Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPB - Concentração de terras - Conflitos pela terra Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Concentração de terras
  • Conflitos pela terra
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2010)Número Original: 1Código: 7728

Primeira série - Programa novo

Concentração de terras Brasil.b Conflitos pela terra
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O Brasil apresenta graves problemas relacionados à ocupação de terras e à demarcação de áreas indígenas decorrentes, sobretudo, da histórica ocupação desigual, que privilegia os latifundiários em detrimento dos pequenos proprietários. Considerando os atuais conflitos pela posse da Terra no Brasil, é correto afirmar que constitui um exemplo desse problema: a) A disputa entre quilombolas e trabalhadores do Movimento dos Sem-Terra no Pontal do Paranapanema, estado de São Paulo. b) O conflito entre produtores de arroz e índios na Reserva Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima. c) O conflito entre garimpeiros e latifundiários no sul do Pará, que se agravou com o assassinato de uma missionária norte-americana defensora dos latifundiários. d) A disputa, entre comunidades tradicionais extrativistas e os fazendeiros, pelas terras férteis utilizadas como pastagens na planície do rio Amazonas. e) O conflito entre produtores de trigo e grupos indígenas, principalmente os Xingu, no norte do estado do Mato Grosso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2008)Número Original: 18Código: 8591

Segunda série

Reforma Agrária Concentração de terras Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

A territorialização dos movimentos sociais que lutam pela terra e pela reforma agrária no Brasil é o que há de mais novo no processo de democratização da sociedade brasileira, no sentido da reivindicação dos direitos pela posse e pelo uso social da terra. Nesse sentido, “o território da luta pela terra” não é um espaço concreto em si, com seus atributos naturais e sociais construídos, ocupado e apropriado por um grupo social sob a identidade coletiva dos Sem-Terra. É a complexa soma de relações sociais, logo de poder, que os grupos, as identidades e as classes implicadas na luta pela terra e pela reforma agrária projetam no espaço. A partir das considerações apresentadas, numere a 2º coluna de acordo com a 1º, associando cada expressão a seu(s) respectivo(s) significado(s). 1º Coluna (1) Reforma Agrária Estrutural (2) Estrutura Fundiária (3) Reforma Agrária Convencional 2º Coluna () Origina-se de uma política pública que abrange vários processos resultantes de transformações do regime de propriedade privada da terra e supera as relações tradi- cionais de poder, de forma a modificar as regras do judiciário no tocante à questão agrária. () Realiza-se através de um processo amplo, imediato e drástico de redistribuição de direitos sobre a propriedade privada da terra agrícola, promovido pelo Governo Federal, com a ativa participação dos próprios camponeses, objetivando sua promoção humana, social, econômica e política. (/) Corresponde a uma situação dada, em um momento histórico, quando se observa como está organizada a apropriação da terra, como está distribuída entre os habitantes e quais as condições de sua exploração. () Faz parte de uma operação negociada entre as velhas e as novas forças sociais, objetivando modificar o monopólio lati- fundista, sem mudar as regras institucionais da sociedade tradicional. A sequência correta é: 1) 2,2,3,1 )3,2,1,3 e) 1,1,2,2 b) 1,1,2,3 d) 3,3, 1,2


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 3Código: 7184

Segunda série

Agronegócio Floresta Amazônia Arco do Desmatamento da Amazônia Expansão da fronteira agrícola no Brasil
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

Leia a seguir os versos da canção Saga da “Amazônia, de autoria do paraibano Vital Farias que expressam uma das facetas da ocupação do espaço rural amazônico e da questão agrári brasileira. Toda mata tem caipora para a mata vigiar veio caipora de fora para a mata definhar e trouxe dragão-de-ferro, prá comer muita madeira e trouxe em estilo gigante, prá acabar com a capoeira Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar prá o dragão cortar madeira e toda mata dermba: se a floresta meu amigo, tivesse pé prá andar eu garanto, meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá O que se corta em segundos gasta tempo prá vingar eo fruto que dá no cacho prá gente se alimentar” Mas o dragão continua a floresta devorar e quem habita essa mata, prá onde vai se mudar? corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá tartamga: pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiura No lugar que havia mata, hoje há perseguição grileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chão castanheiro, seringueiro já viraram até peão afora os que já morreram como ave-de-arribação Zé de Nata tá de prova, naquele lugar tem cova gente enterrada no chão. Disponível em: Acesso em: 13 ont. 2011 Com base na leitura desses versos e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar: a) A violência decorrente dos conflitos por terra é uma característica marcante apenas da “Amazônia. b) A ocupação do espaço agrário pelo agronegócio produz impactos sociais e ambientais negativos. c) A dermbada da mata, seguida do sen reflorestamento, resolveria os conflitos por terra na Amazônia. d) As ações públicas de ocupação do espaço rural foram planejadas de acordo com a população local. e) As sociedades indígenas foram privilegiadas com a chegada das multinacionais ao campo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2012)Número Original: 2Código: 7280

Primeira série

Brasil.b Conflitos pela terra
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

Leia: “Perto da ponte, José reduzgin ao mínimo a velocidade e conduzgiu a motocicleta com os pés. Assim que cruzaram o igarapé, foram surpreendidos. O primeiro tiro de escopeta atravessou a mão direita de Maria e atingiu o lado esquerdo do abdome de José. Na sequência, mais tiros de escopeta e de um revólver 38, que levariam o casal à morte. Um dos assassinos retirou o capacete e a touca que escondia seu rosto. Suado, livrou-se da touca no local do crime. O outro puxou a faca, andou até José Clándio, que dava os últimos suspiros, e cortou um pedaço de sua orelha direita para levar como prova do serviço realizado”. (Revista Carta Capital. Disponivel em: . Acesso em: 10 jna. 2011) O texto narra o assassinato do reconhecido ambientalista José Clándio Ribeiro e de sua esposa Maria do Espírito Santo, mortos justamente por participarem de movimentos sociais que lutam a favor da preservação das florestas. Considerando o tema “violência e preservação ambiental”, é correto afirmar: a) O assassinato de José Claudio é mais um entre outros na história da Inta em defesa da natureza no Brasil, podendo ser comparado ao assassinato de Chico Mendes e de Irma Dorothy Stang. b) A aprovação de mudanças no Código Florestal pela Câmara dos Deputados Federais, ocorrida em 24 de maio de 2011, mesmo dia do assassinato de José Clándio, foi uma resposta imediata contra esse tipo de violência. c) As reservas extrativistas, efetivadas pelo governo depois do assassinato de Chico Mendes em 1988, no município de Xapuri (AC), representam uma importante política pública de preservação da floresta contra qualquer tipo de atividade econômica. d) O assassinato do Padre Josimo Tavares em 1986, na cidade de Imperatriz (MA), resultou na prisão dos mandantes do crime, na instituição de leis severas contra o desmatamento e na realização de uma ampla reforma agrária nesse estado. e) O assassinato de Irmã Dorothy Stang em 2005, na cidade de Anapu (PA), ocorreu devido ao apoio dessa religiosa às tribos indígenas que visavam vender as madeiras de suas terras, contrariando os grandes madeireiros que objetivavam reflorestar a área.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2008)Número Original: 17Código: 8720

Primeira série

Brasil.b Questão indígena (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

Leia o texto: “Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldea- mento do invasor português com índios silvicolas e campi- neiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. [...] nessa confluência tem-se um novo modelo de estrutura social, Novo porque surge como uma etnia na- cional, diferenciada culturalmente de suas matizes forma- doras. Povo novo ainda porque é fundado num tipo reno- vado de escravismo e numa servidão continnada ao mer- cado mundial.” (RIBEIRO, 1995, p. 9) No texto, o autor descreve a formação social do povo brasileiro. Considerando a questão indígena e as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). () Os povos indígenas, no processo de acultura- mento citado, que teve início em 1500, sofreram genocídio (extermínio físico) e entrocídio (des- truição da própria cultura, passando a falar outra língua e a professar nova religião). () As transformações identificadas na cultura indí- gena brasileira são decorrentes da nova reestrutu- ração do seu papel na sociedade e da delimitação de seus territórios. () Oito gmpos indígenas ainda existem, no Estado da Paraíba, distribuídos entre o litoral e o sertão. São eles: Caeté, Tabajara, Paiacu, Iró, Jandr Ariu, Sucuru e Chacó. () Os índios Caiapó não vivem mais na sua forma original, tendo em vista suas roupas e as relações comerciais e turísticas, que constituem fontes de renda no presente e que não existiam no passado. () Os gmpos indígenas da Amazônia vivem, ainda hoje, na sua formação original, sem influência da cultura ocidental; o que mudou foi a delimitação de seus territórios, definidos pelo Governo Fede- ral. A seqiiéncia correta é: a) VEVVE c) FFVVF ) FVFFV b) VVFFV d) FVFVV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?