No terceiro momento. o texto vale-se do humor como estratégia para lidar com a impossibilidade de execução do desejado “decreto”. Nomeie dois recursos lingiísticos que provocam o referido humor.
No primeiro e no terceiro parágrafos, observa-se, em relação aos demais, uma mudança de pessoa discursiva no tratamento do conteúdo. a) Explique o efeito dessa mudança no plano da enunciação (atividade linguística numa situação comunicativa dependente da co-atuação de locutor e interlocutor). b) Indique. no plano do enunciado (expressão linguística resultante da cena da enunciação). dois tipos de elementos gramaticais que marcam essa mudança.
“Porque constitui uma arte fazê-lo bem no interior de recintos cobertos, mormente quando se dispõe da vantagem de ambiente escuro propício.” Substitua o vocábulo em destaque — pouco usual na língua falada — por outro que preserve o sentido do termo e a estrutura da frase.
O sufixo (z)inho, empregado repetidamente na passagem “festinha no rostinho delazinha”, é de enorme vitalidade na língua. Comprove essa vitalidade, no plano morfológico, a partir do uso do diminutivo nos vocábulos da referida passagem.