Busca de Exercícios - UFPR - Contribuições sociológicas de Florestan Fernandes sobre o entendimento das relações raciais no Brasil contemporâneo .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Contribuições sociológicas de Florestan Fernandes sobre o entendimento das relações raciais no Brasil contemporâneo .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2023)Número Original: 80Código: 13024091

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Brasil.b Contribuições sociológicas de Florestan Fernandes sobre o entendimento das relações raciais no Brasil contemporâneo .f

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Sobre o tema do racismo na sociedade brasileira, considere o excerto a seguir: A visão de convívio harmonioso entre as raças foi desconstruída pelos estudos de Florestan Fernandes, que participou com Roger Bastide das pesquisas financiadas pela Unesco, e redundaram no livro A integração do negro na sociedade de classes (1965). (SILVA, Afrânio et. al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. p. 121.) Qual é, dentre as afirmativas a seguir, a que sintetiza a contribuição do sociólogo Florestan Fernandes para os estudos das relações raciais no Brasil? a) O autor demonstra que uma das particularidades do caso brasileiro é a vigência da ideia de que somos uma democracia racial, o que não é senão um mito que assegura a manutenção da desigualdade entre brancas e brancos por um lado e negras e negros de outro. b) O racismo reverso é seu argumento analítico para a crítica da imagem de que as relações raciais são harmoniosas no Brasil. c) O autor elabora o conceito de racismo estrutural ainda na década de 1960, num momento em que o Brasil era impactado pelas conquistas do movimento pelos direitos civis, nos EUA. d) Sua proposta foi o estabelecimento de uma política de cotas, encaminhada como projeto ao governo militar instaurado em 1964 visando à crítica das noções idealizadas do racismo. e) Oautor elabora normativas para a criação de organizações não governamentais (ONGs) atuantes como instrumentos para exercer a crítica e combater o racismo no Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.