos. (B) um conceito do que deveria ser bom e justo no modo de governar. (C) a mania costumeira de sempre fazer reparos as opiniões maternas. (D) um desejo de discutir com o tio e demonstrar que o julga- mento deste está errado. (E) a indignação natural de quem não consegue entender bem a realidade.
Por descargo de consciência, do que nem carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro: — São Jorge, Santo Onofre, São José! Nesta passagem, que atitude tenta disfarçar a personagem, ao dizer “Por descargo de consciência, do que nem carecia”?
Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode- se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argu- mento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso (A) evitar a arte retórica. (B) conhecer bem o assunto. (C) discernir a verdade do assunto. (D) ser capaz de criar aparência de verdade. (E) unir a arte retórica à expressão da verdade.
Qual a alternativa correta? (A) O pai de Archie está nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going contendo notícias desagradáveis sobre Archie. (B) O pai de Archie, que é motorista de táxi, está furioso por- que o conserto de seu carro custou muito caro. (C) O pai de Archie está nervoso porque as contas que ele tem que pagar estão ficando muito caras. (D) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas. (E) O pai de Archie gostaria de não tomar conhecimento so- bre uma reportagem que Archie escreveu.
Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. Ao empregar na frase apresentada o advérbio eventualmente, o que revela Clarice Lispector sobre a criação de um conto ou romance?