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1(UNESP - 2015)Número Original: 65Código: 6985413

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise do compartilhamento genético entre indivíduos resultantes da fecundação in vitro .f Análise do parentesco biológico de indivíduos resultantes da fecundação in vitro .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tra- tamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido. Dois Zzigotos se formaram e foram implanta- dos, cada um deles, no útero de duas mulheres diferentes (“barrigas de aluguel”). Terminadas as gestações, duas meni- nas nasceram no mesmo dia. Com relação ao parentesco biológico e ao compartilhamento de material genético entre elas, é correto afirmar que as me- ninas são (A) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, pois compartilham com cada um deles 50% de seu material genético e compartilham entre si, em média, 50% de ma- terial genético. @ gêmeas idênticas, uma vez que são filhas da mesma mãe biológica e do mesmo pai e compartilham com cada um deles 50% de seu material genético, mas compartilham entre si 100% do material genético. (C) gêmeas fraternas, não idênticas, uma vez que foram for- madas a partir de diferentes gametas e, portanto, embo- ra compartilhem com seus pais biológicos 50% de seu material genético, não compartilham material genético entre si. o irmãs biológicas apenas por parte de pai, doador dos espermatozoides, com o qual compartilham 50% de seu material genético, sendo os outros 50% compartilhados com as respectivas mães que as gestaram. (E) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, em- bora compartilhem entre si mais material genético her- dado do pai que aquele herdado da mãe biológica, uma vez que o DNA mitocondrial foi herdado das respectivas mães que as gestaram.


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2(UNESP- SP - 2012)Número Original: 65Código: 13553

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Reprodução Humana Probabilidade (Matemática) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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MA shot 44 ff 2% EM CASCATA + it mee dá Nunca se viram tantos gémeos e trigémeos. As estatisticas confirmam a multiplicação dos bebês, que resulta da corrida das mamães às clínicas de reprodução. O motivo pelo qual a reprodução assistida favorece a ges- tação de mais de uma criança é a própria natureza do proces- so. Primeiro, a mulher toma medicamentos que aumentam a fertilidade e, em consequência, ela libera diversos óvulos em vez de apenas um. Os óvulos são fertilizados em laboratório e introduzidos no útero. Hoje, no Brasil, permite-se que apenas quatro embriões sejam implantados — justamente para dimi- nuir os índices de gravidez múltipla. (Veja, 30 de março de 2011.) Suponha que uma mulher tenha se submetido ao tratamento descrito na notícia, e que os quatro embriões implantados em seu útero tenham se desenvolvido, ou seja, a mulher dará à luz quadrigêmeos. Considerando-se um mesmo pai para todas as crianças, pode- se afirmar que (A) a probabilidade de que todas sejam meninas é de 50%, que é a mesma probabilidade de que todos sejam meninos. (B) a probabilidade de as crianças serem do mesmo sexo é de 25%, e a probabilidade de que sejam dois meninos e duas meninas é de 50%. (C) embora as crianças possam ser de sexos diferentes, uma vez que se trata de gêmeos, serão geneticamente mais se- melhantes entre si do que o seriam caso tivessem nascidas de gestações diferentes. (D) as crianças em questão não serão geneticamente mais semelhantes entre si do que o seriam caso não fossem gêmeas, ou seja, fossem nascidas de quatro diferentes gestações. (E) as crianças serão gêmeos monozigóticos, geneticamente idênticos entre si e, portanto, todas do mesmo sexo.


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3(UNESP - 2019)Número Original: 88Código: 6985066

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aplicações básicas a partir da conceituação de probabilidades (Estilo básico - desejado sobre o total - Com cálculo de áreas dentro de outras áreas) .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Dois números reais de O a 4, e que podem ser iguais, se- rão sorteados ao acaso. Denotando-se esses números por x ey, a probabilidade de que eles sejam tais que x* + y* < 1 é igual a


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4(UNESP - 2017)Número Original: 90Código: 6987032

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Cálculo de probabilidades com es e ous interligados (estilo árvore de probabilidades) (Estilo jogo com soma dos números de dois dados) .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Em um jogo de tabuleiro, o jogador desloca seu peão nas casas por meio dos pontos obtidos no lançamento de um par de dados convencionais e não viciados. Se o joga- dor obtém números diferentes nos dados, ele avança um total de casas igual à soma dos pontos obtidos nos dados, encerrando-se a jogada. Por outro lado, se o jogador obtém números iguais nos dados, ele lança novamente o par de dados e avança seu peão pela soma dos pontos obtidos nos dois lançamentos, encerrando-se a jogada. A figura a seguir indica a posição do peão no tabuleiro desse jogo antes do início de uma jogada. A é CE ee Iniciada a jogada, a probabilidade de que o peão encerre a jogada na casa indicada na figura com a bomba é igual a (A) 37 324 (B) 49 432 (C) 23 144 (D) 23 135 (E) 23 216


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5(UNESP- SP - 2016)Número Original: 87Código: 6387974

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Probabilidade (Matemática)
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Um dado convencional e uma moeda, ambos não vicia- dos, serão lançados simultaneamente. Uma das faces da moeda está marcada com o número 3, e a outra com o número 6. A probabilidade de que a média aritmética entre o número obtido da face do dado e o da face da moeda esteja entre 2 e 4 é igual a (41 3 (8) ely (91 NI o alo BD aj


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