Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPB - Capitalismo Industrial - Nova Divisão Internacional do Trabalho Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Capitalismo Industrial
  • Nova Divisão Internacional do Trabalho
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2008)Número Original: 8Código: 8471

Terceira série

Capitalismo Industrial Nova Divisão Internacional do Trabalho
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

Superada a indeterminação provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia do mundo voltou a crescer em ritmo mais acelerado. Nesse cenário de prosperidade, as empresas dos países industrializados passaram a exercer maior relação de poder sobre as dos países não-industrializados. A partir das informações apresentadas, identifique as proposições verdadeiras relativas às empresas multinacionais: 01. São grandes corporações capitalistas, geralmente organizadas em conglomerados, as quais passaram, sobretudo, após a Segunda Guerra Mundial, a instalar filiais em vários países, além do território onde se originaram. 02. São aquelas empresas que se expandiram pelo mundo em busca de custos menores de produção e de novos mercados consumidores, instalando-se em países de industrialização recente com grande contingente populacional. 04. São empresas com escala de produção regional, que usam mão-de-obra qualificada pelos órgãos gestores da produção, recorrem à tecnologia e seus produtos são comercializados além dos territórios de origem. 08. São empresas geradas de acordos on combinações entre elas, geralmente ilegais (trustes), com o objetivo de restringir a concorrência e controlar os preços. 16. São aquelas empresas que se encarregaram de globalizar, gradativamente, não somente a produção, mas também o consumo, construindo filiais em vários países.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2013)Número Original: 2Código: 6909

Segunda série

Precarização do Trabalho a Nível Mundial
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

No dia 16 de agosto de 2011, o programa televisivo “A Liga”, da Rede Bandeirantes de Telecomunicações, denunciou a presença de trabalho escravo em diferentes regiões e cidades no Brasil. Essa reportagem ajudou a fortalecer uma série de denúncias feitas desde muito tempo por movimentos sociais, Organizações Não Governamentais e pelos próprios trabalhadores submetidos a esse regime. Depois de muita pressão política e do apoio da opinião pública, a Câmara dos Deputados Federais votou, em 22 de abril de 2012, a chamada PEC do Trabalho Escravo, que regulamenta ações do governo relativas a esse tipo de contravenção. Nesse contexto, a respeito do trabalho escravo no Brasil, é correto afirmar: a) As relações de trabalho no campo ainda não foram regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, fato que ajuda na manutenção do trabalho escravo no Brasil. b) As relações de trabalho análogas à escravidão são caracterizadas pela captura e pelo comércio de trabalhadores nas periferias das cidades, os quais são obrigados a trabalhar em troca de comida. c) As relações que caracterizam o trabalho escravo no Brasil do século XXI envolvem, exclusivamente, a população negra e os migrantes nordestinos. d) O trabalho análogo à escravidão não é uma exclusividade do trabalho rural, podendo ser encontrado em áreas urbanas, a exemplo das denúncias contra empresas de confecção. e) Os bolivianos formam o principal segmento de imigrantes escravizados, o que tem provocado desequilíbrio nas relações de trabalho agrícola na Região Nordeste do Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2010)Número Original: 5Código: 7524

Terceira série

Capitalismo Industrial UFO (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

Nos países de industrialização recente, as questões relacionadas à degradação ambiental são paradoxais, pois, se por um lado, há a necessidade de crescimento econômico rápido, por outro, há uma pressão internacional para um desenvolvimento voltado à preservação ambiental. Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que, a partir dos anos de a) b) o a) 1950, as multinacionais procuraram países com legislação ambiental moderna e fiscalização forte, como o Brasil, Argentina e México, pois queriam que seus produtos fossem relacionados à preservação do meio ambiente. 1960, as empresas estatais da ex-União Soviética instalaram-se em países do leste europeu e implantaram um sistema produtivo eficaz e com reduzido impacto ambiental. 1980, as multinacionais instalaram filiais em países com legislação ambiental frágil e permissiva, como a Indonésia, o que acarretou graves problemas ambientais com acentuado desmatamento de áreas florestais. 1990, várias multinacionais instalaram filiais na China, onde o forte crescimento do mercado interno, aliado à conscientização ambiental da população, vem produzindo um desenvolvimento com baixo impacto ambiental. 2000, as empresas estatais da Rússia instalaram suas filiais principalmente na Venezuela, por esse país possuir legislação ambiental incipiente, o que favoreceu o crescimento econômico com grandes danos ambientais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2008)Número Original: 1Código: 8467

Terceira série

Precarização do Trabalho a Nível Mundial Lixo (Geografia) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

Leia o texto e observe a figura. Não é de hoje que se discutem os efeitos excludentes das atuais mutações do trabalho, sob o impacto da reestruturação produtiva em tempos de revolução tecnológica e globalização da economia. No entanto, ainda pouco se sabe sobre as configurações sociais que vêm sendo tecidas no interior dessas transformações. Há todo um entramado social que resta conhecer: de um lado, os artefatos da "cidade global" sob o foco dos debates entre urbanistas, geógrafos e pesquisadores da economia urbana; e, de outro, os "pobres" e "excluídos" tipificados como público- alvo das políticas ditas de inserção social. (Adaptado de: TELLES, Vera da Silva. Mutação do trabalho e experiência urbana. Perspectiva em debate, São Panlo, v. 18,9. 01. p. 01, jun. 2006). Acerca da figura (Lixão de Belford Roxo-RJ), afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): (MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2004, p-503, 1 foto do Lixão de Belford Roxo-RJ) considerando o texto, identifique com V a(s) () Retrata a falta de emprego e o constante processo de precarização do trabalho vivo na conjuntura política atual, o que pode ser observado em muitas cidades brasileiras. O Revela que o trabalho não é mais garantia de progresso social, entre outros motivos, porque os sindicatos não mais operam como referência para a maioria dos trabalhadores. O Mostra os trabalhadores inseridos nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, mas que, por questões econômicas, ingressaram na forma de trabalho representada na figura, desordenando a estética da paisagem urbana. O Apresenta os impactos da reestruturação produtiva, gerada pela revolução tecnológica, de modo que os trabalhadores urbanos representados na figura, apesar de suas funções, são também beneficiados pelo processo de globalização da economia. O Sugere que as indústrias absorvem cada vez menos mão-de-obra e que o setor terciário apresenta, por um lado, a exigência de qualificação profissional; e, por outro, baixa remuneração, sem garantia de estabilidade profissional. A sequência correta é: a) FFVVF b) VFFVV c) VFVFF d) VVFFV e) FVFVF


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2010)Número Original: 4Código: 7817

Primeira série - Programa antigo

Capitalismo Industrial Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O consumo de massa é uma realidade para a sociedade globalizada. Como consequência, é necessário aumentar cada vez mais a produção de bens de consumo. Relacionando o aumento do consumo de massa com a disponibilidade limitada de recursos naturais no planeta Terra, é correto afirmar: a) Os recursos naturais são renováveis na escala de tempo humano e por isso acompanham o ritmo acelerado de produção de bens de consumo. b) As empresas que se utilizam diretamente de recursos naturais para a produção de bens exercem pressão sobre as comunidades dependentes desses recursos. c) As empresas que exploram os recursos naturais nos países subdesenvolvidos sempre atuam em benefício das sociedades locais. d) Os recursos naturais devem necessariamente ser utilizados, para atender as demandas das empresas que produzem bens de consumo. e) Os investimentos financeiros das grandes empresas, nas pesquisas científicas, visam estimular a diminuição do consumo em todo o mundo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?