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1(UNESP- SP - 2010)Número Original: 64Código: 14084

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Herança (Genética) Meiose Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de esper- matozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos. Considerando-se apenas a segregação independente dos cromos- somos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até (A) (B) (©) (D) (E) 2? espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjun- to cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares. 2% espermatozoides geneticamente diferentes, cada um de- les carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos. 23º espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjun- to cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares. 23º espermatozoides geneticamente diferentes, cada um de- les com apenas um dos homólogos de cada par. 23x23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.


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2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 18Código: 14322

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Herança (Genética) Lei da Segregação Meiose Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia o que segue. Após realizar os experimentos com as ervilhas, Mendel tirou as seguintes conclusões: — cada organismo possui um par de fatores (I) responsáveis pelo aparecimento de determinada característica (HI): — quando um organismo tem dois fatores diferentes. pode ocorrer que apenas uma característica se manifeste (II): — cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas (IV). nos quais ocorrem em dose simples. No texto, as informações 1. II, II e IV relacionam-se, respec- tivamente, aos termos: (A) I — genes alelos: II — fenótipo: III — dominância: IV — meiose. (B) I— genes alelos: II — genótipo: II — monoibridismo: IV — mutação gênica. (C) I- bases nitrogenadas: II — fenótipo: III — dominância: IV — mitose. (D) I — genes alelos: IH — fenótipo: III — monoibridismo: IV — mitose. (E) 1 — monoibridismo: II — genótipo: III — homozigose: IV — meiose.


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3(UNESP - 2022)Número Original: 67Código: 11574999

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características gerais das heranças genéticas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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A figura apresenta a radiografia da mão de uma menina por- tadora de polidactilia, uma anomalia genética que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (qui- rodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). (https://brasilescola.uol.com.br) Na familia dessa menina, seu pai e seus avós paternos são portadores da mesma característica, mas não sua tia e seu io, Únicos irmãos de seu pai. A mãe e o único irmão dessa menina não apresentam essa característica. O tipo de herança dessa característica e a probabilidade de que os pais da menina tenham um terceiro filho do sexo bio- lógico masculino e com polidactilia são: (A) autossômica dominante e 50%. (B) autossômica dominante e 25%. (C) ligada ao sexo dominante e 50%. (D) ligada ao sexo recessiva e 25%. (E) autossômica recessiva e 25%.


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4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 14Código: 14024

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Um estudante de biologia tem em seu quintal um lindo pé de malva-rosa (Hibiscus mutabilis), planta cujas flores apresentam pétalas que são brancas pela manhã, quando a flor se abre, e vão se tornando de um cor-de-rosa intenso conforme o dia vai passando. Em um mesmo pé de malva-rosa, pode-se apreciar flores com cores de diferentes tons: desde as totalmente brancas, que acabaram de se abrir, até as totalmente rosas, abertas há várias horas. O estudante tem uma hipótese para explicar o fenômeno: ao longo do dia a radiação solar induz mutações genéticas nas células das pétalas, que as levam à alteração da cor; se flores já totalmente cor-de-rosa forem polinizadas com pólen de flores da mesma cor, ou seja, se a polinização ocorrer depois da ocorrência das mutações, as sementes resultantes darão origem a plantas que produzirão apenas flores cor-de-rosa. A explicação do estudante para a mudança da cor da pétala de malva-rosa e sua explicação para a transmissão hereditária dessa ca- racterística estão corretas? Justifique.


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5(UNESP- SP - 2015)Número Original: 14Código: 5825431

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Probabilidades envolvendo herança autossômica recessiva .f Motivos do aumento da manifestação de doenças genéticas em filhos de primos-irmãos .f Uso de figuras (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Observe as cenas do filme A perigosa ideia de Charles Darwin. (WGBH Educational Foundation e Clear Blue Sky Productions. Scientific American Brasil, 2001.) Neste trecho do filme, Darwin, desolado com a doença de sua filha Annie, desabafa com o médico: “— É minha culpa! Casamentos entre primos-irmãos sempre produzem filhos fracos.” Na sequência, Darwin e sua esposa Emma choram a morte prematura de Annie. Darwin e Emma eram primos- -irmãos: a mãe de Darwin era irmã do pai de Emma. Explique por que os filhos de primos-irmãos têm maior probabilidade de vir a ter uma doença genética que não se manifestou em seus pais ou avós. Supondo que a mãe de Darwin e o pai de Emma fossem heterozigotos para uma doença determinada por alelo autossômico recessivo, e que o pai de Darwin e a mãe de Emma fossem homozigotos dominantes, determine a probabilidade de o primeiro filho de Darwin e Emma ter a doença.


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