Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPB - Precarização do Trabalho a Nível Mundial Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Precarização do Trabalho a Nível Mundial
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2013)Número Original: 2Código: 6909

Segunda série

Precarização do Trabalho a Nível Mundial
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

No dia 16 de agosto de 2011, o programa televisivo “A Liga”, da Rede Bandeirantes de Telecomunicações, denunciou a presença de trabalho escravo em diferentes regiões e cidades no Brasil. Essa reportagem ajudou a fortalecer uma série de denúncias feitas desde muito tempo por movimentos sociais, Organizações Não Governamentais e pelos próprios trabalhadores submetidos a esse regime. Depois de muita pressão política e do apoio da opinião pública, a Câmara dos Deputados Federais votou, em 22 de abril de 2012, a chamada PEC do Trabalho Escravo, que regulamenta ações do governo relativas a esse tipo de contravenção. Nesse contexto, a respeito do trabalho escravo no Brasil, é correto afirmar: a) As relações de trabalho no campo ainda não foram regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, fato que ajuda na manutenção do trabalho escravo no Brasil. b) As relações de trabalho análogas à escravidão são caracterizadas pela captura e pelo comércio de trabalhadores nas periferias das cidades, os quais são obrigados a trabalhar em troca de comida. c) As relações que caracterizam o trabalho escravo no Brasil do século XXI envolvem, exclusivamente, a população negra e os migrantes nordestinos. d) O trabalho análogo à escravidão não é uma exclusividade do trabalho rural, podendo ser encontrado em áreas urbanas, a exemplo das denúncias contra empresas de confecção. e) Os bolivianos formam o principal segmento de imigrantes escravizados, o que tem provocado desequilíbrio nas relações de trabalho agrícola na Região Nordeste do Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2008)Número Original: 1Código: 8467

Terceira série

Precarização do Trabalho a Nível Mundial Lixo (Geografia) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

Leia o texto e observe a figura. Não é de hoje que se discutem os efeitos excludentes das atuais mutações do trabalho, sob o impacto da reestruturação produtiva em tempos de revolução tecnológica e globalização da economia. No entanto, ainda pouco se sabe sobre as configurações sociais que vêm sendo tecidas no interior dessas transformações. Há todo um entramado social que resta conhecer: de um lado, os artefatos da "cidade global" sob o foco dos debates entre urbanistas, geógrafos e pesquisadores da economia urbana; e, de outro, os "pobres" e "excluídos" tipificados como público- alvo das políticas ditas de inserção social. (Adaptado de: TELLES, Vera da Silva. Mutação do trabalho e experiência urbana. Perspectiva em debate, São Panlo, v. 18,9. 01. p. 01, jun. 2006). Acerca da figura (Lixão de Belford Roxo-RJ), afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): (MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2004, p-503, 1 foto do Lixão de Belford Roxo-RJ) considerando o texto, identifique com V a(s) () Retrata a falta de emprego e o constante processo de precarização do trabalho vivo na conjuntura política atual, o que pode ser observado em muitas cidades brasileiras. O Revela que o trabalho não é mais garantia de progresso social, entre outros motivos, porque os sindicatos não mais operam como referência para a maioria dos trabalhadores. O Mostra os trabalhadores inseridos nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, mas que, por questões econômicas, ingressaram na forma de trabalho representada na figura, desordenando a estética da paisagem urbana. O Apresenta os impactos da reestruturação produtiva, gerada pela revolução tecnológica, de modo que os trabalhadores urbanos representados na figura, apesar de suas funções, são também beneficiados pelo processo de globalização da economia. O Sugere que as indústrias absorvem cada vez menos mão-de-obra e que o setor terciário apresenta, por um lado, a exigência de qualificação profissional; e, por outro, baixa remuneração, sem garantia de estabilidade profissional. A sequência correta é: a) FFVVF b) VFFVV c) VFVFF d) VVFFV e) FVFVF


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 4Código: 7082

Terceira série

Fatores de Atração e Repulsão de Migração Precarização do Trabalho a Nível Mundial Migrações Internacionais
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

O Brasil vem apresentando um acentuado crescimento econômico nos últimos anos com uma queda considerável do número de desempregados e um aumento de empregos formais. Esses fatos transformam o Brasil em um destino de imigrantes de vários países que vêm em busca de melhores condições de vida, fugindo de crises ou do baixo crescimento econômico nos seus países de origem. Com base no exposto e no conhecimento sobre o tema, é correto afirmar que o Brasil vem recebendo imigrantes a) de vários países da América do Norte, principalmente do Canadá, os quais formam um contingente de mão de obra qualificada que trabalha nos ramos industriais e agroindustriais. b) de vários países do mundo, sendo, exclusivamente, profissionais qualificados que atuam em multinacionais. c) de varios paises da América do Sul, principalmente da Bolívia, os quais formam um contingente de mão de obra desqualificada que trabalha, muitas vezes, em condições precárias e no mercado informal. d) do Chile, principalmente, devido ao terremoto ocorrido em 2010, que agravou a crise econômica nesse país, um dos mais pobres da América do Sul. e) de vários países da África, formando um contingente de mão de obra desqualificada que trabalha, predominantemente, em multinacionais originárias desses países.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?