No último período do texto, a discrepância dos possessivos teu e tua (segunda pessoa do singular) com relação ao pronome de tratamento você (terceira pessoa do singular) justifica-se como (A) possibilidade permitida pelo novo sistema ortográfico da língua portuguesa. (B) um modo de escrever característico da linguagem jornalís- tica. (C) emprego perfeitamente correto, segundo a gramática nor- mativa. (D) aproveitamento estilístico de um uso do discurso colo- quial. (E) intenção de agredir com mau discurso os donos da comu- nicação.
Considerando o contexto, as lacunas numeradas no terceiro parágrafo do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por (A) humildade e vaidade. (B) necessidade e cobiça. (C) miséria e inveja. (D) preguiça e ganância. (E) avareza e luxúria.
À questão colocada por D. João IV, Antônio Vieira (A) responde de maneira categórica. (B) opta por não emitir uma opinião. (C) finge não tê-la compreendido. (D) admite a incapacidade de respondê-la. (E) responde de forma eniamática.
Com que função eram empregadas as iluminuras da seção “Wonders” na Idade Média? Qual era o efeito produzido sobre o público? Em que seção da exposição a imagem “Siren”, apresentada no texto, poderia estar localizada”? Justifique sua resposta com base nas características dos grupos representados em cada seção.
a) Cite os referentes dos pronomes sublinhados no primeiro e no segundo parágrafos. b) Transcreva dois pequenos excertos em que o narrador se dirige diretamente ao leitor.