Em uma estação ferroviária, ao final do trilho da linha do trem, é colocada uma mola de segurança para evitar o
choque do trem com a parede, caso ocorra um problema com os freios do trem. Na ocorrência de uma colisão
do trem com a mola, considera-se que:
* O trem se desloca com velocidade constante antes do choque com a mola;
O trilho e a mola estão dispostos horizontalmente;
* Os atritos envolvidos são desprezíveis.
Nessas circunstâncias, o engenheiro responsável pela segurança da estação faz as seguintes afirmações:
I A compressão máxima da mola, com o trem cheio de passageiros, é menor do que com o trem vazio.
IH. A compressão máxima da mola é maior quanto maior for a velocidade do trem.
HI. A compressão máxima da mola é menor quanto maior for a constante elástica da mola.
IV. A compressão máxima da mola é a mesma, se a velocidade do trem e a constante elástica da mola forem
duplicadas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)LUeIV b) LIelIv c) Tell d) IleIv e) Hell