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1(UNESP- SP - 2011)Número Original: 66Código: 13840

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Cromossomos Sexuais Rec Determinação Sexual
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Eu e meus dois papais No futuro, quando alguém fizer aquele velho comentário sobre crianças fofinhas: “Nossa, é a cara do pai!”, será pre- ciso perguntar: “Do pai número um ou do número dois?”. A ideia parece absurda, mas, em princípio, não tem nada de im- possível. A descoberta de que qualquer célula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e versátil pode significar que homens são capazes de produzir óvulos, e mulheres têm chance de gerar espermatozoides. Tudo graças às células iPsS (sigla inglesa de “células-tronco pluripotentes induzidas”), cujas capacidades “miraculosas” es- tão começando a ser estudadas. Elas são funcionalmente idênti- cas às células-tronco embrionárias, que conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo. Em laboratório, as células iPS são revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação ge- nética. (Revista Galileu, maio 2009.) Na reportagem, cientistas acenaram com a possibilidade de uma criança ser gerada com o material genético de dois pais, necessitando de uma mulher apenas para a “barriga de alu- guel”. Um dos pais doaria o espermatozoide e o outro uma amostra de células da pele que, revertidas ao estado iPS, da- riam origem à um ovócito pronto para ser fecundado in vitro. Isto ocorrendo, a criança (A) necessariamente seria do sexo masculino. (B) necessariamente seria do sexo feminino. (C) poderia ser um menino ou uma menina. (D) seria clone genético do homem que forneceu o esperma- tozoide. (E) seria clone genético do homem que forneceu a célula da pele.


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     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2017)Número Original: 67Código: 6986913

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Identificação de indivíduos daltônicos em uma família .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Uma professora de Biologia explicava a seus alunos que o daltonismo para a cor verde é determinado por um gene recessivo ligado ao sexo. Paulo e Luísa, um casal de gêmeos que estudava na mes- ma sala, disseram que eram daltônicos para a cor ver- de. A professora perguntou se outras pessoas da familia também eram daltônicas e os gêmeos responderam que outras duas pessoas tinham o mesmo tipo de daltonismo. Para descobrir quais eram essas pessoas, a professora fez mais algumas perguntas aos gêmeos e descobriu que eles não tinham outros irmãos, que seus pais eram filhos Únicos e que seus avós ainda eram vivos. As outras duas pessoas daltônicas da família eram (A) o paie o avô materno dos gêmeos. B) a mãe e a avó materna dos gêmeos. ) ) C) a mãe e a avó paterna dos gêmeos. D) o paie a mãe dos gêmeos. ) ( ( ( ( E) o avô materno e a avó paterna dos gêmeos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2016)Número Original: 14Código: 6986795

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Determinação dos genótipos através do sistema de determinação sexual XY .f Determinação da porcentagem de descendentes envolvendo o sistema de determinação sexual XY .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Em moscas de frutas Drosophila melanogaster, o sexo é determinado segundo o sistema XY. A cor dos olhos nessa espé- cie é determinada por alelos localizados no cromossomo X. O alelo dominante B confere cor vermelha aos olhos da mosca e o alelo recessivo b, cor branca. O cruzamento de uma fêmea de olhos vermelhos com um macho de olhos vermelhos resultou em uma geração constituída por 75% de indivíduos de olhos vermelhos e 25% de olhos brancos. Determine o genótipo da fêmea deste cruzamento e o sexo dos descendentes de olhos brancos. Em outro cruzamento, uma fêmea de olhos brancos foi fecundada por um macho de olhos vermelhos. Dos descendentes obtidos, foi realizado o cruzamento de uma fêmea com um macho, que deu origem a uma população de 100 indivíduos. Qual a porcentagem de machos de olhos brancos e a porcentagem de fêmeas de olhos brancos esperadas nessa popu- lação?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 65Código: 7506001

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da determinação do sexo no ser humano .f Identificação (Biologia) Características gerais da gametogênese humana .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Comportamento do casal pode definir sexo do bebê, dizem pesquisadores Muitas pessoas sonham não só com o nascimento de um bebê, mas com o sexo dele. Não é possível escolher se você vai gerar uma menina ou um menino, mas alguns pesqui- sadores sugerem que alguns fatores, como fazer sexo exa- tamente no dia da ovulação, ou a frequência das relações sexuais, aumentariam a chance de ter uma criança de deter- minado sexo. (Ivonete Lucirio. https://universa.uol.com.br, 06.08.2012. Adaptado.) A notícia traz hipóteses ainda em discussão entre especia- listas, mas o que o conhecimento biológico tem como certo é que, na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromos- sômica do (A) espermatozoide, que é definida na meiose | da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (B) óvulo, que é definida na meiose Il da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. (C) espermatozoide, que é definida na meiose Il da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (D) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meio- se || da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. (E) óvulo, que é definida na meiose | da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole.


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5(UNESP- SP - 2014)Número Original: 62Código: 32212

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Gametogênese Meiose Rec Determinação Sexual
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A figura mostra o encontro de duas células, um espermato- zoide e um ovócito humano, momentos antes da fecundação (http://epoca.com) Considerando as divisões celulares que deram origem a essas células, é correto afirmar que o sexo da criança que será gerada foi definido na (A) metáfase I da gametogênese feminina (B) diacinese da gametogênese masculina (C) anáfase IT da gametogênese feminina (D) anáfase I da gametogênese masculina (E) telófase II da gametogênese masculina.


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