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1(UNESP- SP - 2010)Número Original: 63Código: 14090

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Equações e Etapas (Fotossíntese) Respiração Aeróbia Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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No quadro negro, a professora anotou duas equações químicas que representam dois importantes processos biológicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas. Equações: L12H0+6C0, > CH,0,+60,+6H0 ILCH,0,+60, — 6H,0+6C0, Pedro afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O.. João afirmou que a equação 1 está errada, pois o processo em questão não forma água. Mariana afirmou que o processo representado pela equação II ocorre nos seres autótrofos e nos heterótrofos. Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocor- re apenas em um dos cinco reinos: Plantae. Patrícia afirmou que o processo representado pela equação II fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas. Pode-se dizer que (A) todos os alunos erraram em suas afirmações. (B) todos os alunos fizeram afirmações corretas. (C) apenas as meninas fizeram afirmações corretas. (D) apenas os meninos fizeram afirmações corretas. (E) apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmações cor- retas.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 77Código: 9314213

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características gerais do sistema respiratório humano .f Uso de figuras (Biologia).t Experimentos relacionados com o sistema respiratório humano .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Para simular o sistema respiratório humano, um aparato com duas bexigas representando os pulmões, uma membrana elástica representando o músculo diafragma e um tubo flexí- vel em forma de “Y”, representando a traqueia e os brônquios, foi montado dentro de um recipiente plástico que represen- tava a caixa torácica. Na figura 1, as bexigas estão vazias. Deslocando-se a membrana elástica para baixo, as bexigas se enchem, conforme a figura 2. FIGURA 1 FIGURA 2 | Tubo em forma de Y —— Recipiente plástico \ a (https://pt.slideshare.net. Adaptado.) Em uma analogia entre esse aparato e o sistema respiratório humano, o deslocamento da membrana elástica para baixo corresponde (A) à contração do diafragma, que aumenta o volume da cai- xa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pul- mões fique maior do que a pressão ambiente. (B) à contração do diafragma, que diminui o volume da cai- xa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pul- mões fique menor do que a pressão ambiente. (C) à contração do diafragma, que aumenta o volume da cai- xa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pul- mões fique menor do que a pressão ambiente. (D) ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique maior do que a pressão ambiente. (E) ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.


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3(UNESP- SP - 2016)Número Original: 66Código: 6388088

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características gerais do sistema respiratório humano .f Uso de figuras (Biologia).t Experimentos relacionados com o sistema respiratório humano .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano. e. WRB (nttpztrede.novaescolaclube.org.br) ‘Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que (A) o movimento da mão esticando a borracha corres- ponde ao relaxamento do diafragma, em resposta a estímulos de quimiorreceptores localizados no bulbo, que detectam a baixa concentração de O, no sangue e promovem a inspiração (B) o movimento da mão esticando a borracha corres- ponde à contração do diafragma, por ação do bulbo quando o pH do sangue circulante diminui em razão da formação de ácido carbônico no plasma. (C) a garrafa pet corresponde à pleura, membrana dupla que envolve os pulmões e que apresenta quimiorre- ceptores sensíveis à variação de O, e CO, nos capi- lares alveolares, desencadeando os movimentos de inspiração e expiração. (D) a garrafa pet corresponde à parede da caixa torácica que, ao manter o volume torácico constante, permite que os pulmões, representados pelos balões, se in- flem na inspiração e se esvaziem na expiração, expul- sando o ar fico em CO, (E) os tubos que penetram na garrafa correspondem à traqueia e aos brônquios que, embora não apresen- tem movimentos de contração e relaxamento, favore- “cendo a movimentação do ar nas vias respiratórias, possuem válvulas que impedem a mistura do ar rico em O, com oar rico em CO,


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4(UNESP - 2018)Número Original: 67Código: 7002273

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características do sistema respiratório dos insetos .f Características do sistema respiratório dos répteis .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Uma professora explicava a seus alunos que a transpi- ração contribui para o controle da temperatura corporal e que os desodorantes antitranspirantes apresentam em sua composição sal de alumínio, o qual obstrui os ductos sudoríparos, impedindo a saída do suor. Um dos alunos perguntou à professora o que aconteceria se uma generosa dose de desodorante antitranspirante fosse borrifada no corpo de uma barata e no corpo de uma lagartixa. A professora desaconselhou o experimento em razão dos maus tratos aos animais e explicou que, caso fosse reali- zado, considerando os sistemas respiratórios desses ani- mais, provavelmente (A) a lagartixa e a barata morreriam por aumento da tem- peratura corporal. (B) a lagartixa e a barata morreriam por falta de oxigênio em suas células. (C) a barata sobreviveria e a lagartixa morreria por au- mento da temperatura corporal. (D) a lagartixa sobreviveria e a barata morreria por falta de oxigênio em suas células. (E) a barata e a lagartixa sobreviveriam.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 10Código: 14371

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Início de Ano

Regulação Respiratória Órgãos Respiratórios Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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... João, com o sobrenome de Limeira, agrediu e insultou a moça, irritado naturalmente com os seus desdéns. Martinha recolheu-se à casa. Nova agressão, à porta. Martinha, indignada, mas ainda prudente, disse ao importuno: “Não se aproxime, que eu lhe Juro”. João Limeira aproximou-se, ela deu-lhe uma punhalada, que o matou instantaneamente. (Machado de Assis. O punhal de Martinha, 1894.) Perfurações no tórax, provocadas por objetos pontiagudos como facas e punhais, ainda que não atinjam qualquer órgão vital, se permanecerem abertas podem matar o sujeito por asfixia. Expli- que por que isso pode ocorrer.


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